PUBLICIDADE
Notícias

Sobral (CE) terá novo aeroporto regional

22:23 | 02/09/2015

Sobral (CE) ganhará um aeroporto construído do zero para atender a comunidade. A cidade é uma das nove contempladas, no Estado do Ceará, pelo Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O projeto, que passou por reestruturação, agora entra em fase de Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) - onde a topografia do local é analisada e o tamanho do aeroporto é definido, com base em estudos socioeconômicos.

O projeto foi discutido em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sobral (CE). Com a obra, melhorias importantes na infraestrutura aeroportuária da região serão conquistadas.


Setur fecha parceria para seis novos fretamentos na alta estação

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) fechou uma parceria com a CVC Turismo em busca de atrair mais visitantes ao Estado na próxima alta estação (dezembro a fevereiro). A campanha, que teve início domingo (30/08), irá divulgar o potencial e as belezas do Ceará em nível nacional, tanto na alta como na baixa temporada. Além disso, a partir de 1º de dezembro, seis novos fretamentos extras semanais sairão de São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Belo Horizonte rumo ao Ceará, para atender à alta demanda na temporada de verão.

De acordo com Claiton Armelin, diretor geral de Produtos Nacionais da CVC, os voos estarão disponíveis durante a próxima alta estação, mas podem permanecer durante o restante do ano, caso a procura seja grande. "O Ceará é um destino bastante estratégico para a CVC. Prova disso é que investimos no Ceará continuamente o ano inteiro, com novos produtos e ações de promoção e divulgação das regiões turísticas do Estado, que está entre as localidades preferidas dos brasileiros que viajam a lazer", destaca.

O Ceará é o segundo destino mais vendido pela CVC. Com a oferta extra dos novos fretamentos na próxima alta estação, serão mais de 10 mil novos lugares disponíveis para o Ceará, que se somarão aos voos regulares já operados pela companhia o ano todo. "A nossa proposta é também desenvolver novas rotas turísticas, além das tradicionais como Jericoacoara e Canoa Quebrada, incluindo destinos como Morro Branco e Praia das Fontes", ressalta o diretor geral de Produtos Nacionais da CVC.

O executivo da CVC, que esteve no Ceará na semana passada para acompanhar de perto as obras do Aeroporto de Jericoacoara, também destaca que o Estado tem grande potencial de crescimento. “Com mais esse importante ponto de chegada no Ceará, previsto para ser inaugurado em maio de 2016, o potencial do Ceará ampliará consideravelmente e, em breve, já iniciaremos a nossa operação com voos regionais para esse importante destino do Estado”, completa Claiton.

Para o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a parceria trará bons resultados nas próximas férias. "Temos uma boa perspectiva, principalmente nesse momento de alta cambial, que acaba fazendo com que mais brasileiros viajem pelo Brasil. Além disso, essa parceria é importante para divulgar e levar turistas a outros destinos do Estado", aponta.

Segundo dados da Setur, na última alta estação (dezembro de 2014 a fevereiro de 2015), o Ceará recebeu 1.023.485 turistas, sendo que a CVC foi e continua sendo a operadora de viagens que mais turistas traz para o Estado. A demanda de visitantes teve um acréscimo de 5,3% em comparação com os números do mesmo período do ano anterior. Foi gerada uma receita de R$ 2,1 bilhões durante a alta estação, número 23,8% maior que no ano passado.


Nova York supera Miami na preferência do brasileiro

Por muito tempo, Miami se manteve como o destino internacional preferido dos brasileiros. A cidade com belas praias e várias opções de lojas e outlets ainda atrai todos os anos milhões de turistas interessados em todas as suas atrações e prontos para renovarem o guarda-roupa. No entanto, neste inverno, o ranking das cidades preferidas do brasileiro que vai ao exterior sofreu uma alteração, com Nova York no topo da preferência.

“O mercado de turismo norte-americano sempre foi promissor e o turista brasileiro vem sendo cada vez mais bem recebido por lá. Miami costuma ser a cidade preferida, mas nesta temporada a procura por Nova York subiu e surpreendentemente a cidade ultrapassou Miami na procura de voos saindo de São Paulo, comentou o executivo do ViajaNet, Gustavo Mariotto.

De acordo com uma pesquisa exclusiva no banco de dados da agência online de viagens do ViajaNet, Nova York lidera o ranking de destinos internacionais mais buscados neste inverno. Em junho e julho, a Big Apple alcançou o primeiro lugar, tomando o posto de Miami, líder em abril e maio dos voos saindo de São Paulo. Segundo os dados, o número de passagens saindo da capital paulista para Nova York dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado.

“O número de brasileiros saindo de São Paulo podem ser considerados como válido para representar a intenção de voo do brasileiro, pois o aeroporto de Guarulhos é a principal porta de saída do turismo nacional, com passageiros que embarcam de vários estados do País”, destacou Mariotto.


Turismo registra alta na fronteira

O Destino Iguaçu voltou a registrar um bom desempenho em agosto. Passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu 122.722 turistas, ante 107.522 em 2014. O aumento é de 14%. As visitas às Cataratas já ultrapassaram em 2015 a casa de 1 milhão de visitantes, com 1.054.195 turistas. Já na Itaipu Binacional, a segunda principal atração turística de Foz, o movimento foi 10,8% maior se comparado com o mesmo período de 2014.

