PUBLICIDADE
Notícias

Força-tarefa para desvendar morte de Campos

12:00 | 14/08/2014
A morte trágica e surpreendente do presidenciável Eduardo Campos (PSB) tornou-se questão de segurança aérea nacional. O Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, embarcou para Santos para liderar a equipe de investigações do CENIPA – Centro de Investigações e Prevenções de Acidentes. Como o Cessna PR-AFA estava em boas condições e os pilotos eram experientes, dois especialistas em aviação ouvidos pela Coluna, na condição de anonimato, suspeitam de que a queda pode ter ocorrido por mau tempo aliada a ‘fator externo’, como choque com objeto ou animais, devida à baixa altitude após eventual arremetida.

Profundor
Especialista em segurança diZ que tão importante quanto apurar a caixa preta é investigar o Profundor do jato, peça na calda responsável por inclinação em voo.

Condições
Chovia muito no momento da queda, com baixa visibilidade. Uma arremetida pode ter feito o jato perder a força nas turbinas. Há precedentes do tipo no histórico de acidentes.

Alerta geral
A Anac, responsável por fiscalizar os táxis-aéreos, passou pente fino na lista de jatinhos regulares e com fiscalização vencida. Empresas receberam alertas para operações.

Suporte
O jato era particular e operou com a Líder Táxi Aéreo no hangar no Aeroporto Santos Dumont (RJ). A empresa confirma que apenas deu suporte ao embarque.

Reforma do Judiciário

Eduardo Campos queria uma reforma no Judiciário. Deixou claro na entrevista ao Jornal Nacional. Repetia Lula, que no primeiro ano de governo como presidente sempre disse que o Brasil precisava ‘abrir a Caixa Preta do Judiciário’.

Caixa Preta (da toga)
‘O Brasil deve fazer uma reforma constitucional para acabar com esses cargos vitalícios que ainda existem na Justiça. É preciso ter mandatos também no Poder judiciário’, disse Campos. No Peru e Guatemala há conselho de notáveis de vários segmentos da sociedade e de Poderes para indicar seus ministros da Alta Corte.

Conspirações numéricas
Como brasileiro é criativo também em momentos trágicos. Mal a morte foi confirmada e os numerólogos desocupados ou criativos soltaram: ele tinha 49 anos = 4 %2b 9 dá 13; Ontem era 13; A confirmação da morte surgiu às 13h e fazia 13ºC em Santos. Não satisfeito? Eduardo Campos tem.. 13 letras.

Consolo
Os corredores do TCU viraram rota de romaria ontem. Todos, de qualquer Poder ou de setores do órgão, procuravam a ministra Ana Arraes, mãe de Campos.

Precedente

Caiu na internet: o deputado Wilson Quinteiro (PSB), do Paraná, disse que o jato PR-AFA apresentou problemas na ignição no aeroporto de Londrina dia 16 de junho.

Cadê o vice?

Michel Temer está desprestigiado. É raro encontrar um ‘santinho’, placa ou outdoor em que um candidato a deputado ou senador aparece ao seu lado. Nem a campanha da presidente Dilma, por ora, usa sua foto. É só o cacique do PMDB – que já é muita coisa.

Eleição & WhatsApp

Nova ferramenta queridinha dos donos de smartphones, o Whatsapp (wpp) é usado por engraçadinhos – e pessoas sérias – para propor propaganda para candidatos. Um leitor espalhou que coloca adesivo no carro, foto de capa do candidato na sua página no Facebook, mensagem spam para amigos por wpp e entrega de ‘santinhos’ nas ruas..

Segue
A piada? Quem quer trabalhar sério por essa propaganda cobra um preço. Mas tem engraçadinho que prefere nomeações futuras de parentes em caso de o cliente ser eleito..

Sumiram
Cadê os famosos videntes que sempre preveem resultados de eleições presidenciais e o que vai acontecer com candidatos e famosos?

Ponto Final

O Brasil perdeu um bom gestor, político, e um excelente pai: Eduardo Campos (1965-2014).

Com Equipe DF, SP e Nordeste

TAGS