PUBLICIDADE
Notícias

Ministério não impede mortandade de crianças índias

00:30 | 16/03/2014
NULL
NULL

Enquanto o ex-ministro Alexandre Padilha (PT) se preparava para cair na estrada em pré-campanha para o governo de SP, o Ministério da Saúde fazia vistas grossas, em setembro, para um caso em Japorã (MS), menor IDH do Estado: seis indiozinhos Guarani-Kaiowá de 1 ano morreram de desnutrição na Aldeia Porto Lindo porque, falida e sem apoio do ministério, a prefeitura fechou o centro de combate à desnutrição. Procurada durante cinco dias, a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério informou que a demanda estava na ‘área técnica’ – a mesma que deixou a tribo na mão.


Desvios
O TCU acaba de descobrir irregularidades graves em ações do ministério na Saúde Indígena, com rombo de R$ 6,5 milhões pagos a incursões não realizadas.


Abandono geral
Com o centro fechado e a prefeitura sem dinheiro, as mães não sabem a quem recorrer. A Coluna procurou a Funai, que após horas indicou a.. mesma Sesai que silencia.


Debandada
Criado há 5 anos, o centro tinha as despesas divididas entre o ministério e a prefeitura. Mas o governo recuou e deixou todos os gastos com o município, que não deu conta.


Trapalhada pré-eleitoral
Na ânsia de conquistar prefeitos do Paraná, a senadora Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao governo, enviou a mesma carta de promessa a prefeitos que disputam um campus avançado de faculdade de medicina. O quiprocó começou quando um dos alcaides fez alarde com a carta, feliz da vida, e os ‘concorrentes’ descobriram a demagogia.


Todo mundo quer
Foz do Iguaçu, Pato Branco, Umuarama e Guarapuava disputam o campus. Mas as prefeituras de Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Ibaiti e Jacarezinho também receberam o ofício-promessa. Resultado: a turma indignada não vai apoiar o PT.

Sim, senhora
Procurada, a senadora desconversou. Em nota, diz que apoia o curso de medicina e que a decisão será técnica. A escolha da cidade ‘deve ocorrer neste 1º semestre, dentro do planejamento do MEC. Acho importante evitar briga de municípios’.


Digitais..
Esse racha do PMDB é um consórcio de insatisfeitos. Tem dedos do Eduardo Cunha, irritado com acusações do PT, mas também digitais de Danilo Forte e Eunício Oliveira.


.. Familiares
Danilo e Eunício, ambos do PMDB cearense, têm escola – o veterano Paes de Andrade: o deputado já foi casado com filha dele. O senador Eunício ainda é, com outra.


Hermanos
Chanceleres da AL tiveram uma reunião em separado em Santiago do Chile, na quarta, para discutir a crise na Venezuela. Marco Aurélio Garcia, assessor especial do Planalto, esteve dias antes com o presidente Nicolas Maduro (que não foi) e garantiu apoio a ele.


Na trave!
Na sexta dia 7, um deputado petista revelou para amigos que o ex-presidente Lula ligou em maio de 2013 para o presidente da CBF, José Maria Marin, e pedira para ele não tirar o técnico Mano Menezes da Seleção Brasileira. Tinha mau presságio..


Pé frio
Lula teria dito que se Mano fosse trocado, o Brasil estaria ‘lascado’. E Lula sacramentou, nas palavras do deputado: ‘Temos que ganhar esta Copa, senão estaremos F!’. Felipão estreou, e tem ido bem, para quebrar a bola de cristal do petista pé frio.


Na mira

A OAB julga amanhã, às 9h, na sede do conselho federal em Brasília, a jurisprudência do pedido de cassação do registro de advogado do José Dirceu. Vai decidir se abre processo disciplinar em Brasília ou São Paulo, onde o condenado tem o registro.


Eu, hein..

Lideradas por Valéria Prochmann, ex-UNE em Curitiba, mulheres se reuniram em cafeteria para discutir como liberar na Receita.. 300 pênis de silicone apreendidos.

Boa ideia
Jornalistas lançaram o website http://www.AjudeUmReporter.com.br para ajudar os colegas a encontrar as melhores fontes e consultores para cada tipo de pauta.


Ponto Final
A Funai e a Sesai devem ser responsabilizadas pelas mortes dos indiozinhos.
______________________________
Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

TAGS