Participamos do

Queda no repasse a prefeitos ameaça Dilma

00:30 | Jul. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Na tentativa de baratear os carros e evitar desemprego, a presidente Dilma agradou a indústria, mas ganhou a ira dos prefeitos – inclusive aliados – ao renovar a isenção de IPI para o setor. O Fundo de Participação dos Municípios é alimentado em parte pela arrecadação do imposto, e os alcaides reclamam que o repasse caiu. O deputado Danilo Forte (PMDB-CE), relator do PL que repõe o Fundo, pede celeridade na aprovação: ‘A demanda está nos municípios e o governo fechou os olhos. Houve redução drástica nas transferências’.

Tão pouco = muito
O projeto de lei aumenta em 2% o índice do repasse do FPM diante das perdas na política de IPI. ‘A Dilma fez graça com o chapéu alheio’, reclama o deputado Forte.

Reposição
Segundo Forte, os municípios do Nordeste, Centro-Oeste e Norte perderam R$ 3,8 bilhões em receitas do FPM. Os 2% previstos repõem 7,36% do perdido.

Barbosa em campo
Joaquim Barbosa estreou no Twitter ao seu melhor estilo: o insatisfeito. Criticou a escalação da seleção e deu dicas para Felipão. @joaquimboficial

Falta camburão
A foto do lançamento da chapa de José Roberto Arruda (PR) ao governo do Distrito Federal consegue reunir numa mesma imagem um bando de enrolados com a Justiça. Pela ficha corrida de algumas excelências, não é exagero dizer que na cena faltaram apenas um oficial de justiça, um delegado e o camburão.

Dupla da pesada
A chapa de Arruda lidera as pesquisas. Ele, um ex-governador preso pela PF no cargo, indiciado na operação Caixa de Pandora. Mas ainda ficha limpa (não foi julgado em colegiado). O senador que tenta a vaga é Gim Argello, alvo de seis inquéritos no STF.

Para completar
Arruda leva o apoio do PRTB. O dirigente do partido no DF é o ex-senador Luiz Estêvão, com direitos cassados até 2022 e com mandado de prisão na Justiça. Joaquim Roriz mandou a mulher, Weslyan, o representar. Candidata em 2010, no debate da TV Globo ela soltou: ‘Quero defender toda aquela corrupção que está aí’.

Dudu x Aécio
Uma provinha de que Eduardo Campos e Aécio Neves vão disputar cada voto nos redutos de cada um deles. Campos e Marina Silva ‘furaram’ Aécio em Brasília. Visitaram a favela Sol Nascente, em Ceilândia, considerada a maior do País. Ela é reduto eleitoral de Pitiman, o candidato tucano ao governo do DF, que comeu mosca.

Anatel, uma mãe!
As novas regras da Anatel para cancelamento automático de linhas, pela internet, conforme divulgamos, foram decididas há meses, e valem a partir de hoje. Mas agência resolveu ser uma mãezona para as teles. No País do jeitinho, as operadoras, acreditem, terão de 3 a 18 meses (!) para implementarem o serviço online.

Zuñiga UFC
Currículo de Zuñiga, o algoz que tentou aleijar Neymar: zagueiro do Nacional de Medelin e do Nápoles, cidades influenciadas por mafiosos. Não será surpresa se houver ligação do jogador. Alertada pela Interpol, a FIFA já investiga máfia russa de combinação de jogos. Ninguém escapa da lupa: nem jogadores, nem dirigentes.

Charge de Aliedo
O novato e o veterano
Após 10 horas de depoimento ininterrupto na CPI mista que investigava o contraventor Carlinhos Cachoeira, no Senado, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que chegara na última hora à sessão, tomou a palavra, discorreu sobre a conjunta política no viés do seu conhecido desabafo e lamentou que não havia ali, na comissão, uma figura importante do PMDB para pressionar o depoente, o ex-presidente do DNIT Luiz Antônio Pagot.

Nesse momento, Simon foi interrompido pelo deputado à sua frente, com ar revoltado porém zeloso.

- O senhor não me conhece, mas sou deputado do PMDB do Distrito Federal, meu nome é Luiz Pitiman, e eu estou aqui desde às 8h da manhã sem almoçar.

- E eu estou aqui há 40 anos – rebateu Simon, discreto, mas no seu jeito sarcástico.
Pitiman (hoje tucano) ensaiou réplica irritado, mas segurou-se. Panos quentes.

Ponto Final
O nome completo do secretário de Obras de Belo Horizonte: José Lauro Nogueira Terror.
______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente