PUBLICIDADE
Notícias

Na onda de Lula, embaixador ataca imprensa sobre ONU

12:00 | 25/04/2015

O Itamaraty, cada dia mais com alma bolivariana, decidiu agora entrar na onda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de culpar os meios de comunicação pelo desgoverno em alguns temas. O embaixador Paulo Roberto Tarrisse da Fontoura atacou a imprensa no 1º Simpósio sobre Segurança Regional Europa - América do Sul, na quinta (23). Segundo Fontoura, essa história de o Brasil querer assento no Conselho de Segurança da ONU é o exemplo da mentira dita cem vezes que se torna verdade.


Ah, bom
Para Fontoura, o Brasil quer é reforma que torne o sistema ONU moderno e condizente com a atualidade. ‘O Brasil não busca uma candidatura, mas um novo modelo’.


É fato
Ainda de acordo com o embaixador, outros atores como os países ricos da OTAN vão ocupar o espaço cada vez maior nas decisões da ONU.


E vem ele
Como antecipamos, o mensaleiro Pizzolato está a caminho da Papuda em Brasília. A dúvida é se o governo italiano vai exigir, na extradição, tratamento a pizza e calzone.


Vem gritaria aí
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) organiza a 18º Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – a famosa Marcha dos Prefeitos. O presidente Paulo Ziulkoski programa um debate sobre reforma política e Pacto Federativo, para ‘discutir um novo Brasil transparente’. A turma anda sem dinheiro, vai sobrar para a União.


Oportunidade
A presidente Dilma, que já foi vaiada pelos prefeitos no penúltimo encontro e deu bronca em Ziulkoski, deveria buscar conciliação. A CNM vai construir mega sede de cinco andares na capital, e os prefeitos terão outros motivos para voltar mais vezes.


Espionagem
A Embaixada da Venezuela no Brasil está de olho nas senhoras Lilian Tintori e Mitzy Capriles, esposas de Leopoldo López e Antonio Ledezma, respectivamente, presos em condições sub-humanas em Caracas por serem opositores de Nicolás Maduro.

Oposição 5 estrelas
Lilian e Mitzy preparam agenda em SP e Brasília para denunciar perseguição. Maduro quer saber quem as banca. No Panamá, elas se hospedaram no luxuoso Hilton.


Há vagas
O presidente nacional da OAB mexe as cadeiras. Marcus Vinicius Coêlho designou o advogado Erick Wilson Pereira para a Comissão Especial de Direito Eleitoral.


Perdeu, playboy
A Câmara de Apucarana (PR) cassou o título de cidadão honorário do ex-deputado André Vargas, preso pela PF. ‘Ele não tem mais condições moral e ética’, diz o vereador petista Luiz Cordeiro, autor da outrora honraria.


Meio ambiente (político)
Documento do encontro de servidores do Senado propõe ‘compromisso com qualidade de vida’, e que todos ‘devem ter espaço para trabalhar que seja saudável, agradável, seguro, livre de poluição’. Agradável, Seguro e Livre de poluição é o maior desafio.


Casa dos Artistas
O deputado Sérgio Reis (PRB-SP) vai direcionar parte dos R$ 10 milhões de emenda para criar a Casa dos Artistas na capital paulista. Visitará neste fim de semana. É um sobrado onde mora atriz que já atuou como mãe do menino da porteira em seu filme.


Mudando a direção
Em razão dos seguidos capotamentos de viaturas Pajero Dakar usadas pela PM, registrados em Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) testou e aprovou o modelo Trailblazer.


Susto no ninho
Tucanos se apressaram a ligar para SP ao saber que o ex-presidente FHC teve mal súbito e foi parar no Sírio-Libanês. Foi só cansaço e decidiu por check-up cardiológico.


Efeito colateral
A situação entre Renan e Dilma já não era boa – daí a ausência do senador na posse de Alves – e agora ela aproveita para se aproximar de Eduardo Cunha. Tem conseguido.


Ponto Final
Críticas, sugestões, denúncias: envie e-mail para nossa equipe pelo reportagem@colunaesplanada.com.br. A Coluna é publicada em 28 jornais de 24 capitais.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

TAGS