PUBLICIDADE
Notícias

Posicionamento da Fenactur contra a concorrência desleal

02:00 | 30/07/2015
NULL
NULL
Michel Tuma Ness, presidente da Fenacur-Federação Nacional de Turismo e vice-presidente da Confederação Nacional de Turismo, em cartas enviadas ao ministro do Turismo Henrique Alves e ao Presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, denuncia o Sesc-Santa Catarina contra a concorrência desleal. A Fenactur congrega 24 Sindetur’s – Sindicatos Estaduais de Turismo, que por sua vez representam aproximadamente 20.000 Agências de Viagens a nível Brasil. A entidade “manifesta protesto e repúdio contra os desmandos que estão sendo praticados no setor do Turismo e não seguimento de normas estabelecidas” .

“Se não bastasse a concorrência desleal e acirrada de quem vende direto, o não pagamento e corte das comissões, são motivos que praticamente inviabilizam a atividade que durante décadas sustentou o Turismo. Todos os dias surgem no mercado novas alternativas de vendas efetuadas por 'pessoas' que não entendem e nem sabem da importância e responsabilidade do Turismo, a atividade que mais gera empregos e movimenta divisas no mundo. Desta feita, fomos surpreendidos por anúncio do Sesc-SC, vendendo pacotes turísticos para a Europa e Brasil ”.

“Até quando teremos que aceitar estas invasões numa atividade que é nossa por direito ? Vamos ter que assistir passivamente o fim desta nobre profissão? Vamos aplaudir o fechamento de tradicionais Agências de Viagens e aumentar a estatística de desempregados ? ”.

“O Sesc, é uma Entidade com objetivos específicos e tenho a certeza que não consta em sua missão, a atividade de vender passagens/pacotes turísticos. Acredito que nem seja registrado/cadastrado na Embratur, registro este solicitado aos Agentes de Viagens ”.


Abertura da 43ª ABAV Expo será realizada no Auditório Elis Regina

O Auditório Elis Regina (Anhembi) recebe no dia 24 de setembro a solenidade de abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Diferentemente do ano passado, quando ocorreu na noite da véspera, o evento será realizado pela manhã, das 09h30 às 11h30, no primeiro dia da feira, que também como novidade desta 43ª edição, funcionará nos três dias das 12 h às 20 h. A mudança garantirá mais comodidade no deslocamento dos convidados entre o espaço e o centro de exposições.

Consolidado como um dos melhores e mais completos espaços para eventos na cidade de São Paulo, o Auditório Elis Regina conta com uma ampla infraestrutura com 7.831 m² e capacidade para 800 pessoas.

A 43ª ABAV Expo acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente, também será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa e o Abeta Summit.

Brasileiros invadem Argentina e Chile nas férias de inverno   
   
Dados apurados pela equipe da Decolar.com apontam para um aumento de 88% no número de brasileiros que elegeram a Argentina e o Chile para as férias de inverno. A terceira semana de julho é a mais procurada com mais de 6 mil turistas nacionais viajando para os países vizinhos. A maioria dos clientes planejaram viagens que variam entre 4 e 7 dias de duração. Importante ressaltar ainda que, de acordo com o levantamento, a capital Buenos Aires e Bariloche – com suas estações de esqui – se destacam entre os destinos argentinos preferidos pelos brasileiros para as férias de inverno. No caso de Bariloche, a agência identificou um crescimento de 163% na venda de pacotes para este destino específico e que os brasileiros lideram o ranking de turistas que mais alugam veículos por lá. Já em terras chilenas, a capital Santiago apresenta um crescimento de 105% nas vendas para a temporada. Entre as principais atrações de Bariloche e Santiago para os brasileiros estão a possibilidade de conhecer a neve e até mesmo ter aulas ou praticar esportes típicos de inverno, como o esqui, a agitada vida noturna e a excelente oferta gastronômica.


Museus são opção de lazer cultural e gratuito para todas as idades

Se divertir e, ao mesmo tempo, conferir de perto uma parte da história do Ceará. Durante as férias, são muitas as opções de museus abertos para a população, gratuitos e cheios de artefatos raros que levam um pouco de aprendizado e cultura para os cearenses e turistas que quiserem apreciar essa viagem no tempo. São eles: o Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu Sacro, Museu da Imagem e do Som e o Mausoléu Castelo Branco.

Localizado no Centro de Fortaleza, na rua São Paulo, nº 51, o Museu do Ceará é um dos mais tradicionais do Estado. Não por menos, fica localizado no palacete Senador Alencar, projetado pelo engenheiro Adolpho Herbster, inaugurado em março de 1871 e que já abrigou o Liceu do Ceará, a Faculdade de Direito, o Tribunal Regional Eleitoral, o Instituto do Ceará, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, a Academia Cearense de Letras e a Assembleia Legislativa. Foi tombado como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional em 1973.

A instituição museológica do Estado nasceu sob a alcunha de Museu Histórico do Estado em 1933, funcionando inicialmente junto ao Arquivo Público do Estado. Em 1951 foi entregue à direção do Instituto do Ceará e acrescido das coleções de antropologia e etnografia indígena passou a chamar-se Museu Histórico e Antropológico do Ceará. Em 1966 foi incorporado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Em 1990 ganhou a denominação atual de Museu do Ceará.

Dentre as principais atrações do Museu do Ceará está o Bode “Ioiô”, figura folclórica da cultura popular cearense. Ioiô costumava perambular pelas ruas centrais da cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés. Segundo conta a história popular, recebeu tal nome por percorrer sempre o mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Foi imortalizado ao ser empalhado e doado ao acervo do Museu logo após sua morte, em 1931. Além dele, é possível fazer um "passeio" histórico conferindo os quadros de todos os governadores do Ceará e obras originais e raras da escritora Rachel de Queiroz. O acesso é gratuito, de terça a sábado, das 9 às 17 h. Para grupos acima de 5 pessoas é necessário agendar a visita pelos telefones 3101.2609/3101.2621.

[FOTO1]
Cruzeiros Fluviais para conhecer a Europa

Cruzeiros Fluviais: Esse é o lançamento da agência de viagens Stella Barros. Os consultores da empresa selecionaram roteiros que passam pelas águas dos rios mais importantes da Europa. Há opções para quem quer viajar a bordo de navios por rios na Alemanha, Holanda, França, Áustria, Hungria e República Tcheca. Nos roteiros selecionados, é possível atravessar o segundo rio mais longo daquele continente, navegar pelo Rio Reno ou até mesmo conhecer o Leste Europeu parando nos principais pontos turísticos.

Os consultores de viagens da Stella Barros selecionaram dois roteiros para quem quer conhecer os monumentos históricos e as principais atrações europeias de uma maneira diferente. Os roteiros oferecem uma experiência para que os viajantes desfrutem de vinhos ou jantares a bordo enquanto conhecem novas regiões do mundo.

Um dos roteiros leva os turistas para a França, Alemanha e Holanda em uma viagem de oito dias. Antes do embarque no cruzeiro, os turistas passam dois dias em Paris. O navio sai de Remich, Luxemburgo, onde a navegação inicia e segue para as cidades alemãs de Trier e Bernkastel, que surpreendem pelos seus vilarejos e castelos medievais. O roteiro ainda conta com passagens pelo rio Reno e pelos floridos canais de Amsterdã. Durante o passeio, os viajantes podem desembarcar nas cidades do trajeto para explorar os centros históricos e ainda participar de diferentes programações, como visitas a Museus do Vinho e degustações da bebida com música ao ar livre.


O encanto do balonismo no Festuris Gramado

O Salão de Entretenimento, da 27ª edição do Festuris, vai contar com a presença da Air Show do Rio de Janeiro que levará para a feira seus balões infláveis e elementos cenográficos. A parceria foi confirmada em reunião durante a semana entre o os representantes da empresa e o Diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, e a Assistente Comercial, Carina Michel.

