PUBLICIDADE
Notícias

Intervenção extra-campo

00:30 | 13/05/2014

A presidente Dilma Rousseff deu uma missão diferente para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O enviou para Cuiabá, onde ele passou os últimos dias, em caráter emergencial, para acompanhar os andamentos dos programas federais a fim de garantir a realização da Copa do Mundo na capital. Ela recebeu relatos preocupantes do Ministério do Esporte e da FIFA sobre o atraso na arena Pantanal e nas obras inacabadas de mobilidade urbana.


Do seu..
Vovó Mafalda, consultora da Coluna, voltou à ativa: diz que nem ela, que é pateta mas não boba, investiria R$ 250 milhões num frigorífico prestes a falir no MS.


..do nosso
Mas o BNDES, cheio de especialistas, depositou a bolada no Frigorífico Independência, em 2008, que faliu em 2009. O sócio era o senador Antonio Russo. O prejuízo? Nosso.


Dedão pós-eleição
O TSE empurrou para após a eleição a licitação de 5 mil kits biométricos, que deu rolo, como revelamos. ‘Até lá, será revisado todo o Termo de Referência’, informa o tribunal.


Ossadas da Baixada
O Arco Rodoviário do Rio sai em julho. Mas muito se deve ao governador Pezão, que literalmente bateu o pé, muitas vezes, como secretário de Obras, para evitar paralisações motivadas pelo Iphan, que insistia em pesquisar ossadas de índios descobertas nas escavações: ‘Pô, aquilo ali é Baixada! Vocês acham que são índios!?’, soltou Pezão.


Blairo fora
Ex-governador, o senador Blairo Maggi (PR) não será candidato ao Palácio em Mato Grosso. Ele apoiará o senador Pedro Taques (PDT), avisou em reunião particular há dias. Mas liberou seus aliados para apoiarem candidatos proporcionais.


Triagem
Mais da ANVISA sobre a vigilância nos aeroportos da Copa, para evitar a entrada do vírus Ebola: ‘Haverá um incremento da força de trabalho previamente estabelecida de acordo com a necessidade apresentada em cada aeroporto’.

A conferir
Segundo a Anvisa, as orientações de doenças vindas de variados países já fazem parte do Plano de Contingência previsto no Regulamento Sanitário Internacional (2005).


Futuro do Brasil
PCdoB promove dias 13, 20 e 27 um ciclo de debates com especialistas sobre trabalho, cidades e economia. Será na Câmara dos Deputados. Inscrições no site do partido.


Haiti é aqui
É de Fernando Tibúrcio, especialista em direito internacional, tese de que o governador Tião Viana (AC) pode ser processado no Tribunal Penal Internacional por ‘deportação forçada’ dos haitianos para SP: ‘Se encaixa em crimes contra a humanidade’, diz.


É cana braba!
Com a MP 635, a Comissão Mista no Congresso prorrogou por mais um ano o pagamento pelo governo de subvenção aos produtores de cana e de etanol do Nordeste. Mas o Planalto fecha os olhos para casos similares no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goliás, responsáveis pelos 90% da cana para o combustível.


Crime & Castigo
Com a criminalidade entre adolescentes cada dia mais em alta (e cruel!), a proposta de redução da maioridade penal pode pautar a eleição. Proposta do senador Ivo Cassol (PDS 539/12) convoca plebiscito nacional para decidir sobre a idade para punição.


Após os R$ 0,20..
O histórico de embromação não faz da CPI da Petrobras a única pendenga no Senado. Aprovada em dezembro de 2013, a CPI do Transporte Público não foi instalada até hoje. Ela surgiu na esteira dos protestos de Junho, sobre o aumento das passagens..


..Freada brusca
Os líderes dos partidos até hoje não indicaram os membros para a CPI, tampouco o presidente do Senado, Renan Calheiros, os cobrou. E toda aquela gritaria deu em nada.


Blindado
Congressistas estranham que, a despeito de todas as evidências que ligam o deputado Luiz Argolo (SDD-BA) ao doleiro Youssef, ele sobreviva mais que André Vargas.


Ponto Final
Após os protestos de junho, o Congresso pulou a roleta e não pagou a conta.
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

TAGS