PUBLICIDADE
Notícias

Conheça o Zumanek: vírus capaz de roubar senhas bancárias

Especialistas da empresa de segurança ESET descobriram o malware que age quase exclusivamente no Brasil

12:37 | 19/01/2018
NULL
NULL
[FOTO1] 
Segundo informações da empresa de segurança ESET, um novo malware está começando a se disseminar na rede. Chamado de Zumanek, o vírus age quase exclusivamente voltado aos usuários brasileiros, sendo capaz de roubar senhas bancárias e criptomoedas. A descoberta ligou o alerta de empresas e bancos, já que o malware ainda não integra o top 10 de ameaças detectadas pelos especialistas.

[SAIBAMAIS]Ainda não há informações de quem seja o responsável pela criação do malware. Os cibercriminosos utilizam uma engenharia social para convencer os usuários a baixarem arquivos infectados e assim roubar suas informações.

Os especialistas analisaram que o vírus age em três estágios, no primeiro o objetivo é realizar uma triagem da máquina onde ele está instalado. Na segunda parte o malware faz o download do payload final. Então no último estágio o vírus irá realizar um banker/RAT, que irá fornecer ao criminoso o controle remoto do computador.

É dessa forma que o Zumanek consegue acessar os dados e roubar senhas bancárias de usuários que costumam acessar serviços bancários online e carteiras virtuais de criptomoeda.
TAGS