A Air Show Promoções existe há 34 anos (1981) e foi a primeira empresa a lançar comercialmente Balões e Infláveis no Brasil. Hoje, é a maior empresa do gênero na América Latina e uma das principais do mundo. Criada por Bruno Schwartz, campeão brasileiro de balonismo, que pratica o esporte há mais de 34 anos, sendo um pioneiro do esporte no Brasil, fundador da Associação Brasileira de Balonismo e Presidente da Federação Brasileira de Pilotos de Balão a empresa participará pela primeira vez do Festuris, que acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado.


Arena Leme inaugura na 1ª semana de setembro

Localizado no Leme, o mais novo hotel da Rede Arena está com a inauguração prevista para o dia 5 de setembro em sistema de soft opening. O hotel oferece 164 apartamentos nas categorias: suíte com quarto e sala, apartamentos executivos, apartamentos luxo triplo e apartamentos luxo para casal com vista frontal para a praia de Copacabana. Os demais 11 apartamentos tipo family com duas camas de casal, 16 apartamentos categoria standard casal e 45 apartamentos standard com duas camas de solteiro possuem vista para o bairro do Leme, zona sul do Rio de Janeiro. Além de TV de led com 40”e 48” a cabo, acesso wi-fi à internet, frigobar, piso antialérgico, cofre eletrônico, janelas acústicas, ar-condicionado central, os apartamentos contam com recursos para consumo mínimo de energia com a conquista da etiqueta PBE Edifica conferida pelo Inmetro.

Na cobertura, uma área de lazer, com piscina, academia de ginástica, sauna e bar com vista panorâmica. Já o lobby possui uma generosa área de recepção com internet wi-fi, bar e o restaurante Sampaio com 130 lugares. Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 111 - Leme – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22010-010
Tel: %2b 55 21 3034-1500 /Fax: %2b55 21 3034-1506 - www.arenahotel.com.br

[FOTO2]

Baleias francas

As baleias estão chegando. A primeira mãe, com filhote, foi avistada pelo Instituto Baleia Franca. Segundo o presidente do Instituto Baleia Franca, Enrique Litman, o filhote nasceu há poucos dias, por conta do comportamento da mãe, muito diferente da temporada 2014. Este comportamento começou a ser observado na temporada de 2011, onde as mães ficavam muito submersas, não borrifaram forte e nadavam muito. Pelos relatos da Península Valdez, o motivo é o ataque das gaivotas, obrigando as mães a ficarem mais tempo submersas, o que dificulta a amamentação e aumenta o gasto da energia, gerando risco de morte aos filhotes. Com o passar dos dias, este comportamento vai mudando, pois percebem que as gaivotas não as atacam em Santa Catarina. O avistamento foi no meio da Praia do Rosa, a 300 m da arrebentação.

Painel

• Pesquisa mensal do Ministério do Turismo, registrou, em junho, o melhor índice de intenção de viagem para destinos nacionais dos últimos quatro anos, em comparação com os resultados anteriores do mesmo mês. De acordo com a pesquisa, 73,3% dos entrevistados que pretendem fazer, pelo menos, uma viagem até dezembro deve optar por visitar alguma cidade turística dentro do Brasil.

• São Bento do Una, no agreste de Pernambuco, destaca-se por ser o maior produtor de ovos e frangos do Nordeste. Inspirada nessa fama da cidade e com o objetivo de divulgar seu maior potencial econômico, o município lança a 18ª edição da Corrida da Galinha, que será realizada de 27 de julho a 02 de agosto.

• Aruba será anfitriã do Atech, evento que busca unir líderes do mundo da tecnologia, startups e empreendedores, nos dias 28 e 29 de agosto. A conferência de dois dias é a primeira do tipo no Caribe e ocorrerá na capital, Oranjestad.

• Artistas do Brasil e do mundo estão em Nova Petrópolis, na serra gaúcha, até o final deste mês. O 43º Festival Internacional de Folclore prossegue com intensa programação até o dia 02 de agosto.

• O Ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, visitarão, no próximo dia 23, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”. O navio, adquirido por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás) e a Vale S.A., foi incorporado à Marinha do Brasil (MB) em março deste ano, em cerimônia ocorrida em Singapura, e chegou ao Brasil no último dia 15. O evento ocorrerá às 10h.
TAGS