PUBLICIDADE
Notícias

#01 O que é o bitcoin?

Conheça a moeda virtual mais valorizada dos últimos anos e saiba como funciona

13:31 | 12/12/2017
NULL
NULL
[VIDEO1] 
O bitcoin foi um dos assuntos mais buscados na internet este ano. Mas afinal, o que é o bitcoin? porque o tema tem despertado tanta curiosidade?

Bitcoin é uma moeda virtual formada por códigos de criptografia. Criada em 2008, a moeda teve uma vertiginosa valorização em novembro de 2017, crescendo incríveis 900% desde a sua criação.

Hoje, 1 bitcoin vale em média 11 mil dólares, cerca de 45 mil reais. Uma das principais diferenças entre o bitcoin e as demais moedas é a sua estrutura descentralizada. Moedas como, euro, dólar e o real, são controladas por bancos governamentais e tem suas taxas alteradas de acordo com a inflação.

No Brasil temos o Banco Central, que controla e regula toda a moeda do país. Enquanto isso, o bitcoin é livre, nenhum órgão controla ou regula as transações dessa moeda, fazendo com que suas taxas de transferências sejam menores do que as demais moedas físicas.

[FOTO1]
9500 computadores formam a rede bitcoins, armazenando todo o dinheiro investido em bitcoins, cerca de 170 bilhões de dólares. As transações envolvendo a moeda são realizadas através da internet, utilizando uma tecnologia denominada de blockchain. A cada transação o sistema gera um código que é verificado por todos os computadores da rede.

Para ter bitcoins, o primeiro passo é que o usuário crie sua carteira digital, que funciona como uma conta de banco online, interagindo com o blockchain. Ao invés de números as carteiras utilizam códigos. Essa carteira irá armazenar os registros das transações da moeda.

Para realizar transações entre dois usuários, é preciso que o usuário pagador crie uma sessão. É necessário apenas informar a quantia de bitcoins que deve ser enviada e o endereço da carteira do usuário receptor.
[FOTO2]
Assim como as moedas tradicionais, o bitcoin pode efetuar pagamentos e ser trocado em casas de câmbio. Recentemente foram criados os primeiros caixas eletrônicos de bitcoins, onde o usuário pode trocar a moeda virtual por dinheiro vivo.

 A faculdade de tecnologia FIAP, disponibiliza um caixa para seus alunos no campus paulista da instituição. Em 2014 o Brasil também recebeu sua primeira casa de câmbio da moeda, a BitcoinToYou inaugurada na cidade de Curitiba.

Bitcoin - A moeda do Futuro

Acompanhe a websérie Bitcoin - a moeda do futuro, produzida pelo Tecnosfera. Nas próximas 4 semanas você vai acompanhar novos episódios e conhecer mais sobre o universo bitcoin. O próximo capítulo vai trazer o que são as criptomoedas. Acompanhe no canal do O Povo Online no YouTube
TAGS