Saiba como denunciar fake news no Facebook e WhatsApp
PUBLICIDADE
Notícias


Saiba como denunciar fake news no Facebook e WhatsApp

Acompanhe o passo a passo para denunciar notícias falsas

17:24 | 16/10/2018
NULL
NULL
[FOTO1]
Há pouco mais de duas semanas para o 2º turno das eleições presidenciais, o combate as fake news tem se intensificado. O Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) tem retirado do ar publicações de redes sociais envolvendo inverdades sobre o pleito. Mesmo com toda a movimentação na reta final da corrida eleitoral, os usuários também podem contribuir denunciado qualquer tipo de notícia falsa.
 
[SAIBAMAIS]A coluna Tecnosfera traz para você um passo a passo sobre como denunciar uma notícia falsa, tanto no Facebook como no WhatsApp. As duas redes sociais já lançaram uma série de medidas buscando combater a divulgação de conteúdos falsos em suas plataformas. O WhatsApp por exemplo, limitou o número de compartilhamento de mensagens, antes o usuário poderia encaminhar uma mensagem para mais de 200 contatos. Com a mudança o limite de compartilhamento mudou para apenas 20 pessoas.

Enquanto isso, o Facebook tem se esforçado para não repetir os erros cometidos nos últimos anos e que influenciaram na eleição do presidente americano Donald Trump. Na época os dados de usuários da rede social foram expostos na internet e serviram para impulsionar publicações direcionadas a favor do candidato. O CEO da empresa, Marck Zuckerberg se comprometeu com a lisura das eleições brasileiras e lançou uma série de medidas visando combater notícias falsas.
 
Acompanhe o passo a passo de como denunciar uma Fake News
 
Facebook
[FOTO10]
Para denunciar uma notícia falsa no Facebook, primeiramente você deve clicar nos três pontinhos no canto superior direito da publicação. Ao clicar busque a opção, "dar feedback sobre essa publicação". Ao seguir esse segundo passo, uma paínel com diversas classificações de conteúdos serão abertas. Selecione o ícone "notícia falsa" e clique em enviar. 
 
Logo em seguida surgirá a mensagem; "seu feedback ajuda nosso sistema a saber quando algo não está certo".
 
WhatsApp
[FOTO11]
O aplicativo de mensagem instantanea é um dos mais utilizados para propagar fake news. Os usuários do sistema Android podem denunciar notícias falsas clicando nos três pontinhos no canto superior direito. Logo em seguida o usuário deve clicar no último ícone, "mais".
 
Após esse passo surgirá mais opções, o usuário deve clilcar na primeira; "denunciar". Ao denunciar, o usuário que compartilhou o conteúdo será bloqueado e as mensagens apagadas. Caso mais pessoas também denunciem este usuário sua conta pode ser banida da plataforma.
 
Para os usuários do sistema IOS, basta clicar no número ou nome do contato e ir  até a última opção; "denunciar contato". O procedimento é o mesmo do sistema Android.
TAGS