PUBLICIDADE
Notícias

Ouro Preto movimenta seu primeiro Festival de Turismo

19:29 | 15/10/2015
NULL
NULL

A cidade de Ouro Preto receberá, a partir de hoje (15) até 17 de outubro, o 1º Festival de Turismo que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade.

O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de palestras, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba 2 mil profissionais do segmento por dia.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antônio da Matta, “o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos”, afirma.

O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil”, conta.

Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. “É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz.

Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, “o festival promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo”.

[FOTO1]

Sócio-Diretor da Open Point doa Helicóptero para Museu da TAM

Assim como a paixão por aviões esteve para o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, está para o cearense Fernando Jorge, ex-comandante, entusiasta da arte de voar, empresário e sócio-diretor da agência de viagens Open Point, em Fortaleza. Seu amor por aeronaves que data desde a infância é acima de tudo um privilégio de alcançar dimensões e comprovar energias da natureza que só as forças da gravidade podem explicar.

Depois de alçar voos por muitos anos, o homem do helicóptero Bell 47G-2 que se tornou piloto ainda bem jovem, decide aterrissar no aeroporto da vida e estacionar o seu “companheiro” de jornadas aéreas, que será doado para o Museu da Tam, onde imagina ser o lugar ideal para preservar a relíquia que faz parte da história da aviação mundial. Fernando entende que somente um museu é capaz de cuidar de um artefato desse porte, além do que poderá ser visto e admirado por curiosos e apaixonados.

A máquina de 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, tem a assinatura da Open Point, mas, carrega acima de tudo, a paixão de um ser humano que concretizou o sonho de voar e possuir uma aeronave dessa magnitude. Foi por meio do Bell 47G-2, partícipe de guerras, que Fernando Jorge sobrevoou o Ceará de Iracema, Raquel de Queiroz e José de Alencar, com suas lindas praias e coqueirais.

A doação do Bell 47G-2

A entrega do helicóptero aconteceu na sede da Nordeste Táxi Aéreo, em Fortaleza-Ceará, ontem, às 16 horas, mês em que a empresa de turismo comemora os seus 08 anos de existência. A solenidade contou com a presença de um dos fundadores do Museu da Tam, William Rady. Ele participou ativamente da montagem do espaço, que figura como um lugar bastante representativo para a memória da aviação brasileira e mundial.

Na ocasião, aconteceu um sorteio de uma viagem a São Paulo, com direito a levar um acompanhante e visitar o Museu da Tam, na cidade paulista de São Carlos. A doação do Bell 47G-2 é algo mágico, assim como a profissão de voar que está bem além das palavras. A aeronave é a única desse porte que tem o Certificado de Aeronavegabilidade na América do Sul, válido até maio de 2019.

[FOTO2]


Inovações gastronômicas

Durante a reunião do Conselho de Senac (28), foi realizado o lançamento do livro em Busca dos Sabores Perdidos, da instrutora do Senac, Nilza Mendonça. Na publicação, são apresentadas receitas diferenciadas, desenvolvidas pela instrutora, ao longo de 20 anos de atuação na sala de aula e nos percursos das unidades móveis do Senac, pelo estado do Ceará. Todas as receitas valorizam ingredientes regionais pouco utilizados pela população como a palma forrageira, a monguba, jatobá, flor do mandacaru e taioba, dentre outras. As imagens primorosas do livro foram produzidas pelo estúdio do fotógrafo Gentil Barreira.

Os encontros mensais dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac e a reunião de Diretoria da Fecomércio aconteceram na última segunda-feira(28), na Sede da Fecomércio. Destaque para as ações realizadas nos meses de agosto e setembro e para os Planos de Qualificação e Expansão das entidades. A diretora regional do Sesc Ceará, Regina Leitão, falou sobre as negociações de parceria com o Governo do Estado e iniciativa privada, ressaltando que a proposta é dos espaços de lazer das praças, com a realização de programações culturais gratuitas, em 20 praças do interior do Ceará. Falou ainda sobre a parceria com o Centro Cultural Dragão do Mar, que conta com ações no entorno da Praia de Iracema, reforçando ações culturais da região.

[FOTO3]


Pedro Bertolucci será homenageado com o troféu Sílvia Zorzanello em 2015

O ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci será o homenageado com o Troféu Sílvia Zorzanello em 2015. A cerimônia de entrega ocorre na Câmara de Vereadores de Gramado, no dia 3 de novembro, às 19h30min, no Plenário Júlio Floriano Petersen.

