Participamos do

Cuba oferece aos EUA Porto de Mariel, erguido pelo..Brasil

00:30 | Jun. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Camaradagem é isso aí

O Porto de Mariel, A nova ‘Jóia do Caribe’ – como classificam os cubanos capitalistas – construído com financiamento do governo brasileiro, que também doou R$ 240 milhões (!) para a obra, foi oferecido pelo presidente Raúl Castro para operação dos americanos. Os dois países dão como certo o fim do embargo dos Estados Unidos nos próximos anos. Na última sexta, o diretor da Câmara de Comércio Americana, Thomas Donohue, visitou Mariel com séquito de grandes empresários norte-americanos, e ouviu a proposta do presidente Raúl Castro.


Olhos de águias
A Câmara Americana é entidade privada que reúne mais de 1 milhão de empresas dos EUA, insaciáveis exportadores e importadoras. A viagem foi comandada pela Cargill.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Quase lá
Os americanos pressionam o presidente Barack Obama pelo fim ao embargo. Um abaixo-assinado com 50 assinaturas de empresários e artistas chegou à Casa Branca.


Alô, 190!?
O Ministério do Desenvolvimento Econômico repassou R$ 240 milhões a fundo perdido para obras do porto, na gestão de Fernando Pimentel. O contrato é sigiloso por 30 anos.


Que inveja
Mariel, construído pela Odebrecht, tem capacidade para operar 9 mil containers/dia e para receber os meganavios pos-Panamax. É muito superior aos portos brasileiros.  


Mineirices
Antes reticente, o deputado Julio Delgado (PSB) agora quer se lançar ao governo de Minas para abrir palanque para Eduardo Campos. Mas levou um fora do prefeito da capital BH, Marcio Lacerda, que é do seu partido. Lacerda é aliado de Aécio Neves e vai usar, como se diz no dito político, a ‘máquina municipal’ a favor do PSDB.


Imagina na Copa
Como a Copa da FIFA mexe com o imaginário popular, para o bem ou para o mal: Ontem a Asa Norte ficou sem energia por quase duas horas. Correu a notícia que era para testes de luz no Estádio Nacional. Mas foi um caminhão quem bateu num poste.


Drible
Agentes da PF não esquecem – e não vão perdoar – o drible que levaram de duas filhas de Paulo Roberto Costa, dia 17 de março, na sede da Costa Global no Rio, quando tentaram fazer buscas com mandado. Shanny e Ariana alegaram que as chaves do escritório estavam em casa e os agentes caíram na conversa.


Esvaziou
Quando voltaram, a sala estava depenada, porque outros dois amigos de Costa levaram documentos. Os detalhes estão na denúncia oferecida pelo MPF ao quarteto, indiciado.


3º tempo
A aposta do PSB e de Campos em Minas é o presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil. Ele disputará vaga de deputado federal e, acreditam, será puxador de votos.


Frevo doido
O presidente do PDT e prefeito de Caruaru (PE), José Queiroz, que avalizou a entrada do federal Paulo Ruben Santiago na legenda, está surpreso. Santiago articula para ser vice na chapa de Armando Monteiro (PTB) ao governo, líder nas pesquisas e aliado de Dilma. Mas Queiroz e o PDT não pretendem apoiar a presidente no Estado.

Capo capixaba
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ganhou ontem a cidadania italiana em festa na embaixada em Brasília. Seu bisavô era o Signore Ferrazzo, que chegou de Verona. Mas não há qualquer intenção de Ferraço em disputar uma vaga no Parlamento em Roma.


Sois Rei
A prisão do ex-governador do DF Paulo Octávio na noite de segunda mostra quanto poder tem. Acuado de comprar alvarás, ele foi à sede da Polícia Civil no seu carro com motorista, e fez questão de erguer a mão direita para mostrar que não tinha algemas.

Com o seu, o nosso
Para um governo que não controla as contas, mais esta: O Itamaraty criou dois consulados honorários no Canadá vinculados ao Estado de Vancouver, em Calgary e em Saskatoom. Desejamos bom passeio aos futuros diplomatas e funcionários.

Valha-nos Deus!
Congressistas passaram tanto aperto num voo Porto-Alegre – Brasília há poucos dias que, na pior turbulência, um deles soltou: ‘Ai meu Deus, isso é praga de suplente!’.

Lula & Voto
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará palestra amanhã em Porto Alegre, no evento dos 10 anos da Revista Voto. Informações no www.revistavoto.com.br.


Ponto Final
E o nosso dinheiro se afogou no mar do caribe.
______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente