PUBLICIDADE
Notícias

Planalto cria política para acalmar movimentos sociais

00:30 | 27/05/2014

 Criador do canal de interlocução direto do Palácio do Planalto com variados movimentos sociais, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, conseguiu emplacar suas ações como políticas de Estado. Ela surge para o governo tentar conter insatisfações de setores populares num momento crucial: pré-Copa e pré-campanha eleitoral. Está no Decreto 8.243 de sexta-feira, que instituiu a Política Nacional de Participação Social e o Sistema Nacional de Participação Social.


Aos sucessores
Independentemente do resultado da eleição no fim do ano, com a criação da política de Estado sucessores terão de manter o diálogo com sem-teto, sem-terra, sindicatos e afins.


Elo político-social
Pelo decreto, o objetivo é ‘fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração e a sociedade civil’.


A conferir
Caberá ao governo, nesta interlocução, a ‘formulação, execução, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas e no aprimoramento da gestão pública’.


A Grande Família
A família Campos entrou em briga pelo espólio da matriarca Ana Arraes. Com ela ministra do TCU e o filho rodando o País pré-candidato ao Planalto, herdeiros diretos disputam a vaga para deputado federal. Ana fora eleita em 2010 com 400 mil votos. A vereadora Marília Arraes decidiu candidatar-se, mas o tio Antônio Campos não gostou.


Quem vai?
O filho mais velho de Eduardo Campos pode ser uma opção. Não há certeza também de que Antônio, advogado e escritor, queira a vaga. Mas a indecisão acirra os ânimos. Todos apelam ao presidenciável, que dá de ombros por ora.


Os Sem-Sinal

A ausência de sinal de celular até nos pontos mais movimentados de metrópoles, que irrita consumidores, motivou o vereador carioca Marcelo Queiroz a criar o Movimento dos Sem Sinal ou (21) 98156-8064 - para receber denúncias.

Fora de campo
Até na Câmara de Vereadores, no centro do Rio (Cinelândia), alguns lugares não dão sinal para celulares. Outro ponto ruim é o .. estádio do Maracanã, palco da Copa.


Liberou
Em novo decreto (nº 8.249), a presidente Dilma estendeu para cidades próximas das capitais-sedes o vale-hospedagem para servidores que atuarem nos estádios da Copa.


Aí não decola

Alguns aeroportos concedidos ficaram prontos, espaçosos, bonitos e eficientes. Mas conta gente do setor que as companhias aéreas não contrataram mais atendentes para check in e a reposição de bagagem continua demorada. São dois serviços das aéreas.


Coldre atento
Repercutiu bem na Associação de Delegados da PF a declaração do ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, a favor do fim do foro privilegiado para políticos. É um tema que merece a atenção do Congresso Nacional e da Suprema Corte, dizem delegados.


A jato..
O presidente do BC, Alexandre Tombini, foi de jatinho da FAB a Buenos Aires na sexta palestrar no encontro de presidentes de Bancos Centrais da América Latina. Pelo menos três companhias fazem voos diários de ida e volta para a capital portenha. Para um governo que prega austeridade de custos (mas não consegue), ele voou na contramão.


.. e Freio de arrumação
Em tempo, os cabeças dos BCs concluíram que os países sul-americanos enfrentam a conjuntura mundial ‘com fundamentos econômicos sólidos’. Mas admitiram que as incertezas para emergentes e desenvolvidos frearam os investimentos. Inclusive na AL.


Só o começo
A PF, que abriu inquérito, já sabe que o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) demitiu a secretária que tentou golpe em conta judicial na Caixa em Umuarama (PR). A dúvida agora é: quantas vezes tentou antes; se conseguiu, quanto levou; e quem avalizou?


Errou de Comissão
O italiano Domenico De Masi falará à Comissão de Educação do Senado hoje. Mas quem está num Ócio Criativo - tema que o consagrou - é a CPI governista da Petrobras.


Ponto Final

Numa decisão sem precedentes, um juiz federal anunciou que vai julgar os militares acusados pela morte do ex-deputado Rubens Paiva.

______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste

TAGS