Um total de 39.613 pessoas conheceu a usina pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), ante 35.743 no ano anterior, uma diferença de 3.870 visitantes. Do início de janeiro a 31 de agosto deste ano, o acumulado das visitas à hidrelétrica registrou um crescimento de 13,21% em relação aos oito primeiros meses de 2014.

Em 2015 já passaram pela usina 359.101 turistas. No ano passado foram 317..208 pessoas. A vantagem agora é de 41.893 turistas.
Os dados são do CTI e não incluem as visitas institucionais do lado brasileiro nem as visitas institucionais e turísticas do Paraguai, que mantém também em Hernandárias visitação aberta ao público.

Nas Cataratas do Iguaçu, o aumento em relação aos primeiros oito meses de 2014 é de 9,4%. Agora, em 2015, visitaram o Parque Nacional do Iguaçu 1.054.195 turistas, ante 963.273 pessoas no mesmo período do ano passado. A diferença é de 90.922 visitantes. Os dados apontam cada vez mais para um novo recorde anual de visitação à unidade de conservação.

Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que também preside o Fundo Iguaçu, o mês de agosto foi surpreendente. “Esperamos que seja um bom indicativo do que vai ocorrer neste segundo semestre.”

Na visita panorâmica, o aumento é de 9, 43%. Foram 23.820 visitantes em agosto de 2015 e 21.767 turistas em 2014. No circuito especial o crescimento foi de 16%, ou seja, 4.435 turistas agora contra 3.823 no ano anterior. No acumulado, de janeiro a agosto de 2015, a procura pela panorâmica cresceu 9,45%.

De janeiro a agosto foram 233.614 ante 213.447 de visitas registras. No Circuito Especial, o número de visitas chega a 36.088 e no ano passado neste mesmo período somou 32.524. O crescimento foi de 10,96%.

Quando comparado com agosto de 2014, o público que mais cresceu foi do Mercosul, com 72% de procura. Os brasileiros aparecem em segundo lugar, com 10%. Do público recebido do Mercosul, os hermanos argentinos representaram 79,9%, seguidos dos uruguaios, com 14,1%, paraguaios, 5,3 %, e venezuelanos, 0,7%.

Companhias Aéreas consolidam a força dos negócios no Festuris

Aos dois meses de iniciar sua 27ª edição, o Festuris confirma a presença de mais de 40 companhias aéreas, nacionais e internacionais, que fortalecem os negócios desta, que é a mais importante Feira de Negócios da América Latina e acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado. Entre as participantes confirmadas estará a Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo. Hoje, as 27 empresas operam diariamente cerca de 18.500 voos em 1.321 aeroportos em 193 países.

“É uma oportunidade especial para intensificarmos a divulgação dos benefícios para passageiros comuns, corporativos e agências de viagem. O Sul do País concentra viajantes de alto padrão e vem despertando a atenção de empresas aéreas internacionais. E atingir esse público, por meio dos agentes de viagem da região e de eventos como o de Gramado, representa uma estratégia potencial”, avalia Ian Gillespie, representante da rede no país e diretor da Divisão Internacional da Avianca Brasil.

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

"O lugar do teatro" é o tema do 22° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 05 a 12 de setembro na cidade serrana cearense. Ao longo dos oito dias, mostras, debates, oficinas, cortejos, entre outras atividades, todas com acesso gratuito, acontecem em espaços diversos, como o Teatro Rachel de Queiroz (teatro pequeno), praças, escolas e outros locais da cidade. Com o tema desta edição, o FNT convida os participantes e o público a uma reflexão sobre o potencial do teatro para o desenvolvimento das cidades.

PAINEL

• Skal Internacional de Fortaleza programou sua festa natalina para o dia 7 de dezembro, no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro.

• Estão à venda os ingressos para os quatro principais espetáculos do 30º Natal Luz de Gramado, evento que inicia no dia 30 de outubro e segue até 17 de janeiro de 2016, em Gramado-RS. As compras podem ser realizadas por meio do site oficial do evento.

• Recebemos convite do comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, para a solenidade comemorativa do 79º aniversário que ocorrerá no dia 21 de setembro de 2015, às 16h30min, no pátio do comando daquela unidade da Força Aérea Brasileira.

• A capacidade do turismo de fomentar o desenvolvimento inclusive a transformação social será o tema da assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, em Medellin-Colômbia, de 12 a 17 de setembro.

• Faleceu o coronel Noé Rebelo de Araújo, da arma de Engenharia. Ele integrava o Batalhão Crateús formado em Fortaleza pelos oficiais que serviram no 4º B.E. de Construção.

• Marta Rossi participa da 3ª edição da La Cita das Américas até amanhã, em Boca Raton Resort-Resort and Club-The Palm Beaches, na Florida (EUA).

• III Encontro do Turismo da Costa Leste do Ceará reuniu, ontem, entidades e empresários do setor para discutir projetos para a região. Um desses projetos apresentados foi a Rota das Falésias, aprovado pelo Sebrae Ceará.

• Aniversariantes de setembro: Dia 19 -Jan Von Bahr. Dia 21-Demerval Diniz e Norma Diniz. Dia 27-Francisco de Assis Arruda.

• Circulando a revista novo Náutico Atlético Cearense com artigo assinado por Meton C. Vasconcelos.

TAGS