PUBLICIDADE
Notícias

BNTM começa nesta quinta-feira no Centro de Eventos

00:55 | 28/05/2015
O Ceará receberá de 28 a 31 de maio a 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM), evento que tem como objetivo aproximar o trade turístico nacional e nordestino (rede hoteleira, agentes de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas) das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais para o Brasil, visando o fluxo turístico no País, em especial na região Nordeste. Ao todo, 300 buyers (investidores) de países como Argentina, Itália, Inglaterra e Portugal, se inscreveram para o bolsão de negócios que será realizado no Centro de Eventos do Ceará.

Dos buyers confirmados, 90% que demonstram interesse pelo Nordeste são estrangeiros. "O grande interesse acontece devido a alta do dólar, que torna o Nordeste um destino mais barato, além da boa repercussão da edição passada e também do atrativo particular deste ano, que é a realização da feira no estado do Ceará", destaca Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará. O público deve ser de 1.300 visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros, jornalistas e representantes do trade. A expectativa é de uma geração de negócios da ordem de R$ 200 milhões.

Para este ano, o evento terá novidades como a Arena Cultural, um espaço de 200 m² para divulgação da cultura e gastronomia do Nordeste com apresentações folclóricas e degustação da cozinha regional. Além da nova praça de eventos, a BNTM continuará com outros três espaços: Governamental, com a presença dos nove estados nordestinos; Institucional, com os estandes das operadoras, agências e empresas interessadas; e o Comercial, onde serão realizadas as rodadas de negócios. Este ano, todos os estandes serão montados com madeira ecológica.

A programação tem início às 9 horas desta quinta-feira (28) com a solenidade de abertura. Às 11 horas, haverá uma coletiva de imprensa. À noite, uma festa no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe encerra o primeiro de dia atividades. Na sexta-feira (29), serão abertas as rodadas de negócios. A programação termina com os pós tours pelas praias dos litorais Leste e Oeste durante o fim de semana. A BNTM é realizada anualmente, desde 1992, sempre em uma das capitais do Nordeste. No ano passado, foram agendadas cerca de 3.300 reuniões e encontros de negócios no evento realizado na Arena Pernambuco.


Feriado de Corpus Christi: turismo religioso em Nova Trento

Nova Trento se prepara para receber milhares de turistas e fiéis durante o feriado de Corpus Christi. Conhecida por sua colonização italiana e atrativos voltados à religiosidade como carro-chefe, a cidade que abriga o Santuário de Santa Paulina – conhecida como a primeira Santa do Brasil – está com ampla programação para o período de 4 a 7 de junho. Além de encontrar os tradicionais tapetes de serragem, procissão e missas em horários especiais, os turistas têm ainda a oportunidade de vivenciar a religiosidade nas atrações do Bondinhos Aéreos Parque Colina.

“O Parque Colina oferece uma série de atrações voltadas à religiosidade em meio à natureza, opção para os fiéis e turistas aproveitarem durante os intervalos das celebrações promovidas pelo Santuário. Em paralelo à procissão e às missas, as famílias poderão ter momentos de reflexão e fé além de conhecer melhor o legado de Santa Paulina”, convida um dos sócios diretores do Parque Colina Aristides dos Santos Júnior.

Programação Santuário especial para o Corpus Christi

O Santuário Santa Paulina irá realizar na quinta-feira, 04/06, para turistas, peregrinos e devotos às 11 horas missa especial em comemoração ao Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Após o encerramento da celebração, acontecerá a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento nos tapetes decorativos. O percurso terá início no Santuário e deve percorrer a passarela em direção à capela de Nossa Senhora de Lourdes, onde está previsto o encerramento. No período da tarde, às 15 horas será realizada mais uma missa. Na sexta-feira e sábado, as missas ocorrerão apenas às 11h 15 min e no domingo deverão acontecer às 8h, 10h, 14h e 16h.

Atrações Parque Colina

No Vígolo, bairro que concentra o Parque Colina e também o Santuário, uma das alternativas de compras é a feira ao ar livre com opções de artesanatos e presentes, e casas coloniais com produtos feitos pela própria comunidade. Na praça central, está a charmosa estação de embarque do Bonde Turístico – veículo luxuoso que remete aos antigos bondes ingleses – que proporciona um agradável passeio em torno do Santuário Santa Paulina passando pelos principais pontos que mostram a história da Santa na região. Ele também leva os passageiros até a Estação de Embarque dos bondinhos aéreos do Parque Colina.

Imperdível é a vista durante a travessia dos 440 metros nos bondinhos aéreos de fabricação suíça que interligam a Estação de Embarque com o Morro da Colina.

Na Estação Colina podem ser realizadas as trilhas ecológicas, visitação ao mirante, à estátua de bronze de Santa Paulina e ao velário. Compras, praça com a história da Santa, árvores onde são amarradas as fitinhas com pedidos e a Capela da Nossa Senhora da Paz são mais atrativos.

Um dos pontos altos da visita é o Museu de Cera Sacro – único do gênero do país. Estão expostas no museu as imagens do Santo João Paulo II e de Santa Paulina. Com riquezas de detalhes, ambientação dos cenários e curiosidades apresentadas durante a visita guiada é uma das atrações que mais tem encantando os visitantes.

Serviço - Bondinhos Aéreos Parque Colina

Horário de atendimento: das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h 30 min) de quinta a domingo.

Localização: Rua Nicolau Nicolodi, 501, Nova Trento, SC

Telefone de reservas: (48) 3267-4047

Mais informações: www.parquecolina.com.br



Marinha comemora 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

A Marinha do Brasil, representada na cidade de Fortaleza, pela Capitania dos Portos do Ceará e pela Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, anualmente, no dia 11 junho, comemoram o grande feito da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, em função histórico resumido abaixo.
A Força Naval Brasileira comandada pelo Almirante Barroso, estava fundeada no Rio Paraná próximo à Cidade de Corrientes, na noite de 10 para 11 de junho de 1865.

O plano paraguaio era surpreender os navios brasileiros na alvorada do dia 11 de junho, abordá-los e, após a vitória, rebocá-los para Humaitá.

Para aumentar o poder de fogo, a Força Naval Paraguaia, comandada pelo capitão-de-fragata Pedro Ignácio Mezza, rebocava seis chatas com canhões. A Ponta de Santa Catalina, próxima à foz do Riachuelo, foi artilhada pelos paraguaios. Havia, também, tropas de infantaria posicionadas para atirar sobre os navios brasileiros que escapassem.

No dia 11 de junho, aproximadamente às 9 horas, a Força Naval Brasileira avistou os navios paraguaios descendo o rio e se preparou para o combate. Mezza se atrasara e desistiu de iniciar a batalha com abordagem. Às 9 horas e 25 minutos, dispararam-se os primeiros tiros de artilharia. A Força Naval Paraguaia passou pela Força Naval Brasileira, ainda imobilizada, e foi se abrigar junto à foz do Riachuelo, onde ficou aguardando.

Após suspender, a Força Naval Brasileira desceu o rio, perseguindo os paraguaios, e avistou-os parados nas proximidades da foz do Riachuelo.

Desconhecendo que a margem estava artilhada, o Almirante Barroso deteve sua capitânia, a Fragata Amazonas, para cortar uma possível fuga dos paraguaios. Com sua manobra inesperada, alguns dos navios retrocederam, e a Corveta Jequitinhonha encalhou em frente às baterias de Santa Catalina. O primeiro navio da linha, a Corveta Belmonte, passou por Riachuelo separado dos outros, sofrendo o fogo concentrado do inimigo e, após passar, encalhou propositadamente, para não afundar.
Alterando a sua manobra, o Almirante Barroso, com a Fragata Amazonas, assumiu a vanguarda dos outros navios brasileiros e efetuou a passagem, combatendo a artilharia da margem, os navios e a chatas, sob a fuzilaria das tropas paraguaias que atiravam das barrancas.

Completou-se assim, aproximadamente às 12 horas, a primeira fase da Batalha. Até então, o resultado era altamente insatisfatório para o Brasil: a Corveta Belmonte fora de ação, a Corveta Jequitinhonha encalhada para sempre e a Corveta Parnaíba, com avaria no leme, sendo abordado e dominado pelo inimigo, apesar da resistência heróica dos brasileiros, como o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Marinheiro Marcílio Dias, que lutaram até a morte.

