PUBLICIDADE
Notícias

Congresso Brasileiro de Contabilidade em Fortaleza

01:30 | 21/01/2016
NULL
NULL

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lança, no próximo dia 29, em Fortaleza, o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). Durante o evento serão apresentadas a programação e a Feira de Negócios e Oportunidades do congresso, que ocorre entre 11 e 14 de setembro, no Centro de Eventos Ceará. O lançamento será no mesmo local e é restrito a convidados.

 

Realizado uma vez a cada quatro anos pelo CFC, em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o CBC tem o objetivo de reunir profissionais em torno de temas relevantes para a categoria e para a sociedade. É o evento mais importante da classe. Em 1976, o 10º Congresso Brasileiro de Contabilidade foi realizado em Fortaleza, por iniciativa do ex-presidente  do Conselho Regional de Contabilidade, Mário Gurjão Pessoa. Este ano, o tema é “Transparência para o Controle Social”. O congresso é um momento de congraçamento, mas também de muito trabalho.

 

“O profissional da contabilidade tem desempenhado um papel cada vez mais central na transparência das contas públicas e na relação do Estado com as empresas privadas. Para atender a essa demanda e a todas as outras mudanças pelas quais a contabilidade vem passando, é imperioso que o profissional se mantenha atualizado, e essa é uma ótima oportunidade”, afirma o presidente do CFC, José Martônio Alves Coelho.

 

Durante o congresso serão abordados temas como os avanços e desafios da convergência da contabilidade pública às regras internacionalmente aceitas, os reflexos da adoção de padrões internacionais nas auditorias independentes, o papel da contabilidade no processo eleitoral, a transparência e a fiscalização dos recursos no setor público, entre outros. “A programação do congresso é bastante abrangente e densa. Selecionamos os melhores especialistas nas mais diversas áreas da contabilidade nacional e internacional para uma troca de experiências que enriqueça a formação do participante”, explica Martônio Coelho.

 

O CBC promove também reuniões de diversas iniciativas da classe contábil, como o Fórum da Mulher Contabilista, Fórum Nacional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, Encontro Nacional das Academias de Ciências Contábeis, Fórum Nacional dos Empresários Contábeis, Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis, Encontro Nacional dos Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, Fórum Brasil de Jovens Lideranças Contábeis, entre outras. A programação completa está disponível em www.cbc.cfc.org.br.

 

Durante o lançamento, além da programação, será apresentada a Feira de Negócios e Oportunidades. “Nesse espaço o profissional da contabilidade entra em contato com o que há de mais moderno e inovador para a profissão, do ponto de vista tecnológico e de serviços. Para o expositor é uma oportunidade ótima, porque encontra um público selecionado e ávido por essas inovações. Grande parte da feira já está vendida, e as grandes empresas da área estão confirmadas”, relata Mário Rogério Marotta, coordenador do comitê da feira. O espaço conta com cem estandes divididos em seis categorias, que variam entre 96 m² e 9 m². Para conhecer o plano de negócios da feira, basta acessar o site www.cbc.org.br ou enviar e-mail para [email protected].

 

O evento de lançamento será às 20 horas. Estão convidadas autoridades do Estado do Ceará, presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o País, conselheiros do CFC, presidentes da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescons/Sescaps).

 

Hotelaria de Fortaleza (CE) teve 95,2%
de ocupação durante o Réveillon

 

A hotelaria de Fortaleza, no Ceará, vem registrando aumento gradual na procura do destino para o Réveillon ao longo das últimas temporadas. Exemplo disto foi o crescimento de 4% na taxa de ocupação hoteleira durante a passagem do último ano. O número de reservas chegou a 95,27%, superior ao registrado em 2014 (91,43%).

 

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), apenas no mês de dezembro de 2015, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins foi superior a meio milhão de passageiros, entre embarques e desembarques (587 mil), registrando cerca de 310 mil desembarques.

 

Para Elpídio Nogueira, secretário de Turismo de Fortaleza, os números do Aeroporto representam apenas uma parte dos visitantes.

 

Conforme os dados divulgados pela Infraero, em 2015, o total de desembarques na capital cearense foi de 3 milhões de passageiros.

 

A estimativa é que, durante a alta estação (dezembro de 2015 a fevereiro de 2016), o Ceará receba cerca de 1 milhão de turistas, via Fortaleza. O número é 2,5% maior do que o registrado no igual período do ano anterior. De acordo com a previsão, a receita turística no Estado deve ser em torno de R$ 2,2 bilhões.

 

Cidade de São Paulo comemora 462 anos

 

Para celebrar o aniversário de 462 anos de São Paulo, no próximo dia 25 de janeiro, instituições da Secretaria da Cultura do Estado prepararam uma programação especial em diversos pontos da cidade, para todas as idades. Exposições de arte, contação de histórias, debates, música, cinema, gastronomia e jogos infantis são algumas das opções de entretenimento para comemorar com a cidade. Entre os destaques está a abertura do Museu Catavento na segunda-feira, com atrações especiais para a data. Confira algumas das atividades previstas para o fim de semana-23 e 24- e a programação dos locais que abrirão na segunda-feira.

 

No Museu Afro Brasil, haverá uma programação especial no dia 23 de janeiro, a partir das 11 h, com entrada gratuita. O evento reúne a abertura das exposições: “Louça Fina”, de Fernando Ribeiro e “Cúmulo”, do também artista plástico Caíto. Além do lançamento do livro “100 anos de feiras livres na cidade de São Paulo” edição da Via Impressa Edições de Arte, dos autores Antônio Hélio Junqueira e Márcia da Silva Peetz, que resgata a memória dos primeiros 100 anos de existência formal das feiras livres na cidade de São Paulo - comemorados em 2014 - contemplando sua evolução histórica e lançando um olhar sobre o futuro destes equipamentos paulistanos de abastecimento.

 

Já no Museu do Futebol, das 10 h às 17 h, nos dias 23 e 24 de janeiro, haverá piquenique e visita monitorada no Estádio do Pacaembu e brincadeiras como amarelinha, corda, elástico, bolha de sabão. 

 

Na Casa Mário de Andrade, localizada na Barra Funda, haverá um debate com o tema “São Paulo, comoção da minha vida”, no dia 23 de janeiro, das 15h30 às 17h30, com Marina Person e Pascoal da Conceição. O público também terá espaço para falar de sua relação afetiva com a cidade de São Paulo.

 

A Casa Guilherme de Almeida, inspirada na paixão que o artista homônimo mantinha pela cidade de São Paulo – ele, junto com Wasth Rodrigues, criou brasão da cidade-realizará uma visita temática ao acervo da casa, no dia 23 de janeiro, às 14 h. 

 

No domingo 24 de janeiro, o Museu da Casa Brasileira realizará a “Oficina de Calçada” com o arte-educador Marcos Gorgatti. A atividade propõe a construção de uma calçada a partir da identidade criada para pisos da cidade de São Paulo por Mirthes dos Santos Pinto, em 1966 (as famosas calçadas paulistanas que interpõem imagens preto e brancas do mapa do Estado). As inscrições são gratuitas, têm vagas limitadas e podem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou telefone (11) 3026-3913/ 3032-3727.

 

A Pinacoteca, que agora abre às segundas-feiras, organizou uma programação especial para o dia 25 de janeiro, a partir das 10 h. Nesta data, a entrada será gratuita nos dois prédios (Pinacoteca e Estação Pinacoteca) e bikes e food trucks ocuparão todo o estacionamento do edifício da Praça da Luz. Na mesma data, será exibido filmes nacionais e acontece a abertura da exposição “Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo”, seguindo as comemorações que marcam o aniversário de 110 anos da Pinacoteca.

