Rio 2016: portaria que regulamenta a dispensa de visto entra em vigor
PUBLICIDADE
Notícias


Rio 2016: portaria que regulamenta a dispensa de visto entra em vigor

01:30 | 07/01/2016
NULL
NULL

Foi divulgado no Diário Oficial da União de quarta-feira (30/12) a portaria conjunta nº 216 dos Ministérios do Turismo, da Justiça e das Relações Exteriores sobre a dispensa unilateral de vistos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A medida é apenas para turistas das nacionalidades australiana, canadense, americana e japonesa.

 

Esses turistas terão a isenção do visto caso venham ao país para fins de turismo, entre os dias de 1º de junho a 18 de setembro de 2016. A validade da dispensa é por 90 dias improrrogáveis, que serão contados da data da primeira entrada no país.

 

A medida não é válida para o cidadão das nacionalidades mencionadas que venha ao país para “exercer atividades remuneradas ou assalariadas, participar de atividades de pesquisa, estágios,  estudos e trabalhos de caráter social ou voluntário, bem como realizar atividades de assistência técnica, de caráter missionário, religioso ou artístico”.

 

“Nossa expectativa é receber 20% de turistas das nacionalidades contempladas a mais nesse período e convidá-los ao esporte de descobrir e conhecer o Brasil. É uma vitória para o setor, que agradeço à presidenta Dilma Rousseff. Ela teve sensibilidade para perceber a importância desse pleito para a ampliar a promoção do Brasil no exterior e, consequentemente, atrair mais turistas e recursos para o nosso país. Registro meu agradecimento, também, ao Congresso Nacional. Foi lá onde tudo começou, com a aprovação unânime da lei autorizativa”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

 

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a dispensa dos vistos não interfere no esquema de segurança pública. “A medida se une à estratégia de promoção da Olimpíada e não interfere na proteção dos indivíduos. Já estão em curso todas as medidas necessárias para que a segurança durante os jogos atenda aos mais rigorosos padrões internacionais”.

 

Já o Ministério das Relações Exteriores entende que essa medida é destinada a facilitar o fluxo turístico durante o período das Olimpíadas. As nacionalidades foram escolhidas a partir de uma série fatores, como elevado fluxo emissivo internacional, histórico positivo no envio de turistas ao Brasil, países que mais gastam no Brasil, forte tradição olímpica, baixo risco migratório e de segurança.

 

Adventure Sports Fair confirma edição
2016 e anuncia grandes novidades

 

A 17ª edição da tradicional Adventure Sports Fair, principal feira do segmento de turismo e esportes de aventura, acaba de ser confirmada. Será de 12 a 16 de outubro de 2016 no São Paulo Expo, fruto de uma parceria entre a empresa brasileira Promotrade, fundadora do evento, e o grupo francês GL events, um dos maiores conglomerados empresariais do setor de eventos no mundo, através de sua divisão GL exhibitions.

 

O São Paulo Expo será o maior Centro de Exposições, Congressos e Convenções da América do Sul, com 100 mil m² e um investimento de R$ 400 milhões. O projeto do grupo GL Events prevê a construção, ampliação e modernização de um complexo arquitetônico multifuncional, além da construção de um edifício-garagem com 4,5 mil vagas cobertas (o maior estacionamento coberto do Brasil).

 

Os visitantes da Adventure Sports Fair 2016 podem esperar mais conteúdo, já que o objetivo dos organizadores é aproximá-los dos esportes e atividades ao ar livre e apresentar informações relevantes, além de novas atrações interativas. Grandes nomes da aventura farão palestras, oficinas e clínicas sobre diversos temas, e também estarão presentes as principais associações e escolas de cada modalidade.

 

Outra novidade será a reformulação e o fortalecimento do setor de turismo, apresentando mais destinos e produtos nacionais e internacionais, além de agências e operadoras, tanto receptivas quanto emissivas. Isso graças tanto a parceiros tradicionais da feira, como a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) e órgãos governamentais, quanto com entidades internacionais.

 

“A mudança de endereço acompanha essa nova fase de evolução da Adventure Sports Fair, uma feira que tem como focos principais a geração de negócios para os empresários e entidades do setor e também o aumento do número de praticantes de atividades ao ar livre. Estamos seguros de que a edição 2016 será um grande êxito”, diz Sérgio Bernardi, Diretor da Promotrade.

 

Mais informações podem ser obtidas em www.adventurefair.com.br.

 

As 10 tendências do turismo nos próximos anos

 

A Horwath HTL, empresa de consultoria dedicada a hospitalidade, com foco em hotéis, turismo e lazer, realizou um estudo que apresentou as 10 maiores tendências do setor. De acordo com ela, são os fatores que influenciarão a forma como a indústria do Turismo se comportará nas próximas décadas, a nível mundial.

 

Ainda segundo o estudo, novos perfis de turistas, novos destinos, novas classes sociais, questões políticas, tecnologia, fidelização, saúde e sustentabilidade, vão decidir o comportamento do setor a médio e longo prazo. Com o maior peso na influência do comportamento do mundo do Turismo estão os perfis dos novos viajantes. São três os novos conceitos que definem os turistas, dos mais idosos aos mais jovens, o setor terá de se readaptar às exigências destes mercados.

