PUBLICIDADE
Notícias

Para oposição, STF quebrará sigilo de doação a Cuba

00:30 | 05/06/2014

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que ingressou com mandado de segurança no STF no fim de maio, diz que as investigações do ministro-relator Luiz Fux avançam e que a alta corte terá poder de quebrar o sigilo sobre o repasse a fundo perdido (doação), pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico, de R$ 240 milhões para a construção do porto de Mariel, em Cuba. O alvo do processo também são os detalhes, não divulgados pelo governo, do financiamento do BNDES para a Odebrecht erguer o porto.


Sigilo por quê?
Dias traz detalhes na entrevista à Esplanada WebTV, que estreia nesta sexta na TV UOL. Detalhe: O ex-ministro Fernando Pimentel decretou sigilo de 30 anos na doação.


Sem precedentes
O senador tucano lembra que, antes de apelar à corte, ele pediu informações, sem sucesso, ao BNDES e ministério. Todos alegaram sigilo. ‘Não há precedente’, frisa.


Chamando o Raúl!
A Coluna publicou que o presidente Raúl Castro já negocia com os EUA a operação do porto. Há mais de 1 milhão de empresas americanas à espera do fim do embargo.


Show Paraguaio

O Brasil levou olé do Paraguai no campo diplomático. O Itamaraty enviou a Assunção equipe para a Assembleia Anual da OEA, realizada no hotel da rede brasileira Bourbon. Os brasileiros não esconderam o desconforto da derrota na Guatemala, onde negociaram mal na tentativa de realizar a Assembleia no Haiti, patrocinada pelo Brasil.


Vergonha
É que o embaixador na OEA Martin Sannemann articulou bem nos bastidores e derrotou o Brasil na sessão plenária, trazendo o evento para o país vizinho. O Brasil atualmente não possui embaixador nomeado na OEA.


Charminho

Gilberto Kassab ressurgiu no noticiário ontem com indicação de que se lançará ao governo de São Paulo. É conversa, para se valorizar ou mandar recado a alguém ou partido. Está bem encaminhada a sua vice na chapa do governador Geraldo Alckmin.

Seleção Genérica
O time da seleção de deputados (Romário, Popó, Tiririca etc) que roda o país em jogos beneficentes faz a última apresentação neste sábado, e volta após a Copa.


Brasiguaios
A situação de 400 mil brasiguaios que vivem da lavoura no Paraguai será tema na Comissão de Relações Exteriores na Câmara com o embaixador Sérgio Danese.


Povo unido
É comovente a mobilização do povo paraguaio no apelo pela libertação do jovem Arlan Fick, filho de colonos brasileiros em Concepción. Ele foi sequestrado há 65 dias pelo EPP – Exército pela Libertação Paraguaio, um braço fajuto das FARC colombianas.


Que perigo
Tem muita gente preocupada com o peso da antena da Rádio Cultura FM 100,9 no teto do anexo do Palácio do Buriti, sede do governo em Brasília. Ela pesa duas toneladas. É muito, muito mesmo para o antigo prédio suportar.


É cada um..
Veja o que um político não faz pelo poder, até no Guinnes. O presidente Evo Morales, da Bolívia, foi fichado pelo Sport Boys, da pequena Warnes, para figurar como o jogador de futebol mais velho do mundo, aos 54 anos.

Idas e vindas
Curioso nessa história é que o cartola do clube que contratou Evo, Mario Cronenbold, foi preso pela Polícia Nacional do presidente quando era prefeito de Warnes, acusado de associação com o narcotráfico.

Eleição é isso aí!
É jogada de marketing. Evo concorre ao terceiro mandato de presidente (isso mesmo) em outubro e fará aparições rápidas nos jogos pelo interior.

Ciro, o comentarista

Esse bate-bola lembra Ciro Gomes, o ex-governador cearense que, há dois anos, desocupado, tornou-se comentarista esportivo numa rádio do Ceará.


Ponto Final
Imagine a cena: Evo em campo, com Lula apitando jogo e Ciro Gomes comentando..
______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste

TAGS