PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Retrospetiva tech: relembre os principais fatos que marcaram 2018

Lançamentos, descobertas e vazamentos, ficaram entre os assuntos mais importantes do ano no mundo da tecnologia

28/12/2018 16:24:00
NULL
NULL (Foto: )
[FOTO1]
Janeiro


CES 2018
A maior feira de tecnologia do mundo abriu o calendário de eventos em 2018. De 9 a 12 de janeiro a CES movimentou uma série de lançamentos e inovações. Destaque para a The Wall,  a super TV gigante com 146 polegadas apresentada pela Samsung. O segundo do dia do evento ficou marcado, a internet não perdoou uma queda de energia que deixou a nata da tecnologia mundial as escuras por algumas horas.

Reformulações no Facebook
O ano começou com mudanças na rede social. Empenhado em aproximar pessoas e fortalecer relacionamentos, o Facebook decidiu priorizar no topo do feed de notícias publicações de familiares e amigos. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, anunciou a novidade no dia 11 de janeiro. A mudança causou polêmica envolvendo produtores de conteúdos, que viram o direcionamento de tráfego de suas páginas diminuir.

WhatsApp Business
Empreendedores e micro empresários ganharam em 2018 uma novo canal de comunicação para os seus negócios. Em 18 de Janeiro o WhatsApp Business foi disponibilizado para o público brasileiro. Desenvolvido para melhorar a experiência empresarial no aplicativo, o serviço é focado em facilitar o relacionamento de empresas com os seus clientes. Entre os recursos estão; respostas automáticas, que podem apresentar o negócio ao cliente, criação de um perfil empresarial, levar informações relevantes, além de métricas e estatísticas. Até o momento o aplicativo está disponível apenas para o sistema Android.

Fevereiro

Lançamento do Falcon Heavy
61 anos após a primeira missão espacial, a Space X, empresa americana de tecnologia, conseguiu dar um passo rumo a primeira missão tripulada a marte. No dia 6 de fevereiro a companhia realizou o lançamento do Falcon Heavy, o foguete mais potente do mundo. Em fase de testes, a primeira viagem chamou atenção por levar um automóvel, o Tesla Roadster, até a órbita de marte, e tudo isso ao som de “Space Oddity” do cantor David Bowie. A empreitada foi transmitida ao vivo na internet. Um dos momentos mais marcantes do feito foi o retorno e pouso de 2 dos 3 propulsores utilizados no lançamento. As duas peças aterrissaram perfeitamente na vertical, gerando uma imagem digna de filmes de ficção científica. Segundo informações da Space X, o veículo tinha como prazo 6 meses para chegar ao redor do planeta. No início de novembro o automóvel alcançou seu destino e ainda segue em órbita do sistema solar.

Código fonte do IOS vaza na internet
Considerado um dos maiores vazamentos de sua história, a Apple viu seu futuro correr risco com o vazamento de parte do código fonte do sistema operacional IOS, presente em todos os aparelhos da marca. A companhia se pronunciou reconhecendo a veracidade do caso no dia 7 de fevereiro. A parte conhecida como iBoot, responsável por iniciar o sistema, foi vazada e ficou disponível em um fórum no GitHub. O vazamento representou na época um risco a todos os clientes da empresa.

Uber chega a 1 bilhão de viagens no Brasil
Após 4 anos em atividade no Brasil, a Uber chegou ao número de 1 bilhão de viagens no país. A marca foi alcançada no dia 20 de fevereiro de 2018, quando 45 viagens foram iniciadas simultaneamente às 16:00:40. As viagens aconteceram em 32 cidades de 15 Estados, em municípios como São Paulo, Macaé, Goiânia, Itajaí e Fortaleza. No Ceará o trajeto que completou a viagem 1 bilhão da companhia aconteceu entre os bairros Messejana e Maraponga.

Março

Senado aprova projeto que criminaliza vingança sexual
A vingança sexual envolvendo a divulgação de imagens íntimas na internet é cada vez mais comum. O caso pode acontecer após desavenças ou o término de um relacionamento. Geralmente as principais vítimas são as mulheres, que tem sua intimidade violada com a exposição de vídeos e fotos nas redes sociais. No dia 7 de março, o Senado aprovou o projeto de lei que torna crime este tipo de prática, cometido contra pessoas de ambos os sexos. A divulgação deste tipo de material pode resultar em pena de 2 a 4 anos de prisão, segundo o projeto de lei. Até o momento a medida foi encaminhada à Câmara dos Deputados e aguarda sanção presidencial para ser aprovada como lei.

Lei regulamenta aplicativos de transporte no Brasil

Março foi um mês decisivo para os aplicativos de transporte no Brasil. Serviços como; Uber, 99 POP e Cabify, foram regulamentados pelo então presidente Michel Temer. Com a regulamentação dos serviços ficou dispensado a autorização prévia emitida pelo poder público municipal para o motorista de aplicativo nos municípios em que não havia regulamentação. A lei sancionada em 26 de março prevê algumas regras; exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), além da necessidade de inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Samsung lança Galaxy S9 no Brasil
Prometendo um novo conceito de câmera reimaginada, a Samsung apresentou ao público brasileiro no dia 27 de março, o Galaxy S9. A lente do aparelho apresenta um novo recurso, que assim como o olho humano, se adapta  automaticamente de acordo com a luminosidade apresentada no ambiente.

Abril

Zuckerberg depõe no Senado Americano
87 milhões de usuários do Facebook tiveram seus dados explorados pela Cambridge Analytica, empresa de análise de dados. Através de um teste psicológico bastante compartilhado na rede social, informações de usuários eram coletadas e utilizadas a serviço de campanhas políticas, como a do então presidente americano Donald Trump. Meses após a descoberta do caso, o Senado americano convocou o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para depor sobre o vazamento. No dia 10 de abril Zuckerberg encarou de frente senadores americanos e admitiu erros de sua parte, também falou sobre as medidas de proteção que o Facebook passou a adotar em sua página. A audiência com o principal nome do Facebook chamou a atenção do mundo, tornado-se um marco em 2018.

God of War - Be a Warrior é lançado
Eleito como o melhor jogo do ano pela Game Awards 2018, a nova versão da saga God of War foi lançado em 12 de abril, recontando a história do guerreiro nórdico Kratos, agora acompanhado do seu filho Atreus. O título também foi premiado em mais duas categorias, melhor roteiro e melhor jogo de ação.

CNH Digital é disponibilizada em todo o Brasil
Inicialmente disponíveis somente para alguns estados, a versão digital da carteira nacional de habilitação passou a valer em todo o território nacional no mês de abril. Apesar de validada, a procura pela novidade tem sido baixa. Atualmente o Brasil tem cerca de 500 mil usuários. Até julho somente 0,36% dos motoristas passaram a utilizar a CNH digital.

Maio

Instagram permite compartilhar publicações do feed em suas histórias
Uma série de mudanças chegaram ao Instagram em 2018, entre elas um recurso que permite compartilhar nas suas histórias publicações de contas públicas. A novidade foi disponibilizada para o Brasil em 17 de maio e agradou aos usuários que curtem divulgar a postagem de novas fotos. Ao compartilhar a publicação em sua história, automáticamente é incluído créditos que informar o perfil que realizou aquela postagem. Atualmente o recurso também é bastante utilizado por contas comerciais que buscam divulgar seus produtos.

Greve dos Caminhoneiro teve início através de grupos no WhatsApp
A greve de caminhoneiros mais longa da história do Brasil durou cerca de 10 dias e paralisou diversas rodovias por todo o país. Mobilizados através de grupos no WhatsApp, a categoria conseguiu reunir dia após dia cada vez mais pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Governo de Havard, o movimento foi a maior mobilização mundial já feita pelo WhatsApp. Os rotineiros deslocamentos enfrentados pelos caminhoneiros facilitaram a interação entre a categoria, a troca de números entre os profissionais e a grande quantidade de grupos ajudou a distribuição de informação, assim como a convocação para a greve.