 

Os “Silver hair tourist” terão um peso cada vez maior no setor. Espera-se que a população idosa aumente acima dos 100 mil milhões de cidadãos, na China, Índia e Estados Unidos da América, em 2050. O “silver hair tourist” está disposto a gastar dinheiro, é um viajante ativo, gosta de serviços personalizados, conforto e experiências que o façam sentir “jovem”. Saúde e bem-estar são duas das principais razões para viajar, pois, este tipo de turista, gosta de atividades estimulantes física, psicológica e espiritualmente.

 

Já os turistas com o perfil denominado “Geração Y” ou ”Millennials”, devem vir a representar 50% dos viajantes em 2025. São turistas que procuram experiências interativas, emocionais e que permitam explorar.

 

Por outro lado o turista da Geração Z ou “iGen” é mais jovem, mais informado, com grau elevado de escolaridade, com estilo de vida dinâmico, adepto das tecnologias e redes sociais. É um tipo de turista que gasta o seu dinheiro rapidamente e que procura informações em tempo real.

 

Classe média - O crescimento da classe média a nível mundial também terá grande influência no funcionamento do Turismo. Prevê-se que esta classe atinja os 3,2 mil milhões de pessoas, em 2020 e quase 5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, em 2030.

 

Fazendo parte da classe média, o viajante internacional passará a procurar cada vez as companhias low cost, procurar também descontos e o setor terá de se adaptar a novas culturas, pois será na China e na índia que a classe média aumentará. Terão de existir produtos que “respeitem” os hábitos destes mercados. Um dos exemplos será a comida vegetariana e alguns símbolos que poderão ser “ofensivos”.

 

Os novos destinos em alta serão Ásia, América do Sul, Leste da Europa e África, diz o estudo.

 

Escolhas de destinos - Terrorismo e instabilidade política também terão um peso importante na escolha da viagem. A segurança é uma das questões mais importantes. A tecnologia já faz parte integrante da vida das pessoas e a internet alterou a forma como o turista vive a sua viagem. O seu percurso começa com a internet, com a pesquisa e reserva, continua com a partilha dos momentos e experiências e termina com o feedback que lhe é solicitado.

 

A forma como é feita a fidelização do cliente também terá de se alterar, uma vez que o perfil do turista está a mudar, o estudo da Horwath HTL recomenda que se conquistem clientes com a oferta de serviços e não de cartões de pontos ou de clientes.

 

Serviços esses que poderão ir ao encontro do penúltimo fator que mudará o desenvolvimento do Turismo, como o são a Saúde e o Estilo de vida Saudável. Spas, ementas com alimentação saudável, atividades com exercícios terão de fazer parte de muitos pacotes de férias.

 

Por fim, a Sustentabilidade. O estudo recomenda que todos os setores deverão funcionar em consonância. Os turistas deverão respeitar os locais, a cultura e o ambiente, bem como os viajantes precisam de se sentir parte integrante do meio que visitam.

 

Rafael Massadar ( https://emkt.mercadoeeventos.com.br)

 

Salão de Artesanato da Paraíba

 

A 23ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba acontece de 15 a 31 de janeiro no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, das 14 h às 21 h. O tema do evento será “O algodão colorido é nosso” e terá a participação de cerca de 400 artesãos e dois mil envolvidos na produção.

 

O número de participantes considera a produção de associações, cooperativas, grupos e indivíduos de mais de 70 cidades paraibanas. Na última edição, foram vendidos cerca de 45 mil produtos, somando mais de R$ 1 milhão em faturamento. Para este ano, os organizadores esperam um público de aproximadamente 50 mil pessoas, que serão recebidas com uma decoração específica sobre a temática do algodão colorido e ilha de descanso ampliada, atendendo ao pedido dos visitantes, em especial dos idosos.

 

Sobre o tema homenageado, a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, comentou que a intenção é incentivar cada vez mais o cultivo do algodão colorido, item de grande valor econômico e cultural da Paraíba.

 

A estrutura da 23ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba vai contar com ouvidoria, curadoria, sala de emergência, sala de imprensa, fraldário, refeitório para artesãos e equipe de trabalho, além de praça de alimentação e palco para as apresentações culturais.

 

Passagem de comando da
Capitania dos Portos do CE

 

O capitão de mar-e-guerra Marcelo Campbell Mauad passou o comando da Capitania dos Portos do Ceará, no dia 5 de janeiro último, para o capitão de fragata Eugênio Albuquerque Marques , que ficará respondendo pelo cargo interinamente. A cerimônia de passagem de comando foi presidida pelo vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior, comandante do 3º Distrito Naval. O general Marco Antônio Freire Gomes, comandante da 10ª Região Militar,  o coronel-aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, comandante da Base Aérea de Fortaleza, o capitão de fragata Mário Brandão, da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o presidente da Soamar-Ce, em exercício, Meton César de Vasconcelos, Amigos da Marinha e outros convidados estiveram presentes.

 [FOTO1]

 [FOTO2]

 [FOTO3]

 [FOTO4]

 

PAINEL

 

• Passagem de comando do 23º B C- Batalhão Marechal Humberto de Alencar  Castelo  Branco  será realizada às 16 horas desta quinta feira (7).O tenente  coronel de Infantaria Alfredo Ferreira dos Santos Filho transmitirá o cargo para o ten.cel. José  Abinoan de Sousa Filho.

 

• Novo voo, non stop, Rio de Janeiro-Frankfurt será realizado pela Condor Airlines.

 

• Ministério da Saúde poderá contratar 2.493 profissionais temporários. O IBGE recebeu autorização para realizar contratação, por tempo determinado até 7.825 profissionais com vistas à realização de pesquisa econômica, segundo a assessoria de imprensa da Presidência República.
 

 

TAGS