Participamos do

TSE pretende disponibilizar código fonte da urna eletrônica na internet

Partes do códigos que compõem o sistema serão disponibilizados para que usuários possam entender melhor o seu funcionamento
14:48 | Set. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Pela primeira vez o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) vai disponibilizar o código fonte das urnas eletrônicas na internet. A informação foi confirmada por Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do TSE, na última quarta-feira 19, em um evento de segurança da informação realizado na cidade de São Paulo.

O objetivo da ideia é fazer com que as pessoas entendam melhor o funcionamento das urnas. Mesmo sendo confirmado por Coimbra, ainda não há informações de quando o órgão irá disponibilizar o código fonte na internet. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a expectativa é que a liberação aconteça antes da próxima eleição.

As urnas eletrônicas executam programas computadorizados e para isso utilizam um conjunto de palavras e códigos, que explicam o funcionamento do sistema. Todos os processos indicados só funcionam nas urnas eletrônicas, portanto o código servirá apenas para análises.

A viabilidade desta ação ainda não está totalmente definida, porém o TSE trabalha para isso. O órgão estuda montar uma equipe para dar suporte a possíveis dúvidas sobre a verificação do sistema. “A gente está na fase inicial de analisar a viabilidade. Estamos trabalhando para permitir isso”, explicou Coimbra.
 
Disponibilidade de códigos fontes

A prática de disponibilizar o código fonte de máquinas e sistema é comum no mundo da tecnologia. Apple, Samsung, Google e outras diversas empresas têm o hábito de disponibilizar essas informações para programadores e desenvolvedores.

Através disso é possível ter feedbacks e dicas para a realização de melhorias no sistema, além de manter os usuários mais informados sobre o seu funcionamento.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente