PUBLICIDADE
Notícias

Projeto contra comércio de cigarro só leva fumo

12:00 | 26/05/2015
Um exemplo de como continua forte o lobby da indústria do cigarro na Câmara. O deputado Vilson Covatti (PP-RS) devolveu sem parecer na Comissão de Constituição e Justiça, no fim do mandato em janeiro, um projeto de lei que pegou em dezembro de 2013, sobre restrição de venda de ‘produtos fumígeros’ em locais públicos. O PL 5823, que tramita há 14 anos (!), proíbe comércio de cigarros e afins em locais de embarque e desembarque de passageiros: ou seja, portos, aeroportos e rodoviária, o filão. A CCJ agora designou novo relator. Trata-se de... Covatti Filho (PP-RS).

Sinal de fumaça
Até o fechamento da Coluna, a assessoria do Covatti Filho não havia respondido o cronograma do relatório. E se sai este ano ou daqui a dois, devolvido.

Sem fumo
Na próxima quinta haverá audiência pública na Câmara para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco, organizado por ONGs. No plenário 7, pela tarde.

Rio Olímpico
Já tem carioca dizendo que a modalidade Corrida com Obstáculos dos Jogos de 2016 será na Lagoa Rodrigo de Freitas – correr de trombadinhas e bandidos.

Sinais da China
Do economista e cientista político Marcos Troyjo, fundador do BRICLab na Columbia Uni (NY) e maior especialista na relação Brasil-China: ‘Tal irradiação de força econômica tem menos que ver com suposta solidariedade entre potências emergentes; mais com o interesse nacional chinês coincidindo com um quadro de necessidades sul-americanas. Não deve haver espaço para qualquer sentimentalismo Sul-Sul’.

Follow the money
Autor da emenda que abria o sigilo de empréstimos do BNDES, vetada pela presidente Dilma, o deputado Alfredo Kaefer desabafa: ‘Todos os brasileiros gostariam de saber onde foram aplicados bilionários recursos em diversos lugares do planeta’.

Marconi & Ayalde
Governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo anda em alta em Brasília (com as Embaixadas). Fez a embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, rodar 150 km para Pirenópolis (GO), onde prestigiou a festa do Divino e a Cavalhada.

Quinteto do Poder
Marconi ainda reuniu em sua fazenda e nos festejos outros cinco importantes embaixadores: da Polônia, Irlanda, Alemanha, Holanda e Cazaquistão.

Assalto
Por reforço no caixa, sobra de novo para você. O Governo reajustou em 50 centavos o preço dos volantes de loterias, mas congelou os prêmios para pequenos acertos.

Tão perto...
Joaquim Levy, ministro da Fazenda, indica que está preocupado com a baixa arrecadação na crise. Logo ele, que controla a pasta que acaba de alugar por R$ 1,4 milhão/mês um edifício inteiro só para acomodar a Procuradoria do órgão.

..tão longe
Pegou muito mal entre ministros palacianos o aluguel de edifício pela Procuradoria Geral da Fazenda, justamente em tempos de crise e corte de custos. Pasmos, alguns ministros encomendaram lista dos contratos de aluguéis de suas pastas.

Não tem choro
O STJ manteve a denúncia do MP contra o ex-prefeito de Jaraguá (GO), Lineu Olímpio, hoje direto da Conab. Ele recorria contra a investigação na Cooperativa Cooperlook, de locação de veículos que prestava serviços a prefeitura.

Renan x Cunha
Mais que o novo pacto federativo, o encontro de governadores promovido por Renan Calheiros visa dar maior protagonismo à sua presença no cenário nacional e ao Senado, em razão de a Câmara conseguir este papel na gestão Eduardo Cunha.

À mesa
Presidentes do Senado e Câmara, Renan Calheiros e Eduardo Cunha vão jantar em breve para aparar as arestas.

#dizaí
O PT envia spam Brasil afora por e-mail para colher opinião de como o partido pode melhorar. Os resultados serão apresentados no 5º Congresso Nacional, em Salvador.

Ponto Final
O comentário é que acabou a tinta da caneta de Dilma – a mesma da qual saiu a Lei de Acesso à Informação não saiu o veto ao fim do sigilo nas operações do BNDES.

Com Equipe DF, SP e Nordeste
TAGS