Participamos do

Abrajet-CE: 30 anos a serviço do Turismo

01:30 | Mar. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Abrajet/Ceará é uma entidade composta por jornalistas profissionais, especializados em turismo, que existe no Brasil há 50 anos e, no Ceará, desde 27 de fevereiro de 1984, data da sua criação. A entidade é presidida pelo jornalista José Carneiro Rangel. O objetivo principal da Abrajet é congregar todos os jornalistas profissionais que se dedicam à área do turismo; ser agente facilitador dos contatos entre esses profissionais e os propulsores econômicos do setor e promover melhor capacitação e relacionamento entre os que trabalham no “trade” do turismo. Também temos como objetivo promover a divulgação de todos os assuntos relacionados ao turismo do Estado e dos seus municípios ligados à área, repassando esses assuntos aos colegas abrajeteanos de todo Brasil e aos veículos de divulgação especializados que, normalmente, recebem as informações fornecidas sobre a potencialidade cearense.

Hoje a ABRAJET/Ceará tem em seus quadros 12 jornalistas profissionais, quase todos com mais de 20 anos de atuação no mercado, sendo eles José Rangel (editor do jornal Costa Oeste do Ceará e do blog José Rangel Conta), José Carlos Araújo (editor do jornal Rota do Sol), José Mário Pinto (coluna de turismo ( completa 40 anos de criação da coluna no O POVO em 10 de junho vindouro), Ivonildo Lavor (editor do blog Diário de Bordo), Antônio José Oliveira (assessor de Imprensa), Hélio Rocha Lima (assessor de Imprensa), Vicente Alencar (radialista e escritor), Augusto Oliveira (escritor), Laércio Camporalini (assessor de imprensa e editor), Inês Walrawen (assessora de Imprensa da Setur/Ceará), Silvana Frota (editora das publicações Guia de Turismo do Ceará e Revista dos Municípios) e Fenelon Gonçalves (editor da revista Trilha Turística).

Neste 2014 vários eventos serão programados para coroar o êxito da iniciativa de jornalistas profissionais que fundaram esta entidade para alavancar a divulgação Brasil afora das nossas potencialidades turísticas, hoje plenamente consagradas. Posteriormente os eventos serão detalhados.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Turismo de eventos

Turismo de eventos e negócios no Brasil tem sido um segmento rentável para o setor. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp) registrou um crescimento de 12% nos principais segmentos da indústria de viagens em 2013. Segundo o levantamento, apenas o setor hoteleiro nacional foi responsável por uma movimentação superior a R$ 2,4 bilhões, um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

Mesmo em ano de Copa do Mundo, há previsões de incremento ou de que os números se estabilizem em relação a 2013. Afinal, já que o país é o sétimo destino internacional de eventos, a Copa pode ser considerada uma nova oportunidade para divulgar junto aos turistas estrangeiros e reforçar aos nacionais o potencial das regiões para receber eventos diversos.

É a aposta da rede San Juan Hotéis, um dos participantes da Bolsa de Negócios Turísticos (BNT Mercosul) que acontece nos dias 23 e 24 de maio no Beto Carrero World em Santa Catarina. “Nossa expectativa para a Copa e Olimpíadas é que venham agregar mais valor ao turismo nacional como um todo. Acreditamos que muitas pessoas que virão assistir aos jogos também estarão em busca de novas oportunidades de negócios”, explica a gerente nacional de vendas Josy Ribeiro.
A rede possui sete hotéis localizados em São Paulo e Paraná onde circulam cerca de 20 mil hóspedes por mês. Em cidades como São Paulo e Curitiba - com grande potencial para o turismo de negócios - cerca de 40% da ocupação dos quartos é feita por executivos. “Crescemos 10% em 2013 em relação ao ano anterior e queremos aproveitar que o mercado está movimentado por conta dos megaeventos esportivos para buscar números ainda melhores”, comenta a gerente.


Salão Paranaense de Turismo

Entre os dias 13 e 15 de março, acontecerá em Curitiba, o 20º Salão Paranaense de Turismo, evento voltado aos profissionais de Turismo de todo o país. Quem tiver interesse em participar do evento poderá se inscrever na caravana, que sai de Joinville dia 15/03, retornando dia 16/03, com transporte e hospedagem gratuitos. As inscrições são gratuitas para agentes de viagens. Profissionais do trade pagam uma taxa de R$ 30 no dia do evento. Contatos com Conceição, da Cia do Turismo, pelo e-mail ciadoturismo@gmail.com.