A indicação do nome de Pedro ocorreu quarta-feira, dia 7/10, em conversa entre os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Jaime Schaumlöffel (PP) e Rosi Ecker Schmitt (PP), com os representantes do FESTURIS: o diretor Eduardo Zorzanelli e Cris Petry, do Departamento de Eventos. O prêmio é entregue anualmente para personalidades que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. Pedro tem uma forte ligação com o Festuris, sendo um dos incentivadores e apoiadores do evento em seu início.

Eduardo Zorzanello, filho de Sílvia, destaca a importância da escolha do nome de Pedro. “Conversamos com os vereadores de Gramado sobre o Troféu Sílvia Zorzanello, que é outorgado pela Câmara de Vereadores a uma importante personalidade que tenha contribuído para o desenvolvimento do turismo da nossa cidade. Será um momento único para homenagear a figura da Sílvia, bem como do Pedro que receberá esta honraria! Estamos muito felizes”.

[FOTO4]

Festuris e Abrajet oferecerão espaço diferenciado para a imprensa

Uma das novidades do Festuris 2015 é a parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). A entidade será responsável pela coordenação das salas de coletivas de imprensa do Festival em Gramado. A presidente da entidade, a jornalista Miriam Petrone, também vice-presidente do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, destaca que a ideia principal é agregar valor e qualidade ao evento, dar suporte aos jornalistas especializados e, também, trazer jornalistas internacionais. “Vamos representar e atender todos os associados que estarão no Festuris, agregando valores e negócios ao evento”.

O espaço coordenado pela associação terá um lounge de 20 metros para recebimento, sala de coletiva de imprensa com 42 cadeiras para os jornalistas e tradução simultânea para inglês e espanhol. A Abrajet também será responsável pelo coquetel de encerramento de todas as coletivas.

Já estão confirmadas as coletivas de imprensa com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e também com Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.

Antes e durante o Festuris, os associados da entidade receberão atualizações sobre a feira e serão convidados a participar das coletivas através do mailing e do boletim quinzenal da entidade.

Sobre a participação de jornalistas internacionais no evento, Miriam Petrone afirma que uma das novidades é a inclusão da Espanha ao Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, país que representa 750 jornalistas especializados.

Melhorias na Abrajet

Desde o ano passado a frente da Abrajet, a presidente Miriam conta que a entidade tem entrado em um novo modelo de gestão e cresceu de 325 para 480 associados. “Com o trabalho que estamos realizando frente a entidade temos mais jornalistas prestando atenção na Abrajet. Estamos estudando retornos para os jornalistas e benefícios como especializações e qualificações para que os profissionais entendam sobre Leis relacionadas ao setor, por exemplo”.


PAINEL

• Mais uma autoridade importante confirma presença no Festuris- Festival do Turismo de Gramado. Dia 9/10, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, se reuniu com a diretora do evento Marta Rossi, e confirmou que estará em Gramado para a solenidade de abertura, junto com o ministro do Turismo Henrique Alves.

• Também participaram da importante reunião Danilo Kelh Martins, presidente da Abav, Rita Vasconcelos, diretora da ABAV, Viviane Dutra, diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Turismo, o vereador João Teixeira, presidente do PMDB de Gramado e o assessor parlamentar Anderson Boeira.

• Faleceu o engenheiro Antônio Figueiredo Lima, da minha turma de aspirantes a oficial de 1957 do CPOR de Fortaleza. A missa de 7º dia será às 20 horas do dia 16 de outubro (sexta feira) na igreja de São Vicente, na avenida Desembargador Moreira.

• Recebemos convite do comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel av. Francisco Cláudio Gomes Sampaio, para solenidade comemorativa do Dia do Aviador-23 de outubro, às 16h30min, no pátio daquela unidade da Força Aérea Brasileira.

• MSC Cruzeiros oferece a seus clientes os roteiros do navio MSC Preciosa através da Itália, Malta, Espanha, França, durante sete noites, de abril a novembro de 2016.

• Costa Cruzeiros virá ao Brasil com o navio Costa Pacífica para cruzeiros no Rio de Janeiro ao rio da Prata e a Salvador-Bahia.

• Aeroméxico abre inscrições de curso online para agentes de viagem pelo www.aviespecial.com.br.

• Lenora Schneider, presidente do Clube da Arroz Amigo organiza a festa de abertura do 27º Festuris
TAGS