Então, o almirante Barroso decidiu regressar. Desceu o rio, fez a volta com os seis navios restantes e, logo depois, estava novamente em Riachuelo.

Tirando vantagem do porte da Fragata Amazonas, o almirante Barroso usou seu navio para abalroar e inutilizar navios paraguaios e vencer a Batalha. Quatro navios inimigos fugiram perseguidos pelos brasileiros.

Antes do pôr-do-sol de 11 de junho, a vitória era brasileira. A Esquadra Paraguaia fora praticamente aniquilada e não teria mais participação relevante no conflito. Estava, também, garantido o bloqueio que impediria que o Paraguai recebesse armamentos do exterior, inclusive os encouraçados que encomendara na Europa.

A Batalha Naval do Riachuelo foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada.

Como parte das comemorações alusivas aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil, estão programados os seguintes eventos:

1) Dia 07 de junho:
7ª Maratona Aquática de Fortaleza, alusiva aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, promovida pela Associação de Natação de Fortaleza. Local: Av. Beira Mar, nas proximidades do Clube do Náutico. Hora: 08h30 às 11h30.

2) Dia 08 e 09 de junho: Exposição no Shopping Benfica. Serão expostos banners sobre segurança do tráfego aquaviário, ingresso na Marinha, reprodução de vídeos institucionais, exposição de quadros de nós, brasões, peças navais, maquetes em miniatura de navios, distribuição de folders alusivo ao tema, bem como a presença do nosso pessoal para interagir com o público. Local: Shopping Benfica - Rua Tereza Cristina, 2304, Benfica. Hora: 09h às 22h.

3) Dia 09 de junho: Homenagem da Assembléia Legislativa à Marinha do Brasil. Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Hora: 15h.

4) Dia 10 de junho: Cerimônia cívico-militar alusiva à Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. Local: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Av. Filomeno Gomes, nº 30 – Jacarecanga. Hora: 10h.

5) No dia 14 de junho: Remada de stund up paddle e uma Regata a Vela com diversas classes de Barcos.
Local: Largada do Iate Clube de Fortaleza com o percurso ao longo da Av. Beira Mar. Hora: 09h30 às 11h30.


PAINEL

• A Abav-RN em parceria com o Instituto de Capacitação e Certificação da Abav Nacional (ICCAbav) promove o curso Planejamento Estratégico para Agências de Viagens, no período de 15 e 16 de Junho na sede da Abav-RN. O curso será ministrado pela instrutora Lúcia Ferraz. Inscrições na Abav-RN abavrn@veloxmail.com.br. Fone: (84) 3222-3125.

• A Diretora da Rossi & Zorzanello, a gramadense Marta Rossi, 1ª Dama do Turismo Nacional e responsável pelo maior Festival de Turismo do Brasil, o Festuris Gramado, recebeu o Troféu Mulher Influente, que premia as mulheres que mais se destacam por sua competência no ramo do turismo no país.

• Alinhada com o novo projeto de expansão do Grupo Flytour no país, a Flytour Travel Solution apresenta ao mercado dois novos gerentes: Gustavo Marengo, que assume em Campinas (SP) e Fábio Gontijo, responsável por Belo Horizonte (MG).
• A operadora de viagens CVC divulgará nesta quinta-feira, 28 de maio, às 14 horas, a sua Programação Completa de Viagens para o Nordeste – Temporada 2015 e 2016, que se consolida como a região turística preferida dos brasileiros em férias e que ganha, nestas Férias de Julho, a operação “Ponte Aérea CVC-Nordeste”, saindo das principais cidades do Brasil.

• Recebemos a revista Aerovisão da Força Aérea Brasileira que insere na capa uma chamada Voos sob controle. Os veículos aéreos não tripulados já têm regras para voar no Brasil.

• Aniversariantes do mes de junho: Dia 03 -Nellie Lafuente, diretora da Lafuente Turismo. Dia 29-Francisco Edmilson Rodrigues-diretor da Portugália Turismo.
TAGS