 

No dia 24 de janeiro, o Museu da Imigração terá a atividade São Paulo na ponta do lápis, programação livre para todas as idades, a partir das 10 h. Uma parceria com o coletivo Desenho em qualquer canto convida o público a registrar suas percepções da arquitetura e entorno do museu em desenhos de observação, numa celebração criativa dos 462 anos da cidade de São Paulo. Às 15 h, o Museu receberá uma apresentação da Orquestra na Rua, com mais de 50 músicos eruditos.

 

Nos dias 23 e 24 de janeiro, às 14 h, o Museu de Arte Sacra de São Paulo fará uma visita temática com oficina de tijolos de adobe. A ideia é que os participantes entendam uma das técnicas construtivas utilizadas na feitura do edifício, remanescente do período colonial. Os tijolos serão produzidos pelos participantes e poderão ser customizados e levados como lembrança do 462º Aniversário de São Paulo. Inscrições pelo e-mail [email protected]. Atividade gratuita e livre para todos os públicos.

 

Na nona edição do projeto Conexão Cultural São Paulo, o Museu da Imagem e do Som - MIS reunirá, no dia 25 de janeiro, chefs, músicos, oficineiros, dançarinos, artistas plásticos (provenientes do Haiti, Congo, Togo e de países árabes) de maneira interativa e criativa, comemorar o aniversário da cidade e a inclusão de novas culturas para a cidade de São Paulo. Com o tema São Paulo Sem Fronteiras, as atividades serão gratuitas.

 

O Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia, montou uma programação para lá de especial para divertir a garotada e toda a família, no dia 25 de janeiro, a partir das 9 h. Entre as atrações estão atividades recreativas com jogos e brincadeiras, no espaço Verão Nick; oficina construção de miniterrário; jogos para mostrar as diferentes fases de vida das Borboletas, além de cinema 3D “Caminhando com Dinossauros” e shows de ciências com diversas experiências emocionantes.

 

PAINEL

 

• ABIH-CE prevê a ocupação de 80% em janeiro de 2016. Conforme os números levantados junto aos associados da ABIH-CE, a previsão é de fechar janeiro de com um índice em torno de 80%. Segundo o presidente Darlan Leite.

• Avianca Brasil anunciou que oferecerá um voo direto entre São Paulo e Fortaleza a partir do Aeroporto de Congonhas. A nova operação, que começará dia 20 de fevereiro. Será efetuada todo sábado.

• Conhecida região da capital cearense, a Praia do Futuro ganhou, dia 15 deste mês, uma nova opção de hospedagem. A data marca a abertura do Crocobeach Hotel, que chega para ser mais um empreendimento de categoria superior dentro da hotelaria da cidade.

• O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou a projeção de queda da economia brasileira este ano. A estimativa para a retração do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 1% para 3,5%. A expectativa para os países da América Latina é de retração de 0,3% este ano.

• A crise financeira nos municípios e a necessidade de investir em áreas prioritárias, como o enfrentamento aos efeitos da seca, levaram boa parte das prefeituras de cidades do Ceará e o próprio governo do estado a não destinar verbas públicas para festas de carnaval neste ano. 

• Ministério do Turismo e Embratur destacam participação na Fitur, em Madri (Espanha), com expectativa de R$ 1 milhão em negócios. A Fitur 2016 começou ontem (20).

• Carnaval no Rio de Janeiro com previsão de receber 1 milhão de turistas e gerar receita de R$ 3 bilhões.

• Datas de feiras internacionais: dia 2 de março, BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa. Dia 9 de março, ITB-Berlim.

• Tap suspenderá voo de Manaus em março.

• Ministros do Turismo de Argentina e Uruguai se reuniram em Madri.

• Aerolíneas Argentinas baixou comissões de agências de viagens e rompeu acordo com aérea parceira.

•Repercutindo no trade turístico prejuízos causados pela Quality Brasil operadora de viagens, de Fortaleza.

 

 





 

 

 

TAGS