Intercâmbio na África do Sul

A professora Catarina Marino realizou uma viagem técnica na África do Sul. Visitou 18 escolas membro da South Africa Education. Ela declarou que “é muito importante conhecer o destino, mas a escola é primordial para meu trabalho de intercâmbio.O conhecimento é fundamental para trabalhar com educação internacional já que estamos no mercado há 37 anos. Adorei o convite da Belta para participar desta viagem cultural como membro da entidade. Catarina prestou as seguintes informações:

A África do Sul consiste de 9 belas províncias e sua superfície pode ser comparada ao tamanho de duas Franças ou de cinco Inglaterras. A Western Cape é a quarta maior província e tem uma grande variedade de cenários de tirar o fôlego. É um lugar de muitas culturas e cores, com muito para ver e fazer, desde maravilhosas praias, vilas de pescadores e cidades históricas, até grandes lagos, montanhas e florestas.
A Cidade do Cabo é mais conhecida pela famosa Table Mountain com suas torres sobre a cidade, de onde é possível apreciar uma vista espetacular da cidade. Não é sem razão que a Cidade do Cabo é considerada uma das mais lindas do mundo. Há nela uma interessante mistura de estilos arquitetônicos refletindo as culturas e tradições de muitos povos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Língua

A África do Sul adota 12 línguas oficiais. Na Cidade do Cabo você encontrará as línguas dominantes, depois do Inglês, que são as Afrikaans e Xhosa. Elas são as línguas mais disseminadas e faladas.

Fuso horário

Não há diferença de fuso horário na África do Sul. Não é adotado o sistema de horário de verão. O tempo considerado é GMT%2b2.

Câmbio e Moeda

Você precisará do seu passaporte para descontar cartões ou cheques de viagens. Há vários Bureaus de Change (como o Thomas Cook, Rennie) em várias áreas da cidade. A moeda da África do Sul é a Rand Sul Africana(ZAR).

Caixas Eletrônicos (ATM- Automatic Teller Machine)

A maioria dos cartões de crédito Visa & MasterCard é aceita nos hotéis, lojas e restaurantes, e numa escala menor, o American Express.

Os caixas eletrônicos 24h são facilmente encontrados na Cidade do Cabo. Entretanto, aconselhamos que você utilize destes caixas dentro de bancos ou em shoppings. Estas máquinas também aceitam os cartões de débito Maestro, Cirrus e Visa Electron. Se seu cartão estragar ou for retido pelo caixa eletrônico, por favor, cancele-o imediatamente, pois os bancos locais não retornarão cartões bancários estrangeiros.


Imposto sobre valor agregado (IVA)/ Reembolso

A África do Sul adotou o sistema de Imposto sobre Valor Agregado, de 14%, em compras e serviços. Como visitante estrangeiro, você pode recuperar o seu IVA em compras acima de R250. Isso pode ser feito no escritório do IVA no aeroporto antes do check-in, no momento da partida. Reserve algum tempo para fazer isso - você vai precisar de suas notas fiscais originais, o seu passaporte,o formulário específico preenchido e ter os bens que você comprou disponíveis para inspeção.

Você pode economizar tempo no aeroporto, classificando a sua papelada no escritório de Reembolso do IVA na Cidade do Cabo,no Centro de Informações Turísticas.

1. V&A Waterfront: aberto diariamente das 09 às 21h-Tel: 021 405 4500;

2. Cape Town Tourism (City Centre): aberto de segunda a sexta feira das 08 às 13h. Tel: 021 426 4260.


Meter Taxi

O custo do Meter Taxi é de cerca de 10 rand por km. É só se organizar e telefonar pedindo um táxi, quando precisar. Utilize os meter taxis depois das 19h, já que os ônibus públicos e a maioria dos miniônibus param de operar depois deste horário.


Você pode contatar a Marine Taxis:

Eles cobram cerca de R 35 para o centro da cidade. Pergunte pelas tarifas.


O tempo e as estações


O longo verão acontece de outubro até março. A Cidade do Cabo tem um clima Mediterrâneo, com pouca chuva no verão e na maioria do inverno. A primavera é geralmente entre setembro e outubro, e o outono entre abril e maio. Os dias são geralmente agradáveis entre as estações, com pouco vento.

O inverno na Cidade do Cabo (de Junho a Agosto) é conhecido como a estação verde e é frequente ter dias perfeitos ou mesmo semanas. As temperaturas podem chegar a 26ºC (80ºF) ou mais. As férias de verão sul-africanas (geralmente a partir da primeira semana de dezembro a meados de janeiro) e a Páscoa são os períodos de pico para os visitantes.


Orientando-se

Cape Town está situada no ponto sul ocidental da África. Quando a Table Mountain estiver atrás de você e o porto estiver na sua frente, você está olhando para o norte. Nas encostas orientais da cordilheira da Table Mountain, encontramos os Southern Suburbs, enquanto nas encostas ocidentais temos a Costa Atlântica. Ambos estão ao centro-sul da Cidade do Cabo, e você pode tomar a rota ao sul para Cape Point. Ao leste da Cidade do Cabo está o aeroporto de Cape Flats. O N1 dirige-se para as terras do vinho, através das montanhas para o Karoo e destinos ao norte (Joanesburgo). O N2 dirige-se para o leste, passando pelo aeroporto em direção a Somerset West, a Garden Route e a Hermanus / Overberg.


Proteção e Segurança

O Distrito Central da Cidade do Cabo (CBD) e os grandes centros de comércio têm tido preocupações consideráveis na tentativa de proteger os turistas contra o crime. Atividades de monitoramento das câmeras de vigilância e os guardas da segurança estão em constante vigia nos grandes shopping centers. No entanto, os turistas devem tomar as precauções necessárias, como fariam em qualquer grande cidade. Evite carregar grandes somas de dinheiro, cuide das câmeras fotográficas ou de vídeo, não deixe seus pertences sem vigilância e, de modo geral, peça conselhos sobre os locais onde ir depois de escurecer.

Crianças e mendigos podem se aproximar de você para uma esmola. Não dê dinheiro para as crianças de rua e mendigos, se você quiser ajudar, é melhor dar comida a eles. O sol sul-africano pode ser extremamente forte, então, tenha cuidado e use protetor solar. Leve sempre com você alguma forma de identificação.

[FOTO1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promoções de Generais Cearenses

As promoções de oficiais generais que serão efetivadas no Exército, em 31 de março próximo envolvendo "gente nossa" (cearenses), atingirão os seguintes postos: a General de Divisão (3 estrelas) e cargos que ocuparão:

- Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio (Fortaleza) - Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (Brasília-DF);

- Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Iguatu) - Comandante da 12ª Região Militar (Manaus-AM);

- José Luiz Jaborandy Rodrigues (Fortaleza) - Chefe da Assessoria do Departamento Geral do Pessoal (Brasília-DF);

A General de Brigada (2 estrelas) e cargo que ocupará:

- Antônio César Alves Rocha (Fortaleza) - Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte (Belém-PA)

Embora não tenha nascido em Fortaleza, e sim no Rio de Janeiro, durante um curso que o seu pai, General de Brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto (Fortaleza), já falecido, realizava na ocasião, será promovido a General de Exército (4 estrelas) o atual General de Divisão Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que ocupará o destacado cargo de Comandante Militar da Amazônia (Manaus-AM). Já estava em Manaus no Comando da 12ª Região Militar.

Segundo o general Júlio Campos de Oliveira, em 31 de março de 2014, vivenciaremos um inédito fato histórico: o general Theophilo será o primeiro aluno oriundo do Colégio Militar de Fortaleza a atingir o mais elevado posto do Exército Brasileiro - o de General de Exército.

Aliás o primeiro aluno oriundo do Colégio Militar de Fortaleza a atingir o generalato (General de Brigada) em 25 de novembro de 1998, foi o atual General de Divisão (da Reserva) Júlio Lima Verde Campos de Oliveira (Fortaleza).

Um outro fato interessante é a designação do General de Divisão José Luiz Jaborandy Junior (Fortaleza) para o destacado cargo de Comandante da Força de Paz da ONU no HAITI, cargo que assumirá em curto prazo.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAINEL

• A Câmara Brasil Portugal no Ceará irá realizar um café da manhã de boas-vindas aos novos sócios da instituição. O evento se realizará no dia 11 de março, às 8h, no Hotel Sonata de Iracema.

• Recentemente desmembrada, a Comissão de Turismo e Esportes da Câmara Federal, separando o Turismo dos Esportes, elegeu seus novos titulares, durante reunião realizada no dia 26 fevereiro, na Sala das Comissões da Câmara dos Deputados, com mandato durante o ano de 2014.

• Nelson de Abreu Pinto, Presidente da Confederação Nacional de Turismo está exultante: "uma demanda antiga da CNTur, virou realidade". O deputado gaúcho Renato Molling é o novo presidente da Comissão de Turismo (CTUR), tendo como vices os deputados Vilalba (PP-PE) e Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB/PE).

• Portugal, Itália, França e Espanha já confirmaram presença na ABAV-Expo Internacional de Turismo para 2014 e devem ocupar, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (Brasil), um espaço de 10 mil metros quadrados, reservado exclusivamente aos destinos do Velho Continente.

• Lançamento oficial do Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo (Fiacult) acontecerá no dia 09 de abril, no Teatro Dom Pedro II, em Ribeirão Preto/SP. Premiará os melhores filmes de turismo nacionais e internacionais em 22 categorias.

• O grupo catalão SERHS, divulgará novidades dos seus hotéis no Rio Grande do Norte, SERHS Natal Grand hotel e SERHS Villas da Pipa Hotel, no 20º Workshop & Trade Show CVC, que será realizado nos dias 19 e 20 de março, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

• Skal ladies aniversariantes este de mês de março: Dia 03/03- Daniela Rolim Medeiros. Dia 7/03 -Nara Maria Arruda. Dia 20-03 Erideia Pinto.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente