PUBLICIDADE
Notícias

Sistema Ceará Transparente será lançado pelo Governo do Estado

Além de reunir os atuais sistemas de controle social do Estado, a nova plataforma traz inovações no âmbito da participação popular

15:45 | 16/07/2018
NULL
NULL
[FOTO1] 
O cidadão cearense terá, a partir desta quarta-feira (18), uma nova plataforma de participação popular no âmbito das políticas públicas do Estado, o Ceará Transparente. A nova plataforma reúne os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado e disponibiliza serviços de participação popular e consulta pública.

A ferramenta foi desenvolvida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e pela empresa Caiena – Tecnologia e Design, por meio de uma operação de crédito no âmbito do Programa para Resultados (PforR), do Banco Mundial.

O Ceará Transparente permitirá que cidadãos de todo o Estado registrem manifestações, como reclamações, denúncias ou elogios à Ouvidoria; possam acessar informações sobre serviços como saúde, educação e gastos públicos; além de solicitar dados que não constem disponíveis na plataforma, por meio da ferramenta de Acesso à Informação.

Participação cidadã

Desde o início do processo de desenvolvimento do projeto, o cidadão e suas necessidades foram colocados como ponto chave do novo sistema, não à toa que foram os próprios cidadãos que testaram e sugeriram melhorias na ferramenta. A participação do público permitiu entender quem são as pessoas que utilizam os serviços de atendimento público e quais são as informações que buscam. Por isso, entre as iniciativas do projeto, as demonstrações públicas estiveram entre as práticas mais frequentes. Foram três demonstrações: uma no Cariri, em Juazeiro do Norte, outra no Vapt Vupt do Antônio Bezerra e uma no Instituto dos Cegos, ambos em Fortaleza. Ao final de cada acesso, uma pesquisa de satisfação era aplicada para avaliar o desempenho das ferramentas utilizadas.

Reconhecimento

O sistema Ceará Transparente recebeu em março deste ano, o prêmio iF Design Award 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. O projeto foi o único brasileiro premiado na categoria.

Organizado anualmente desde 1953, o iF Design Award é o maior prêmio de design do mundo. Na edição deste ano, cerca de 6.400 projetos foram inscritos, de 54 países.

O Ceará Transparente foi escolhido como projeto vencedor por um júri composto por 63 especialistas de todo o mundo. O destaque se deu pela utilização de metodologias de design para, desde o início, colocar o cidadão no centro do processo de desenvolvimento do sistema, cujo objetivo é facilitar o diálogo entre a sociedade e o Estado.
 
Serviço
Lançamento Ceará Transparente
Data: quarta-feira, 18 de julho de 2018
Horário: 9h
Local: Auditório do Palácio da Abolição
(Entrada pela Rua Silva Paulet, 400, Meireles, Fortaleza/CE)
TAGS