PUBLICIDADE
Tecnosfera
TECNOSFERA

Band e Google firmam parceria para debate presidencial

Sala digital vai mostrar a repercussão de temas e candidatos em tempo real

18:18 | 09/08/2018
(Foto: Reprodução/Google)
 
O primeiro debate presidencial das eleições brasileiras de 2018 acontece nesta quinta-feira 9, às 22 horas, horário de Brasilia. O encontro é promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão (Band) e reúne 8 candidatos ao cargo máximo do Poder Executivo. A principal novidade do debate será a parceria firmada entre a Band e o Google.

Pela primeira vez no Brasil, jornalistas e convidados poderão acompanhar a repercussão do debate em tempo real. Uma Sala Digital foi criada pela Band e estará localizada ao lado do estúdio onde ocorre o debate. Neste espaço, profissionais do Google vão utilizar a ferramenta Google Trends para medir através de dados e gráficos a repercussão e as buscas relacionadas ao evento.

Cerca de 70 temas foram selecionados pela Band, entre eles estão; educação, saúde, aborto, poluição, seca, crime, impostos e muitos outros. Os gráficos do Google mostraram em tempo real quais temas repercutem mais e quais repercutem menos. Além dessas informações, a ferramenta também vai avaliar quais candidatos estão sendo mais buscados.
 
Para realizar as analises, a Band vai receber o coordenador do Google, Marco Túlio Pires.Os dados, gráficos e panoramas do debate não estarão disponíveis apenas nos painéis instalados na sala digital, o público também poderá ter acesso aos dados diretamente em um página especial do Google Trends.
 
A forma de pesquisa utilizada no debate de logo mais, já foi colocada em prática em outros países, como é o caso das eleições presidenciais americanas de 2016 e no Reino Unido.