PUBLICIDADE
Notícias

Tecnologia que saiu dos filmes para a vida real

14:20 | 28/04/2017
NULL
NULL

Invenções e novas tecnologias no cinema sempre encantaram o imaginário das pessoas. Carros voadores, robôs domésticos e tênis que se amarram automaticamente se tornaram verdadeiros objetos de desejo. E se você souber que muitas destas engenhocas já são realidade? Já imaginou ter o seu próprio R2D2, com direito a holograma e tudo? A Tecnosfera listou algumas tecnologias adaptadas do cinema que já estão disponíveis no mercado.

[FOTO1]

Starwars - O robô R2D2 levava mensagens para princesa Leia através de hologramas, não é muito novidade, já tínhamos esse produto a quase duas décadas só que usando lentes e espelhos pra causar uma ilusão de ótica. Mas hoje, tá bem diferente. Agora o negócio é sério mesmo.

[VIDEO1]

Eu, Robô - O filme se passa no futuro onde robôs androides fazem parte da nossa realidade de forma bem comum, como atividades domésticas por exemplo. Hoje, usando Inteligência artificial, um robô assiste um cozinheiro preparando pratos e literalmente aprende a cozinhar, ele não cria receitas (ainda) mas faz todos os movimentos de um humano na cozinha.

[VIDEO2]

Minority Report - Tom Cruise usa luvas para interagir com o computador, o Knectic já faz isso, porém é um utensílio que tá atrelado a um vídeo game (X-Box), agora já temos produtos comerciais que podem ser usados em uma empresa, dá uma agilidade muito grande à interação.

[VIDEO3]

No filme Gigantes de Aço, de 2011, as lutas de boxe são feitas robôs de alta tecnologia que possuem a capacidade de imitar os movimentos humanos. No filme, Charlie, o personagem de Hugh Jackman, encontra na competição entre robôs uma oportunidade de aproximar-se do seu filho, com quem possuía uma relação distante.

[VIDEO4]
No Massachussets Institute of Tecnology (MIT), foi criado o HERMES, robô que imita os movimentos humanos. Para controlá-lo é necessário usar uma vestimenta especial. O controlador também pode ter a visão do robô e fazer com que ele imite suas ações. Ele é capaz de pressionar coisas com sua mão, esmagar latinhas e até encher copos. 

 

Seleção/textos: Marcellus Frota - Jimmy Lucas - Paulo Yan 

 

TAGS