PUBLICIDADE
Notícias

Mensaleiros vão estrear ala das autoridades com conforto

09:00 | 09/03/2014
Será concluído em Dezembro o presídio federal ao lado do complexo da Papuda, em Brasília, para onde serão transferidos os mensaleiros presos, que terão ala especial para autoridades (ex-mandatários e condenados por crime do colarinho branco). A ala não é apenas capricho para poderosos, mas necessidade: desde a condenação pelo STF, a Papuda chegou a abrigar até nove ex-deputados – alguns foram transferidos. Serão 208 celas para regime ordinário e 12 celas para RDD, todas individuais, com cama e móveis de concreto e instalações sanitárias’. Hoje, quatro mensaleiros dividem cela bem menor.

Bancada da Cela
Até o fechamento da Coluna, eram oito os ex-mandatários presos: Dirceu, João Paulo Cunha, Bispo Rodrigues, Valdemar, Romeu Queiroz, Henry, Pedro Correa e Donadon.

Vem mais
Como a tendência da Justiça é apertar o cerco a corruptos, políticos ou empresários, a demanda por vaga tende a aumentar na nova unidade.

Abusando da sorte

Surge à boca pequena entre advogados defensores a tese de que os mensaleiros absolvidos pela Formação de Quadrilha deveriam processar os ministros do Supremo.

Escavando a História
O grupo dissidente de familiares de desaparecidos políticos, contrário ao grupo oficial nomeado pela Secretaria de Direitos Humanos, pretende visitar até quarta a juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal em Brasília, para apresentar documentos e citar o militar que quer revelar paradeiro dos corpos na Serra das andorinhas no Araguaia.

Sem oba-oba
O grupo quer que a juíza autorize novas buscas, comandadas pelo misterioso militar da reserva – que participara da Operação Limpeza. Ele pode indicar a localização de 22 corpos. É que o governo quer holofote, e o ex-oficial, a discrição, temendo ser morto.

Maldade.com
Em tempos de internet e pré-campanha, surge muita maldade apócrifa também: a polícia ainda não identificou quem espalhou mentira, nas redes sociais, sobre o Bolsa-Prostituta de R$ 2 mil, de projeto que seria da senadora Ana Rita (PT-ES).

Novo Jornalismo
Uma boa notícia. Os excelentes jornalistas Felipe Seligman, Andrei Netto, Breno Costa, Fernando Mello e Marc Sangarne lançaram o portal http://indiejournalism.com/pt-br/ .

Freio de mão
Empregados da empresa de ônibus Santo Antônio, do ex-senador Valmir Amaral, que passa por dificuldades, estão assustados: oficiais de justiça penhoram até pneu furado.

O Jesuíta
Veja como o Papa Francisco, também jesuíta como foi o José de Anchieta, revoluciona a Igreja. O pontífice vai bancar, por decreto, a canonização do famoso Padre que morreu no litoral capixaba em 1597. Há 417 anos o Vaticano trata com desdém a situação.

Memória

Em tempo, Padre Anchieta foi um dos fundadores de São Paulo – e não apenas a capital. Andando pelo litoral até o Sul da Bahia, fundou vários vilarejos hoje conhecidas cidades. Foi beatificado por João Paulo II. Enfim, o espanhol será um santo ‘brasileiro’.

Opção petista

O economista Guilherme Lacerda, ex-presidente da Funcef e diretor do BNDES, com aval do presidente estadual do PT, João Coser, colocou seu nome à mesa para se candidatar ao governo do Espírito Santo, ou a vice de Renato Casagrande (PSB).

Águas de março

Como o governo de São Paulo conta com as chuvas, o paulistano vai sofrer com esse racionamento de água. A Sabesp vai puxar das represas de Guarapiranga e Alto Tietê uma água mais suja, resultado de muito despejo químico.

Tratorando
Em ano de eleição, os governos federal e de Minas disputam a preferência dos prefeitos distribuindo tratores, caminhões. O Estado é o segundo colégio eleitoral do País.

No site
Confira no site da Coluna fotos inéditas do fotojornalista Evandro Teixeira e charges de Aliedo, ex-Pasquim e JB.

Ponto Final

Será que haverá mensaleiro preso para a inauguração do presídio federal?

Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

TAGS