Participamos do

Novo escândalo faz o Facebook perder 35 bilhões e ameaça o futuro da empresa

A Cambridge Analytica, empresa de análise de dados, teve acesso aos dados de mais de 50 milhões de usuários da rede social e os utilizou para promover campanhas políticas
14:11 | Mar. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Mais um escândalo envolvendo o uso indevido de dados, fez com o que a empresa de Mark Zuckerberg, perdesse US$ 35 bilhões em seu valor de mercado na última segunda-feira 19. A nova polêmica está ligada a empresa de analise de dados, Cambridge Analytica, responsável pela campanha do presidente americano Donald Trump e contratada pelo grupo que promoveu o Brexit.
 
Segundo apuração do jornal The Guardian, a Cambridge Analytica teve acesso aos dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook sem o consentimento legal. As informações foram utilizadas para realizar propagandas políticas.
 
A empresa teve acesso aos dados através de um teste de psicológico realizado no Facebook, os usuários que participaram do teste deram acesso aos seus dados na rede, assim como os de todos usuários que fazem parte da sua lista de amigos.
 
[SAIBAMAIS]Na última sexta-feira 16, o Facebook suspendeu a Cambridge Analytica de suas plataformas. A empresa explicou que o teste que coletava os dados foi retirado do ar em 2015.
 
Com a divulgação da denúncia, o deputado britânico Damian Collins convocou o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para depor diante de um Comitê Legislativo sobre o caso. A senadora americana Amy Klobuchar também tem pressionado para que Zuckerberg deponha ao senado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente