PUBLICIDADE
Notícias

Infraero despeja o Aeroclube do Brasil, fundado por Santos Dumont

12:00 | 15/08/2014
Em uma semana triste para a aviação do Brasil, a Justiça do Rio determinou na quarta, 13, a desocupação em até 30 dias do Aeroclube do Brasil (ACB), em hangares do Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio. A sentença do juiz vem do processo de despejo que a Infraero move contra a entidade há mais de um ano. Fundado por Alberto Santos Dumont em 1911, o centenário Aeroclube tornou-se ícone da aviação civil, escola de milhares de pilotos e agora cederá lugar a funcionários da estatal remanejados do Aeroporto Internacional do Rio, com a concessão do terminal para a iniciativa privada.

Trâmites
Decisão do juiz Paulo Espírito Santo, da 2ª Vara Federal, processo nº 9444-9720144025101. Interventor do ACB, José Parreira diz que os advogados vão recorrer.

Aluguel caro, não
Os hangares são cedidos desde a década de 70 para o ACB, ‘porém não foi possível a regularização da ocupação por meio de convênio não oneroso’, explicou a Infraero.

Ocupação
A Infraero informa que ‘parte da área será utilizada para realocar aproximadamente 189 empregados’ que atuavam no Galeão. O juiz manda provar, do contrário cai a sentença.

Comoção na pista
O despejo gerou comoção entre aeronautas e historiadores. ‘O ACB foi o verdadeiro berço de uma multidão de aeronautas’, diz o decano comandante Hamilton Lourenço.

Day after
Roberto Freire (PPS) está descartado como vice de Marina Silva (PSB), quando ela assumir a candidatura. Eles não se bicam. Freire classificou de ‘grande equívoco’ a aliança de Campos com ela. Os potenciais vices são de Minas, Pernambuco e SP.

A Matriarca
Uma vez candidata, Marina deve se impor e o PSB, para não perder o pleito, aceitar a escolha dela pelo vice. Há um simbolismo entre os cotados: Minas (Julio Delgado) é o 2º colégio eleitoral; SP, o 1º colégio, pode indicar Walter Feldman. E Pernambuco levaria aos holofotes uma figura ligada a Campos, como Maurício Rands.

Lista dos ‘mortos’
Brasileiro não segura a língua. Até a lista oficial de passageiros do PR-AFA sair, matou-se uma centena de personalidades políticas e familiares no disse-me-disse de quem estava no avião com o presidenciável. A assessora Vera Canfran, Maurício Rands, Marina Silva e a esposa Renata, entre outros, ‘morreram e foram ressuscitados’.

No IML
Campos acabara de fazer tratamento odontológico estético para aparecer na TV, como esconder um dente rachado. Seu dentista foi ao IML de SP para reconhecer a arcada.

Protocolo pós-tragédia
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes, da Aeronáutica, em Brasília, é o único órgão da América do Sul com capacidade de decodificar caixas-pretas de aviões. A do Voice do PR-AFA que caiu com Eduardo Campos e equipe já é investigada, mas pode demorar meses. Peças do jato estão em laboratório em São José dos Campos (SP).

AeroTeses
Cresce entre especialistas em segurança de voo e experientes pilotos a tese de que o mau tempo, com neblina e chuva, e possível mudança brusca de vento, aliada à perda de força das turbinas pós-arremetida, podem ter causado o acidente com avião de Campos. O fato da ‘bola de fogo’ vista por populares não descarta choque de turbina com aves.

Pré-largada
Os institutos Sensus e DataFolha divulgam na terça, quando começa a campanha na TV, pesquisas que ainda constam o nome de Campos, mas haviam incluído também o Marina Silva como candidata num cenário. Estão registradas no TSE. A conferir.

Pesar
Sentimentos da Coluna a toda a família de Campos. Sua mãe, a ministra Ana Arraes (TCU), certo dia lembrou a este repórter frase do falecido pai sobre eleições: ‘A dor do voto é pior que a ilusão do amor’. Perder um filho, assim, é pior que tudo isso.

Ponto Final
É como se o Brasil inteiro estivesse naquele avião...E assim descobrimos que nesta vida somos todos passageiros.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

TAGS