PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Há 22 anos, Gilberto Gil realizava a primeira transmissão via streaming do Brasil

A música "Pela Internet" homenageou o samba "Pelo Telefone", escrito por Noel Rosa no ano de 1917

14/12/2018 14:29:00
NULL
NULL (Foto: )
[FOTO1]
Muito antes da Netflix, Amazon Prime Video e HBO Go existirem e tornarem-se populares, um nome foi responsável por apresentar o serviço de streaming ao Brasil. Em 14 de dezembro de 1996, o cantor e compositor baiano Gilberto Gil realizava a primeira transmissão via streaming do País para lançar a canção "Pela Internet". O ousado projeto à época contou com a parceria da IBM e Embratel, responsáveis pela viabilidade do projeto. Hoje, 22 anos depois, a assessoria do músico fez questão de relembrar o fato histórico através do perfil de Gil no Twitter.

[VIDEO1]
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a transmissão aconteceu às 17h daquele dia, diretamente da sede da IBM, no Rio de Janeiro. As imagens foram transmitidas no site oficial do cantor. O diretor de marketing da IBM Brasil, Mauro Segura, foi um dos profissionais que encabeçaram o projeto. Em seu site, Mauro narra a experiência de realizar a transmissão da música via streaming.

"Até aquele dia, transmissão ao vivo era somente por rádio e TV. Foi um dia mágico, registrado pela imprensa em geral como um acontecimento musical e da tecnologia brasileira. A música “Pela Internet” se tornou um sucesso nos anos seguintes", revela Segura.
[SAIBAMAIS]
Para colocar a transmissão no ar, as equipes responsáveis pelo projeto trabalharam por meses e utilizaram um circuito TCP/IP dedicado e linkado diretamente com a Embratel e a sede da IBM, onde evento seria realizado. O software utilizado foi o IBM Bamba. 

Acompanhe o resultado da primeira transmissão via internet no Brasil
[VIDEO2]



TAGS