PUBLICIDADE
Notícias

Teleférico do Caldas em Barbalha será tema de audiência pública

19:45 | 11/05/2016
NULL
NULL

Nesta quinta-feira (12), o Teleférico do Caldas, localizado no município de Barbalha, será tema de audiência pública presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Secretaria das Cidades. Na ocasião, a população local terá oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os estudos ambientais relacionados à obra. A audiência acontece na Câmara Municipal de Barbalha, a partir das 14h.

O projeto do Governo do Estado está sendo gerido pela Secretaria das Cidades e tem como objetivo interligar a Vila do Caldas ao Mirante do Cruzeiro de onde se pode contemplar o Vale do Salamanca, Centro Histórico de Barbalha, além de permitir uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe. Para o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, o projeto está dentro dos parâmetros da legislação e seus impactos ambientais serão mínimos.

Para além de representar um meio de transporte, a implantação do Teleférico de Caldas significará para a região a oportunidade de visualização da magnitude da Chapada do Araripe, permitindo a interação das pessoas com as funções ambientais das unidades de conservação e promovendo de forma direta ações de educação, proteção, preservação, conservação do bioma.

O distrito do Caldas está inserido em duas unidades de conservação federais de uso sustentável, a APA da Chapada do Araripe e Floresta Nacional do Araripe. “Apesar de ser evidente a importância da Chapada do Araripe para os municípios do Cariri, poucos conhecem a importância da primeira floresta nacional do Brasil, por isso trata-se mais que um equipamento turístico”, disse a Secretaria de Cidades.

Ainda de acordo com a Secretaria de Cidades, o equipamento contribuirá diretamente para o desenvolvimento turístico da região. “ Um dos objetivos é oferecer ao visitante excelência em serviços que agregue valor ao produto e gere empregos e oportunidades de negócios para a comunidade local”, afirma a Secretaria.

ABIH-CE realiza ação promocional na Argentina

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-CE realiza, entre os dias 9 a 12 de maio, eventos que irão promover o Ceará nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e Rosário na Argentina. Os seguintes hotéis associados participarão das ações: Carmel Cumbuco Resort, Carmel Express Hotel, Carmel Magna Praia, Coliseum Beach Resort, Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort, Gran Mareiro Hotel, Hotel Diogo, Hotel Gran Marquise, Hotel Oásis Atlântico, Hotel Parque das Fontes, Hotel Praia Centro, Hotel Sonata de Iracema, Hotel Villa Mayor, Mareiro Hotel, Marina Park Hotel, Ponta Mar Hotel, Praiano Hotel, Romanos Hotéis Eventos e Turismo e Seara Praia Hotel. Além dos hotéis participantes, irão compor a caravana dos hoteleiros os representantes da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará – Setur, da Secretaria de Turismo de Fortaleza – Setfor e da Ernanitur.

Concurso de fotos

Quer aprender, ou aperfeiçoar, seu conhecimento da língua francesa ? O Campus France Brasil e a escola de francês Planète Langues lançam mais uma edição do concurso cultural “Quero estudar na França”, valendo um curso no país europeu. Para concorrer ao prêmio, é necessário acessar a página do concurso, enviar uma foto com o tema "Gastronomia Francesa" e divulgar a imagem para os amigos.

O vencedor ganhará um curso de duas semanas com hospedagem na Planète Langues, localizada em Rambouillet, na França, a 30 minutos de Paris, além de passagens aéreas cedidas pela Air France-KLM.

O concurso tem abrangência nacional. As imagens devem ser enviadas até 23 de maio de 2016. A votação do público acontecerá de 25 de maio a 1º de junho. Em 6 de junho, serão anunciados os dez finalistas.

O primeiro lugar será escolhido pela Comissão Julgadora e revelado em 9 de junho de 2016, em evento presencial realizado em Belém (PA). No dia seguinte, os resultados serão divulgados no site do Campus France Brasil e nas redes sociais.

Todas as informações sobre esta nova edição do concurso estão disponíveis no site do Campus France Brasil (http://goo.gl/u7sHo9).

Governo fecha com Azul voo semanal vindo da Guiana Francesa

A Azul fechou com o Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Turismo (Setur), um voo semanal vindo da cidade de Caiena, na Guiana Francesa, para Fortaleza. A operação, que está aguardando autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), terá início em julho. Os detalhes do voo ainda estão sendo negociados e serão divulgados em breve.

Atualmente, o Ceará recebe sete voos internacionais. Os voos vêm de Lisboa (Tap), que é diário; e de Miami (Tam), Bogotá (Avianca), Buenos Aires (Gol), Frankfurt (Condor), Milão (Meridiana) e Cidade de Sal (TACV), que são semanais. Está em negociação também um segundo voo vindo de Buenos Aires, também pela Gol.

"Esse voo, vindo de Caiena, é muito importante para o Ceará, porque abre um novo mercado internacional de turistas no Estado", destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

Marcus Rossi faz palestra no
Encontro de Guias de Turismo


Gramado terá a realização de dois eventos ao longo desta semana. Um deles, o “Encontro de Guias de Turismo” ocorre quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de maio, na Câmara de Vereadores. O diretor da Rossi & Zorzanello, Marcus Vinícius Rossi, foi convidado para palestrar sobre o tema “Novas Plataformas Referentes aos Serviços Turísticos”. Ele falará aos convidados a respeito do seu novo projeto, “Meu Valetim”, uma plataforma inovadora, com alto nível de design e tecnologia. Um eCommerce dinâmico para consumidores que procuram a viagem perfeita, sem precisar sair de casa.

A palestra ocorre na manhã desta quinta feira (dia 12), às 10h45min, no Teatro Elisabeth Rosenfeld da Câmara de Vereadores de Gramado. O 2° Encontro Itinerante de Guias de Turismo é organizado por Marcel Guilherme Müller. Ele destaca que o objetivo é a qualificação dos profissionais do setor.

Festejar Gramado

A organização de Festejar Gramado convidou os diretores Marta Rossi e Marcus Vinícius Rossi para palestrar durante o evento que ocorre dias 14 e 15 em Gramado. A palestra será sábado, dia 14, às 14 horas, na Casa Wilfrido. Os diretores irão apresentar o case História Rossi & Zorzanello e também abordarão o Processo de Sucessão dentro da empresa. O diretor Eduardo Zorzanello também foi convidado, mas não poderá palestrar, em razão de uma viagem de negócios ao Panamá. A Festejar Gramado terá sua primeira edição este ano em um espaço de 800 m² onde vai abrigar 65 expositores para apresentar produtos e serviços ao consumidor final e intermediários.

[FOTO1]

Marinha abre Concurso para 111 vagas
na área de saúde para nível superior

A Marinha do Brasil abre dois Concursos Públicos, com 111 vagas de ensino superior, distribuídas pelo Quadro de Médicos (100) e Corpo de Saúde (11). As chances são para ambos os sexos e podem concorrer os candidatos com menos de 36 anos no dia 1º de janeiro de 2017. Os rendimentos iniciais são de R$ 8.800 após o Curso de Formação de Oficiais. Para médicos, há 94 oportunidades de âmbito nacional nas mais diversas especialidades e ainda há outras seis vagas regionais para o 2º Distrito Naval, com sede em Salvador; 5º DN, com sede na cidade de Rio Grande/RS e ainda no 6º DN, com sede no município de Ladário/MS. No Corpo de Saúde, as 11 vagas são para Enfermagem (4), Farmácia (3), Fonoaudiologia (2) e Nutrição (2).As inscrições serão aceitas entre os dias 12 de maio e 13 de junho para o Corpo de Saúde e de 23 de maio a 30 de junho para o Quadro de Médicos no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Quem preferir, poderá fazer a inscrição presencialmente em uma das Organizações Militares da Marinha, nos dias úteis, das 8h30 às 16h.

O Concurso será feito por meio de prova objetiva com 50 questões de Conhecimentos Profissionais, além de uma redação. Os aprovados dentro de cinco vezes o número de vagas serão convocados para Inspeção de Saúde e Teste de Aptidão Física. Os considerados aptos passarão ainda por Prova de Títulos, Verificação de Documentos e Avaliação Psicológica.

O candidato aprovado e classificado fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro, com duração de 39 semanas.

PAINEL

• A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) começou, segunda-feira (09/05), um road show por cidades da Argentina. A ação - que segue até hoje (12/05) - em parceria com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih).

• Na segunda-feira (09/05), a Meliá Hotels International Brasil iniciou o seu road show em Campinas, no interior paulista. No dia seguinte (10), aportou em São Paulo e na sequência reuniu agentes de viagens, organizadores de eventos e clientes em Porto Alegre (11) e Belo Horizonte (12). Na outra semana, é a vez de Curitiba (16), Brasília (17), Rio de Janeiro (19), culminando as apresentações no dia 20 na cidade de Recife.

Pelo terceiro ano consecutivo, a MSC fechou uma parceria de fretamento com a Gol. Para a próxima temporada, a armadora oferece voos diretos para Martinica (Caribe) com embarques aos sábados partindo do Aeroporto de Guarulhos (São Paulo).

Demanda doméstica de aviação no Brasil sofre a maior queda em 12 anos. Se a luz amarela já está ligada há algum tempo, seria, portanto, a hora de ligar a luz vermelha? Isto é o que as companhias aéreas nacionais precisam decidir após a Associação Internacional do Transporte Aéreo divulgar números bastante preocupantes em relação ao mercado brasileiro de aviação comercial.

• Avianca Brasil complementa sua malha entre São Paulo e Recife com novo voo diário.

• Azul Linhas Brasileiras amplia para cinco o número de voos semanais para Lisboa (Portugal).

• O número de refugiados reconhecidos pelo Brasil entre 2010 e 2016 aumentou 127%, segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça. O dado consta no relatório sobre o refúgio no País, divulgado nesta terça-feira (10). Conforme o documento do Conare, atualmente, o Brasil abriga 8.863 refugiados de 79 nacionalidades. O maior número de reconhecimentos envolve sírios, angolanos, colombianos, congoleses, libaneses, iraquianos, liberianos, paquistaneses e de pessoas provenientes de Serra Leoa.

TAGS