PUBLICIDADE
Notícias

Diploma na UTI

12:00 | 09/10/2015
O clima anda tenso no Ministério da Educação com a esperada divulgação das novas faculdades de Medicina autorizadas pela pasta, no próximo dia 23. É o curso mais cobiçado por donos das instituições – a mensalidade não sai por menos de R$ 4.500. E um pote de ouro porque o pagamento de grande parte dos alunos é garantido pelo Fies. O MEC registra uma fila 181 pedidos de abertura de cursos de Medicina, como antecipou a Coluna em abril. Há casos estranhos. Em Guanambi (BA), o grupo FIPMoc já anuncia vagas no futuro curso, antes da divulgação da lista dos aprovados.

Amigos do peito
Outra curiosidade: um dos donos do FIPMoc (Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros) é o ex-ministro Walfrido Mares Guia, amigão de Lula e Mercadante.

Bate forte, coração
A população de Guanambi anda animada com a novidade, mas desconfiada com as investidas do Grupo, que sequer tem sede na cidade e procura por espaços de locação.

Mercado do canudo
O mercado bilionário do diploma explica, em parte, a lotação extra na posse do ministro Aloizio Mercadante esta semana. Muitos políticos são donos de faculdades.

Vanguarda (de plantão)
A exemplo do caso de Fernando Collor em 1992, o conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil quer ser protagonista, se avançar eventual pedido de impeachment da presidente Dilma. A Ordem entrou em alerta e deixou uma turma de plantão de olho nas conseqüências, no Congresso, da reprovação das contas da presidente.

O braço de Wagner
Homem-forte da Comunicação de Jaques Wagner durante seu governo na Bahia, Robinson Almeida ganhou elogios do Planalto (além do ex-patrão) e será o chefe de gabinete do ministro Miguel Rosseto no Trabalho & Previdência.

Bicadas
O PSDB no Distrito Federal está a um passo de entrar na oposição ao governador Rollemberg (PSB). O deputado federal Izalci reclama de desdém do socialista na interlocução aberta –que não avançou. O prazo de Izalci vence após o feriado.

Brasiiilll
A piada no Recife é a de que o túnel encontrado de uma casa para o presídio era para os moradores fugirem da crise. A cela é mais segura, e lá dentro a comida é garantida.

Plantão policial
Vai dar B.O. na polícia civil do DF. O deputado Takayma, antes de nocauteado, teria chamado de ‘macaco’ o motorista Marcão, que trabalha para o senador Delcídio.

Cabeça na guilhotina
Quatro sindicatos de entidades de classe da Advocacia Geral da União entregaram à sociedade a cabeça do ministro Luis Inácio Adams. Em nota conjunta com tom desafiador, informam que ele advogou para o PT, ‘com ótica própria’, e não para o Brasil, desonrando a instituição. ‘Se afastou dos ditames constitucionais’.

Nós e ele
Citam as contas da presidente Dilma, e a defesa dele para Graças Foster, então presidente da Petrobras, contra o bloqueio de seus bens na Justiça. A nota é assinada pela Unafe, Anauni, Sinprofaz e Anajur. ‘A AGU não se confunde com Luis Inácio’.

Briga boa
Para quem gosta de um fogo cruzado arretado, vale conferir em breve: A TV Câmara gravou um esquentado debate entre pró e contra o aborto, com os deputados Evandro Gussi (contra) e Cristiane Brasil, sobre o polêmico projeto de lei 5069.

A Imparcial
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) diz em tom de brincadeira que pode ajudar a escolher o relator para as ‘pedaladas’ de Dilma encaminhadas pelo TCU ao Congresso. Sobre quem, declinou, temendo a AGU: ‘Vão questionar minha imparcialidade’.

Prato feito
Circula nas redes comparação gaiata entre os ministros da Ciência da Inglaterra e do Brasil. Sir Mark Walport é PHD em Cambridge em imunologia. Celso Pansera, o daqui, é deputado federal e sócio do restaurante self-service ‘Barganha’, em Duque de Caxias.

Deputado do Cunha
Para quem tem dúvida do padrinho de Pansera na Ciência & Tecnologia: ele foi eleito com o esforço pessoal de Eduardo Cunha na Baixada. O presidente diz isso a todos.

Ponto Final
Agora vai! O dólar caiu.. 2% na cotação de ontem.

Com Equipe DF, SP e Nordeste
TAGS