One Plus 6 é lançado
Considerado o matador de flagships, o One Plus 6 foi um dos lançamentos mais aguardados do primeiro semestre. Antes mesmo de ser apresentado o smartphone chamou atenção devido a uma foto tirada com sua câmera estampar a capa da revista Vouge Índia. Com ficha técnica de um top de linha, o aparelho atingiu a marca de 1 milhão de vendas em 22 dias.

Junho

Fim da neutralidade da rede nos EUA
Após muitas discussões e assembléias, a segunda-feira 11 de junho, marcou o fim da neutralidade da rede nos Estados Unidos. Com o aval do governo Donald Trump, a Comissão Federal de Comunicações sancionou ainda em 2017 a medida, que passou a valer apenas este ano. A mudança favorece as operadoras e provedores de internet, pois com o fim da neutralidade da rede todos os conteúdo da internet serão tratados de forma diferente. Exemplo; você como usuário paga um pacote de internet e pode acessar qualquer tipo de conteúdo independente do formato, seja vídeo, áudio ou textos. Atualmente o seu plano não te cobra diferente dependendo do conteúdo. Com o fim da neutralidade os conteúdos acessados passam a ser tratados como diferente, por tanto é possível que uma empresa ofereça pacotes para cada tipo de conteúdo. Exemplo; você poderá adquirir pacotes separados de internet, redes sociais, vídeos e serviços de streaming. A medida recebeu críticas e foi vista como um primeiro passo para que operadoras de outros cantos no mundo organizem movimentos semelhantes.

Árbitro de vídeo é utilizado pela primeira vez em uma Copa do Mundo
Sem espaço para erros e interpretações duvidosas, o árbitro assistente de vídeo (VAR) encerrou de uma vez por todas as polêmicas no futebol. A Copa do Mundo da Rússia trouxe para o mundo a novidade que pretende ajudar os responsáveis pelo apito dentro de campo e alterar a forma de torcer nas arquibancadas. Em 16 de junho a partida entre França x Austrália teve a primeira intervenção do VAR na história das copas. Aos 8 minutos do segundo tempo o francês Griezmann reclamou de pênalti ao ser tocado pelo zagueiro australiano Risdon. O árbitro Andrés Cunha não viu falta na jogada e pediu que o lance seguisse, até ser alertado em seu ponto eletrônico para avaliar o lance. Ao conferir a jogada na tela do VAR, Cunha voltou atrás de sua decisão e marcou pênalti no atacante da França.

Boatos compartilhados no WhatsApp causam agressões na Índia
2018 provou o potencial destrutivo do WhatsApp caso seja utilizado com más intenções. Prova disso foi uma série de ataques ocorridos na Índia que levaram a morte de mais de 25 pessoas. O caso levou a empresa a tomar medidas de segurança envolvendo o aplicativo de mensagens. Tudo começou devido a boatos e falsas correntes envolvendo o sequestro de crianças no país, caso até então não comprovado pelas autoridades indianas, mas que levou a uma onda de linchamentos. As mensagens compartilhadas diziam que sequestradores estariam utilizando sedativos e sprays para raptar crianças e que tais pessoas falavam língua bengalês ou malaiala. Pessoas comuns que se encaixavam na descrição do boatos foram confundidas com possíveis sequestradores e sofreram agressões. O Governo da Índia pediu a ajuda do WhatsApp para conter o problema.
 
Julho

Vendas de computadores crescem pela primeira vez em 6 anos
Em tempos de smartphone, tablets, kindles e outros diversos gadgets bastante utilizados no dia a dia, o bom e velho desktop resiste. O segundo trimestre de 2018 trouxe boas perspectivas para as empresas fabricantes de computadores, pela primeira vez em 6 anos a venda desses aparelhos cresceu. Os dados de crescimento foram analisados pelas empresas Gartner e IDC, que indicaram um crescimento entre 1,4% e 2,7%. As companhias que mais lucraram na ocasião com o crescimento das vendas foram Lenovo e HP.

Instagram lança adesivo de perguntas para storys
Julho também tentou aproximar os usuários do Instagram. No dia 10 daquele mês a empresa anunciou o até então novo adesivo “Faça uma Pergunta”, que permitiu aos usuários criarem uma seção de perguntas e respostas com seus seguidores.

Momo assusta usuários do WhatsApp
Ganhando status de lenda urbana, a “Momo do WhatsApp” foi um dos assuntos virais do primeiro semestre deste ano. A personagem misteriosa aterrorizou várias pessoas ao redor do mundo através do aplicativo de mensagens. Mas afinal, o que faz a momo? segundo a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos do Estado de Tabasco, no México, usuários do país relataram ter recebido imagens violentas de um número desconhecido e que trazia a foto e o nome da personagem. Números de diversos países entraram na onda na tentativa de reproduzir a “brincadeira”. A Polícia Nacional da Espanha chegou a emitir um alerta pedindo que internautas ignorasse possíveis desafios propostos e não enviasse informações pessoais através do WhatsApp para perfis desconhecidos.

Agosto

Android P é lançado oficialmente
Agosto reservou a chegada da versão mais recente do sistema operacional Android. No dia 6 o robozinho da marca surgiu mais uma vez para apresentar o Android 9.0 Pie, codinome que me inglês significa torta. O sistema trouxe como novidade a possibilidade de navegação por gestos, onde a usabilidade torna-se mais simples e prática.

Lei de proteção de dados é sancionada no Brasil
O presidente Michel Temer sancionou em 15 de agosto a Lei 13.709 de 2018, que visa impor regras a proteção de informações pessoais. A medida passa a valer somente em 2020 e determina que empresas e órgãos públicos só poderão coletar e utilizar dados como; nome, endereço, e-mail, idade, estado civíl e patrimonial, além de muitos outros com o consentimento da pessoa. “A norma visa garantir mais transparência na coleta, processamento e compartilhamento dos dados dos indivíduos, inclusive em meio digital”, explica o texto.

Samsung lança o Galaxy Note 9
Com a missão de mudar a imagem da linha Galaxy Note após os problemas enfrentados pelas versões anteriores, a Samsung apresentou no dia 9 de agosto o Galaxy Note 9, modelo topo de linha da empresa. No dia 30 do mesmo mês foi a vez do aparelho ser lançado no Brasil. Trazendo uma série de novidades, o phablet, termo adotado para dispositivos móveis que reúne recursos de smartphone e tablet, ganhou destaque pela sua série de recursos que utilizam inteligência artificial, além de sua bateria com maior capacidade. Bateria está que agora trouxe um novo recurso de resfriamento de bateria, que visa evitar o superaquecimento do sistema.

Setembro

Apple apresenta nova linha de smartphones
A cada ano setembro é o mês mais aguardado para os fãs da Apple. Tudo porque essa é a época em que a empresa apresenta ao público seus novos aparelhos. O mundo aguardou ansioso pelo dia 12, quando a gigante de Cupertino lançou 3 novos smartphones; iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR.

Google completa 20 anos
Em setembro a maior empresa de tecnologia do mundo comemorou 20 anos. Larry Page e Sergey Brin, fundaram o Google no fundo de uma garagem na Califórnia. A empresa transformou a busca por informações e o projeto dos dois acadêmicos tomou proporções mundiais. Hoje os negócios do buscador se expandiram para diversos produtos, tornado a marca referência em serviços digitais.

Fifa 19
Completando a série de lançamentos de setembro, o FIFA 19 foi disponibilizado oficialmente no dia 28 de setembro para os consoles PS4, Xbox One, Nintendo Switch, além de uma versão para PC. A nova edição do game trouxe uma série de novidades em sua jogabilidade, incluindo novos dribles e movimentações dos jogadores.

Outubro

Red Dead Redemption é lançado
8 anos após apresentar a história do fora da lei John Marston ao mundo, a Rockstar Games levou os fãs de Red Dead Redemption a loucura com a nova versão do game. Sem dúvidas o lançamento estava entre os mais aguardados de 2018. A expectativa foi resumida em vendas e o título chegou às lojas batendo recordes de comercialização. Lançado em 26 de outubro, o game arrecadou US$ 725 milhões de dólares durante o primeiro fim de semana de vendas.

Elon Musk deixa a presidência da TESLA
O mercado tecnológico sofreu um forte abalo em outubro de 2018. O embrólio envolvendo Elon Musk, fundador da Tesla, e acusações envolvendo manipulações de mercado, levou ao afastamento de Musk da presidência da empresa. Tudo começou com declarações no Twitter, onde o guru da tecnologia anunciou que fecharia o capital da empresa. A informação fez com que as ações da empresa crescessem 11%, porém alguns dias depois o próprio Musk desistiu da ideia. Investidores entraram com processo contra o ex-presidente alegando que teriam sido ludibriados. Para evitar possíveis processos decorrentes do caso, a agência reguladora americana do setor financeiro estipulou uma multa de 20 milhões de dólares e o afastamento do magnata por 3 anos.

WhatsApp tem protagonismo nas eleições brasileiras de 2018
O WhatsApp roubou a cena nas eleições deste ano. A influência do aplicativo na campanha eleitoral gerou debates e questionamentos sobre seus limites legais. A proporção tomada pelo compartilhamento de notícias falsas fez com que o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) tomasse medidas visando a proteção do pleito. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, um esquema ilegal de envio de mensagens em massa através do aplicativo foi bancado por empresários e favoreceu a campanha de Jair Bolsonaro (PSL). Após as denúncias o WhatsApp notificou empresas que possam ter utilizado base de usuários fornecidos por terceiros para o envio de mensagens, a prática é ilegal.

Novembro

Bill Gates apresenta vaso sanitário que não utiliza água

Buscando soluções para a crise mundial de saneamento, o fundador da Microsoft, Bill Gates, apresentou ao mundo no dia 7 de novembro, um vaso sanitário que não utiliza água, muito menos qualquer sistema de depuração. O objetivo é transformar os resíduos humanos em adubos e preservar a natureza. A novidade foi apresentada em Pequim, durante uma exposição de tecnologia que envolve soluções de saneamento. Algumas das inovações mostradas na feira já estão sendo testadas na cidade sul-africana de Durban.

Sonda pousa em Marte
Após 7 meses de viagem a sonda Mars InSight chega ao planeta vermelho. Essa é a oitava vez que a NASA consegue enviar um veículo não tripulado para estudar o solo e a superfície de marte. No dia  26 o objeto adentrou a atmosfera do planeta e conseguiu realizar seu pouso, sua missão será captar terremotos e verificar o funcionamento do planeta.

Dezembro

E-mails vazados complicam Facebook

Mais uma vez o Facebook foi colocado contra a parede e se viu diante de mais uma polêmica. Desta vez um comitê do Parlamento Britânico que investiga a rede social a respeito de práticas ilegais, divulgou 250 páginas de documentos e e-mails internos trocados por funcionários da empresa entre 2012 e 2015. O material revelou que o Facebook utilizou uma série de dados coletados de seus usuários para beneficiar parceiros e prejudicar rivais. Segundo informações do The New York Times, duas das empresas "parceiras" que tiveram acesso especial aos dados dos usuários do Facebook foram; Airbnb e Netflix.

Prefeitos do Ceará tem WhatsApp clonado

De acordo com apuração do O POVO pelo menos cinco prefeitos do Ceará tiveram os números dos telefones celulares clonados por bandidos que atuam no interior do Estado. O golpe rendeu prejuízos as prefeituras de Camocim, Reriutaba, Hidrolândia, Crato e Ubajara. Para executar a fraude os bandidos se aproveitaram de uma falha no sistema de identificação das operadoras, e partir disso passaram a utilizar chips novos para solicitar o resgate de um número. Com informações pessoais das vítimas, os criminosos realizaram a solicitação e clonaram os números, se passando pelos verdadeiros donos da linha para extorquir parentes e pessoas próximas.

WhatsApp restringe limite de encaminhamento

O WhatsApp está jogando cada vez mais pesado no combate a desinformação e a propagação de notícias falsas. Segundo informação do WABetaInfo, portal especializado no aplicativo, a empresa vai restringir ainda mais o encaminhamento de mensagens em sua plataforma. O número que já foi de até 200 contatos, caiu para 20 ainda este ano e agora será de apenas 5 contatos.
 

TAGS