PUBLICIDADE
Notícias

Festival da lagosta em Icapuí-CE

18:05 | 19/08/2015
NULL
NULL

Atualizada às 17h38min

Chega à 10ª edição um dos festivais mais saborosos do litoral cearense. De 27 a 30 de agosto, nas praias de Icapuí, no litoral leste do estado, acontece o tradicional Festival da Lagosta, que já conquistou os paladares de visitantes do Ceará e do vizinho Rio Grande do Norte.

O Festival tem como tema “Icapuí de Todos os Sentidos”, oferecendo ao turista o visual colorido de suas falésias, cheiros e sabores de sua culinária, a boa música popular brasileira, mostra de artesanato e o contato acolhedor da comunidade.

Atrações

O primeiro dia, quinta-feira, 27, é dedicado a oficinas e palestras para os interessados em participar do festival. Mas nos dias 28 (sexta) e 29 (sábado), as atrações acontecem na Praia de Barreiras, onde estará o Salão Gastronômico que servirá lagostas certificadas, além de apresentações musicais no local.

Shows e regata - Próximo ao Salão, uma estrutura de palco será montada na praia para receber as atrações musicais, com destaque para Chico Pessoa, Elba Ramalho (dia 28) e Toni Garrido (dia 29). Na manhã do domingo, dia 30, o festival segue para as areias da Praia da Redonda para a tradicional Regata dos Pescadores e a animação da banda local, Forró de Rico.

Os pontos turísticos, pousadas e restaurantes de Icapuí também vão incrementar seus serviços durante o dia com os itens relacionados ao festival, ou seja, a lagosta, artesanatos e serviços da Região. O litoral de Icapuí tem 15 praias que inspiram à admiração, de natureza generosa, possui dunas, falésias, grutas e manguezais.

Sustentabilidade - Nesta edição, o festival vem com uma proposta de sustentabilidade. Serão comercializadas durante o evento apenas lagostas certificadas. O processo de certificação do crustáceo iniciou em 2011, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) assinou um acordo com o Centro Desenvolvimento e Pesca Sustentável (CeDePesca). O objetivo é atingir uma certificação internacional MSC para a pescaria de lagosta no Brasil, sendo iniciada no Estado do Ceará por representar o maior produtor.

No acordo foi elaborado um Plano de Melhoria da Pescaria (Prome) que tem como um dos componentes a implantação de um programa de rastreabilidade, denominado Programa Verificação Pesca com Covos. Por consequência do projeto, foi constituída a Associação Pesca Sustentável em Icapuí formada pelos pescadores que utilizam covos como artes de pesca e organizados Pontos de Controle em Redonda (Icapuí).

O Programa foi iniciado no dia 01 de junho de 2015 com 60 embarcações cadastradas de Icapuí e 15 de Fortim estimando-se a entrada no mercado de uma produção de 70 a 100 toneladas de lagostas certificadas de junho a novembro deste ano.

Oficinas - Por meio do Sebrae-CE, antigos e novos associados da GDTur vão participar de treinamentos na área de Culinária, Gerência de Pequeno Negócio, Camareira e Associativismo, uma maneira encontrada pelos gestores de reforçar ainda mais o atendimento por excelência ao público do evento.

O 10º Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur. Tem o patrocínio do Sebrae-CE e Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil e Banco do Nordeste do Brasil - BNB. Conta também com o apoio Cultural da COELCE e Secretaria de Cultura do Estado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Produção da J A Lima Produções.

Icapuí - Terra da Lagosta - Icapuí, situada no extremo leste do Ceará, é conhecida como a terra da lagosta, sendo a região de maior produção do crustáceo no Estado. Por sua situação geográfica, diz-se que Icapuí é o lugar onde o sol nasce mais cedo no Ceará.

E cedo, ao nascer do sol, o mar fica pontilhado de velas brancas com pescadores que partem em busca da captura da lagosta, numa viagem em que a sorte determinará o sucesso ou não da pesca. Do mar divisam os tons coloridos de vermelho, laranja e amarelo das falésias e dunas que circundam as diversas praias, muitas delas virgens, que se distribuem ao longo dos 65 km da costa, de mar calmo.

Em terra, o turismo, explorado como fonte de emprego e renda para a população local, tem nos pequenos estabelecimentos, como pousadas e restaurantes distribuídos pelas diversas praias, os agentes que operam para oferecer a lagosta preparada em vários modos, para deleite dos visitantes. Não há grandes hotéis em Icapuí. Micro e pequenos empreendedores se reúnem em associação para promoção do turismo e divulgação das belezas naturais do município. A tônica é a defesa de um turismo sustentável, com estrito respeito ao meio ambiente, aos valores culturais locais e à pesca da lagosta pelos modos legais.


Ceará é destaque na 19ª Feira Avirrp de Turismo

Um dos estandes mais movimentados do 19º Encontro Nacional das Agências de Viagem, mais conhecido como Feira Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região), o espaço do Ceará recebeu elogios de agentes de viagens e de hoteleiros. "É o mais bonito da feira, com certeza. O atendimento e o material são muito bons, isso sem falar nos sorteios", aponta o agente de turismo Jabes Ferreira, de São José do Rio Preto (SP). Os prêmios sorteados foram disponibilizados pelos 15 hoteleiros que estiveram na feira, que recebeu cerca de 6 mil visitantes no último fim de semana.

“A feira foi muito boa. A Avirrp e uma das feiras que mais concentram agentes e que mais nos trazem retorno. O nosso estande é maravilhoso, o novo formato tem agradado, as pessoas estão comentando e parabenizando, dizendo que é o mais bonito da feira. E é mesmo”, destaca Vera Lúcia Fernandes, representante comercial dos hotéis Aquaville, Park Fontes e Coliseum. Para ela, a parceira dos hoteleiros com Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) é muito importante para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Estamos trabalhando pelo Ceará como um todo, é importante pra gente ter esse contato”, completa.

Para José Wahnon, gerente-geral Crocobeach Hotel, o estande do Ceará estava fantástico. “Pra mim, o retorno dessa feira será excelente. Vim para dar início à divulgação do hotel, que é novo. É uma feira muito profissional, então o nome do hotel começa a aparecer”. O Crocobeach Hotel, que fica na Praia do Futuro, deve abrir em soft opening no fim de setembro. Já as vendas devem ser iniciadas em novembro. “A Praia do Futuro é um lugar incrível. Houve um investimento no calçadão, agora teve a reforma da praça (Dom Helder Câmara), que ficou magnífica”, afirmou Vahnon.

De acordo com o secretário Arialdo Pinho, São Paulo lidera o ranking de turistas que vêm ao Ceará, por isso é fundamental a boa participação do Estado na Avirrp. “Essa feira é importante para ampliarmos o contato e a venda no interior do estado de São Paulo, que é o maior mercado emissor para o Nordeste do Brasil. É importante reforçar a boa imagem do Ceará no País, principalmente nesse momento em de alta do dólar”, destaca. A feira deste ano contou com 124 estandes, 61 secretarias municipais e estaduais e ainda 15 destinos internacionais.


Festuris apresenta números satisfatórios

A Feira de Turismo de Gramado - Festuris, a três meses de sua realização, já apresenta números satisfatórios, registando um crescimento, até o momento, de 5%,quando comparado ao mesmo período do passado. Para seus diretores isso é fruto da credibilidade do evento e do trabalho sério realizado para o sucesso do mesmo. Também acreditam eles, a premissa de que em momentos de crise , as empresas buscam estreitar laços com mercado, dialogar mais, portanto reunir-se mais, para buscar soluções para o
momento.

O Festuris é hoje a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina. Em conexão com o mundo é a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano e acontece de 5 a 8 de novembro na cidade de Gramado no Estado do Rio Grande do Sul. Entre os expositores, mais de 2 mil marcas e destinos de 400 diferentes regiões do mundo para um público de 14 mil profissionais do setor.

Mais de 60 destinos internacionais, mais de 150 destinos nacionais, operadores de viagens, setor hoteleiro, o evento se consagra como a principal vitrine de negócios das Américas.

O trabalho da atual gestão do Festuris, segundo a diretora Marta Rossi, visa à conquista de mais e melhores negócios com o trade mundial. “A meta é ocupar a posição de sermos a vitrine mais qualificada de negócios para o trade, mantendo esse clima de otimismo e de crescimento no Brasil. “

Atualmente, o Festuris encontra-se com 80% de seus espaços comercializados. Conta ainda com 250 jornalistas credenciados, sendo do Brasil, América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.

As inscrições que iniciaram no primeiro dia de agosto, já contam com um número de mais de 1 mil inscritos. O credenciamento para agentes de viagem, além de funcionários de operadoras e agências de viagem, em caráter free ocorrem até dia 30 de setembro.

[FOTO1]


Rio de Janeiro entrega 1.600 carteiras de guias de turismo

Governo do Rio de Janeiro entregou 1.600 carteiras de guia de turismo para combater a atuação ilegal. A ação pretende ampliar a mão de obra capacitada Com a crescente demanda de regularização de turistas, tendo em vista o alto volume de visitantes esperados para os jogos olímpicos de 2016, a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e a TurisRio pretendem combater a ilegalidade e a atuação de profissionais não credenciados para atender os turistas que chegam ao Rio. O documento é expedido pelo Ministério do Turismo e exigido pela Setur-RJ para o exercício do ofício. A utilização da credencial será fiscalizada por agentes que diariamente passam pelos pontos turísticos de todo o estado. Além do nome e foto do portador, a carteira conta com ícones referentes aos idiomas falados por cada profissional. A carteira tem validade de cinco anos.


Cenários, Desafios e Resultados da Privatização dos Aeroportos

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, está confirmado como o próximo palestrante do almoço-debate promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Dória. Com o tema “Cenários, Desafios e Resultados da Privatização dos Aeroportos”, empresários e autoridades debaterão sobre a nova rodada de concessões dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, que poderão receber um aporte de R$ 8,5 bilhões a partir de 2016 da iniciativa privada.
Realizados mensalmente, os almoços-debate do LIDE reúnem empresários e autoridades públicas para discutir temas de relevância nacional sobre desenvolvimento econômico, ética e gestão. O evento acontece em 31 de agosto, no Hotel Grand Hyatt São Paulo.


Homenagem ao Exército

A Facic-Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária e demais entidades do setor produtivo: Facc, Faec, Fecomércio, Femicro, Fiec e Centro Industrial de Fortaleza realizam hoje, às 19 horas, solenidade em homenagem ao Exército, no 2º andar do Palácio do Comércio, em Fortaleza. Saudação a cargo do diretor do Sistema FIEC, coronel engenheiro Affonso Taboza Pereira.


Sala da Soamar- Ceará

Sala da Soamar- Ceará Comandante do III Distrito Naval, vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior, e o contra-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, chefe do Centro Social de Comunicação Social da Marinha, inauguraram dia 20/08, às 17 horas, a sala da Sociedade dos Amigos da Marinha-Soamar-Ceará. Estiveram presentes o Capitão dos Portos do Ceará, capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Campbell Maud, o comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará Mário Luís Machado Brandão, o neto de Ari Gadelha e Meton César Vasconcelos, vice-presidente da Soamar-Ceará.

 

[FOTO2]

Turismo em Ilhéus-BA

Com a desativação provisória do Centro de Convenções da Bahia e a demolição das barracas de praia da orla, Salvador sofreu uma queda no turismo de negócios e eventos e também no de Sol e Praia. Quem se beneficiou com esse problema, foi a cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, cuja infraestrutura estimula a recepção de congressos, eventos e exposições, além do turismo de Sol e Praia. A cidade tem um ótimo Centro de Convenções com capacidade para 2.400 pessoas; aeroporto servido por quatro companhias aéreas (Tam, Gol, Azul e Avianca), que permitem sua ligação com todas as regiões do país; bons hotéis e restaurantes; e ainda o maior litoral do estado, com 86 quilômetros de praias com tradicionais barracas nas praias do Norte e do Sul. Assim, Ilhéus está preparada para receber não somente o turismo de negócios e eventos, mas igualmente o de Sol e Praia. E além dessas atrações e de sua beleza natural, Ilhéus, Terra de Jorge Amado, tem muita história e estórias para contar.
Painel

• Em um processo de padronização e renovação de sua frota de turboélices, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras passou a contar exclusivamente com aeronaves do modelo ATR 72-600, o mais avançado em sua categoria no mercado mundial. O avião da fabricante franco italiana apresenta uma série de melhorias em relação aos modelos anteriores, com mais conforto para os Clientes e melhor operacionalidade para a empresa.

• Blumenau prepara -se para receber milhares de turistas que vão à maior festa alémã das Américas- a Oktoberfest, de 7 a 25 de outubro

• World Travel Mart (Feira Mundial de Turismo) e Londres-Inglaterra está programada para o período de 2 a 5 de novembro.

• Airbus recebe o maior pedido de aeronaves de sua história:250 aviões por USD$265 bilhões.

• Azul Linhas Aéreas entrará com segundo voo em Joinville no mês de outubro.

• United Airlines anuncia novo diário Rio de Janeiro-Houston-EUA com o Boeing 787.

• IccAbav programa vários cursos para agentes de viagens nos Estados do Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, Roraima. Esqueceram do Ceará.

• Terra Turismo com pacotes para o Natal Luz de Gramado. Consulte: [email protected]

• Recebemos Aerovisão a revista da Força Aérea Brasileira, editada pelo Centro de Comunicação Social-CecomSaer, chefiado pelo brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic.

• Priscila Cavalcanti, presidente do Skal internacional de Fortaleza, reuniu skalegas num almoço, ontem, no Hotel Oásis Atlântico, na avenida Beira Mar.

TAGS