PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

#03 O que é a mineração?

A mineração é um processo onde os usuários oferecem a capacidade de processamento de suas máquinas e em troca são recompensados com bitcoins

03/01/2018 18:12:00
NULL
NULL (Foto: )
[VIDEO1] 
Mesmo ainda sendo visto como uma aposta, a mineração de bitcoins tem se tornado uma atividade rentável. Os mineradores são os usuários responsáveis por administrar a rede bitcoin e o sistema blockchian, que permite realizar as transferências dessa moeda.

Cada transação de bitcoins é registrada em modo público, para que qualquer pessoa possa conferir os valores que estão sendo movimentados a cada dia. É possível apenas visualizar as quantias transferidas e não os usuários que estão realizando a transação.

[SAIBAMAIS]Para que cada transação seja efetivada é preciso que alguns usuários as validem e as registrem. É nessa parte que entra o trabalho dos mineradores. São eles os encarregados por validar e registrar cada transferência, como em um livro de registros.

Tudo funciona como uma troca, os mineradores oferecem a capacidade de processamento de seus computadores para validar as transferências, dessa forma o sistema bitcoin irá gerar mais moedas, que serão utilizadas para pagar os usuários que realizaram esse serviço.

[FOTO1] 
Há outras formas de minerar bitcoins, como o Coinhive. Esse sistema utiliza a capacidade de processamento de terceiros sem autorização. O método é polêmico e alguns sites já o utilizaram para captar processamento de seus visistantes. Um dos casos mais famosos é o The Pirate Bay. No Brasil o portal Cidadão SP do Governo do Estado de São Paulo também já utilizou esse sistema.

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo noticiou a existência de "fábricas de bitcoins" montadas por brasileiros no Paraguai. Por conta do baixo custo de energia, alguns empresários decidiram montar uma empresa com diversos computadores para minerar a criptomoeda.
 
Segundo o serviço de checagens de dados da BBC, atualmente cerca 3,6 mil bitcoins são gerados por dia através do processo de mineração. A tendência é que esse processo torne-se cada vez mais complicado, devido as dificuldades envolvendo os códigos de criptografia, assim a emissão de bitcoins deve diminuir.
 
O processo de mineração não é uma fonte inesgotavel de bitcoins, o próprio sistema definiu um limite para a criação de bitcoins através do próprio algoritmo da moeda. Os bitcoins podem ser minerados até atingir o número de 21 milhões, que deve ser alcançado somente em 2140.
 

TAGS