Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Eleições 2018: links de pesquisas do Ibope e Datafolha compartilhados no WhatsApp são falsos

Institutos negam qualquer tipo de pesquisa realizada online; links podem conter vírus
14:03 | Set. 24, 2018
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Mais um golpe está em circulação no WhatsApp, dessa vez a fraude utiliza uma falsa pesquisa eleitoral. Em mensagens compartilhadas no aplicativo os usuários são convidados a clicar em um link para participar de uma suposta pesquisa do Datafolha ou do Ibope. Os dois institutos se pronunciaram negando a realização de qualquer tipo de pesquisa online.

Ao clicar no link da pesquisa, o usuário é encaminhado a uma página onde deve registrar; estado, município e o candidato escolhido. O segundo passo do golpe é compartilhar a mensagens com seus contatos para confirmar não ser um robô e visualizar o resultado da pesquisa.
 
[SAIBAMAIS]Na última terça-feira 18, o Ibope já havia se pronunciado através de uma nota oficial negando a realização de pesquisas através de aplicativos. "É falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência", explica a nota. 
 
Nesta segunda-feira 24, foi a vez do Datafolha se pronunciar sobre o caso. Em declaração a o jornal Folha de São Paulo, Mauro Paulino, diretor do instituto, esclareceu o assunto. "O Datafolha não faz pesquisas eleitorais através de internet. Utiliza apenas o método face a face, com entrevistas pessoais", conclui Paulino.
 
Com a confirmação dos dois institutos de que a pesquisa é falsa, o link compartilhado através do WhatsApp pode trazer uma vulnerabilidade ao aparelho, o deixando exposto a vírus, roubo de dados e ataques de phishing. 
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags