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Brinquedos tecnológicos facilitam a aprendizagem de alunos

16:50 | 30/05/2017
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Há algum tempo brinquedos são utilizados de maneira pedagógica para incentivar diferentes formas de aprendizagem. Com orientação pedagógica, é possível promover a construção do conhecimento e o desenvolvimento de alunos em áreas como raciocínio lógico-matemático, memória, imaginação, atenção, concentração, espírito investigativo e criativo. Atualmente, os brinquedos tecnológicos levaram esse processo a um novo patamar na evolução educacional de estudantes.  

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Em Fortaleza, o Instituto Experimentes desenvolve um trabalho com proposta pedagógica associada ao uso dos brinquedos e a neurociência. Nessa lógica, o brinquedo é um componente de auxílio para a aprendizagem, quando apresentado com os objetivos bem estabelecidos.

 

Segundo o diretor do Experimentes, Alexandre Lobo, há um conjunto de aplicações que ligam a ação de "brincar" com o método desenvolvido. São jogos computacionais, kits de montagem e de robótica que beneficiam a aprendizagem do raciocínio lógico-matemático, da visão espacial, da capacidade de leitura, da interpretação e da elaboração de textos. “Temos robôs que se movimentam, movidos à energia solar e programáveis por computador, o qual o próprio aluno determina como ele irá funcionar”, explica Alexandre.

 

Em relação à escola tradicional e o uso desses tipos de ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, Alexandre ressalta que seria preciso de uma reformulação. “O foco na meritocracia e na competição geram pequenas turmas de alunos classificados como "especiais" e excluem a grande maioria dos estudantes. Este modelo é injusto. Todos os alunos têm o seu potencial individual e o modelo de ensino deve valorizar esta aprendizagem”. 

 

 

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