PUBLICIDADE
Notícias

Fisgada no Planalto

12:00 | 25/02/2015

A Chefe de Gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cláudia Gama, foi fisgada e caiu na rede da Presidência da República. Funcionários da pasta protocolaram ontem na Comissão de Ética Pública do Planalto a denúncia contra a chamada ‘vice-ministra’ do MPA. Os servidores, sob anonimato, denunciam o uso particular de carro oficial do ministério por parte da senhora Gama, viagens oficiais suspeitas de serem passeio e assédio moral no trato pessoal e em demissões arbitrárias. O relato é extenso. A assessoria do ministério até ontem à noite tentava respostas com a Comissão de Ética.

Desgovernou
Os problemas da Chefe de Gabinete foram revelados pela Coluna há poucas semanas. A Corregedoria da pasta descobriu o uso irregular do carro, mas só houve recomendações.

Fui ali
Servidores relatam viagens suspeitas bancadas pelo ministério para Portugal, onde ela tem família,e para fim de semana em SP, que coincide com show de rock internacional.

Herança
Cláudia Gama é egressa da gestão anterior, do então ministro Eduardo Lopes, sem ligação com o sucessor Helder Barbalho, que tenta uma solução honrosa para todos.

Sem tensão
Foi tranquila – muitos governistas até estranharam – a reunião de cinco ministros no Palácio do Planalto com líderes de partidos da base, que começou com café e se prolongou num almoço. A equipe da presidente Dilma tenta passar segurança diante da independência de Eduardo Cunha à frente da pauta na Câmara.

Confiantes
Todos acreditam que não haverá traição e que, mesmo que haja pequeno recuo, o Congresso passe as MPs 664 e 665, que mudam regras para beneficiários dos direitos trabalhistas e de pensão.

Oi, Temer!
Distante do vice-presidente há meses, a presidente Dilma voltou a recorrer aos conselhos do vizinho de Palácio. Curiosamente depois que Eduardo Cunha ascendeu.

Visita
Josué Gomes, filho do saudoso José Alencar, também ex-conselheiro da Petrobras e atual da Embraer, desfilou com séquito de seis assessores ontem no Congresso.

Pênalti!
O governador Paulo Câmara (PSB) colocou a bola na marca do pênalti contra o gol da Odebrecht, que construiu a Arena Pernambuco. Criou grupo de trabalho para rever os detalhes do contrato da Parceria Público Privada (PPP).

 

Bilheteria
Pelo contrato fechado pelo antecessor, Eduardo Campos, o Estado é obrigado a pagar indenização pela obra, além de cobrir a manutenção da Arena, sempre que a receita anual não for suficiente para isto. Já foram R$ 180,7 milhões desde 2013.

O Paciente
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) se mostrava mais tranquilo ontem quando questionado sobre a ocupação do MST na sua Fazenda Santa Mônica (GO). Sobre tentativa de desocupação, nega por ora: ‘Sou um homem paciente’.

Mercosul é ‘Rosinha’
O ex-deputado Dr. Rosinha (PT-PR) conseguiu a vaga pela qual ele trabalhava fortemente no Congresso e no Planalto há quatro anos. Assume hoje, em Montevideo, o cargo da Alta Representação do Mercosul, com gabinete, assessores, carros, passagens.

Como foi
Dr. Rosinha ocupa a vaga que já foi do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Seu nome foi aprovado pelos pares da Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

À espera
O PSB aguardará a divulgação da lista do PGR, Rodrigo Janot, com nomes envolvidos na Lava Jato, para depois assinar a CPI da Petrobras. Bem no estilo ‘Vai que...’

Ponto Final
Com a notícia de que seu nome não está na lista de Janot, Henrique Alves aguarda a vaga de ministro do Turismo.

Com equipe DF, SP e Nordeste

TAGS