Participamos do

"Videochamadas" no WhatsApp é isca para golpe

O WhatsApp recentemente lançou a ferramenta de chamadas de voz e não fez nenhum tipo de anúncio para o "novo recurso" (Videochamadas disponíveis apenas na versão de testes do aplicativo)
15:10 | Nov. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um link de uma suposta ativação de recurso de vídeo chamadas no WhatsApp vem sendo compartilhado por usuários. Trata-se de um golpe! Criminosos criaram uma página móvel e estão espalhando esse endereço a fim de, dentre outras coisas, fazer com que o usuário instale softwares de procedência duvidosa no aparelho.
[FOTO1]
[SAIBAMAIS]Acontece da seguinte forma: A vítima toca para iniciar a ativação das "videochamadas" através de um link. Depois, é direcionada para uma página que pedirá seu número de celular. Após o cadastro, o usuário deve compartilhar o link com 10 contatos ou 3 grupos dos quais faz parte. Só assim, a vítima tem seu “recurso” ativado.

 “Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Por enquanto, apenas a chamada de voz está disponível no aplicativo.Existe a versão Beta, para testes das videochamadas. No Brasil ainda não há uma data específica para o recurso chegar na versão oficial do aplicativo, mas segundo o WhatsApp, isso acontecerá “em breve”.

 

Via - Tecmundo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente