PUBLICIDADE
Notícias

Verdade Inconveniente

17:48 | 18/04/2018
Na iminência da eleição de domingo no Paraguai, quando o Colorado do presidente Horácio Cartes disputa o comando do país vizinho com os liberais, uma revelação de fontes da Receita Federal da fronteira incomodou o outro lado da ponte como uma verdade inconveniente. Assim que Cartes tomou posse em 2013, a Receita do Brasil o procurou para propor força-tarefa na fronteira contra o contrabando. Cartes e sua equipe descartaram de imediato. A proposta foi refeita ano passado e nada. 
 
Perfil 
 
O perfil de Cartes - que agora quer eleger o aliado Marito como sucessor - explica a negativa da parceria. O presidente do Paraguai é apontado como o maior incentivador ao contrabando para o Brasil. A sua Tabesa vende cigarros baratos para contrabandistas que atravessam e operam na fronteira. 
 
Golpe 
 
A operação da PF ontem em São Paulo foi um golpe duro numa das quadrilhas que trazem cigarros e outros produtos do Paraguai para o Brasil.
 
Contrabando & Pirataria
 
A operação contra o contrabando e pirataria surgiu no dia seguinte à palestra do delegado Bordignon, chefe da PF em Foz, para repórteres de 40 jornais que participaram, na segunda-feira, do seminário sobre o tema, realizado pelo ETCO e pelo ENECOB - Encontro Nacional de editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros.
 
Juro$ 
 
Parlamentares governistas e oposicionistas deram uma trégua nos embates constantes para criticar em uníssono os juros escrachantes cobrados pelos bancos apesar da queda da taxa Selic. 
 
CPI 
 
No Senado, foi instalada CPI dos cartões de crédito – presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) na relatoria. Na Câmara, será realizada hoje comissão geral no plenário para discutir a crescente taxa de juros cobrada pelos bancos das famílias e empresas. 
 
Foz de Turistas 
 
A Infraero assegura que a infraestrutura do Aeroporto Internacional de Foz (PR) está preparada para receber as operações do Aeroporto de Puerto Iguazu, na Argentina.  Coluna registrou na sexta-feira os transtornos enfrentados por passageiros no terminal. 
 
Reforma & Ampliação 
 
Assessoria da empresa também confirma que está em fase de licitação a execução das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros: “A empresa vencedora será responsável pela reforma do pátio de aeronaves, construção de guarita e reforma e ampliação dos sistemas elétricos do terminal, que ainda vai receber quatro pontes de embarque e desembarque”. 

Cabeça 
 
A milionária bancada ruralista do Congresso mais uma vez mostrou sua força junto ao Governo Temer ao pedir e conseguir a “cabeça” do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas. 
 
Acampamento Livre
 
Franklimberg Ribeiro de Freitas é general do Exército e tem origem indígena. Vai deixar o cargo às vésperas do Acampamento Terra Livre, encontro indígena nacional, que será realizado entre os dias 23 e 27 de abril em Brasília. 
 
Lei Seca 
 
A partir de hoje a Lei Seca fica mais rígida com a entrada em vigor da Lei 13.546, de 2017. Quem cometer homicídio ou provocar lesão grave ou gravíssima enquanto estiver dirigindo sob efeito de álcool ou de outra substância psicoativa pode ir preso e cumprir pena maior.
 
Alcoolizados 
 
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2017, mais de 70 mil motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que cerca de 400 pessoas morreram em acidentes causados por motoristas alcoolizados.
 
Aviltantes 
 
Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou proposta que pune, com prisão, quem reproduz imagens aviltantes de cadáver na internet e em outras mídias. Texto do Projeto de Lei 2175/15 segue agora para plenário. 
 
Cristiano Araújo 
 
A proposta foi apresentada por causa da morte do cantor Cristiano Araújo, em junho de 2015, quando imagens do corpo do artista foram divulgadas. Determinação judicial obrigou o Google a retirar as imagens da rede. 

TAGS