PUBLICIDADE
Notícias

Mais longo eclipse do século acontece nesta sexta-feira; saiba como assistir

Fenômeno conhecido como "Lua de Sangue" terá duração de 1 hora e 43 minutos

15:56 | 24/07/2018
NULL
NULL
[FOTO1]
O mais longo eclipse já registrado no século XXI acontece nesta sexta-feira 27, o fenômeno é conhecido por "Lua de Sangue", devido a sua coloração avermelhada. A fase total do encontro da terra, sol e lua deve durar cerca de 1 hora e 42 minutos e poderá ser visto em todo o Brasil, durante seu estágio final, assim como em toda América do Sul. O eclipse poderá ser visualizado também da África, Ásia, Europa e Ocêania, somente a América do Norte não verá o encontro.
 
[FOTO2] 
A coloração vermelha se dá devido ao alinhamento do sol, terra e lua, nesta sequência, fazendo com que a terra impeça a passagem de grande parte dos raios solares até a lua. Uma pequena parcela de raios será desviadas ao passar pela terra e chegará até o satélite, formando o aspecto vermelho da lua.

Segundo informações do portal americano Space, especializado em assuntos relacionados a astronomia, o fenômeno é seguro para ser visto a olho nú ou utilizando binóculos e telescópios. Para visualizar melhor o eclipse é indicado que os espectadores busquem locais de vista aberta, como praias e parques.

É importante também estar atento aos horários em que a lua nasce em sua região, em Fortaleza a lua deve surgir por volta de 17h37 e terá 100% de iluminação. Selecione aqui seu estado e cidade e veja qual o melhor horário para acompanhar o fenômeno.
 
 
TAGS