PUBLICIDADE
Notícias

Entidade investigada por TCU cancela evento com ministro

08:32 | 26/03/2014
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), autarquia cujos contratos estão sob investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), cancelou o seminário interno para funcionários que seria realizado hoje num hotel de Brasília. Alegou ‘motivos técnicos e operacionais’. Ontem, a Coluna revelou que o principal palestrante era o ministro-substituto do TCU André Luís de Carvalho, representante do tribunal que investiga o Cofen, e que ele receberia cachê. O evento seria num belo hotel campestre próximo a Brasília, de hoje a sexta, com tudo pago pelo Cofen. O ministro não via problemas.

Lupa
A investigação foi pedida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. O processo no TCU que envolve o Cofen é o nº TC-018.588/2013-1.

O processo
O processo conta com dois apensos, um deles da Procuradoria-Geral da União, que não deu mole: exigiu uma auditagem em contratos do Cofen nos últimos cinco anos.

Na mira
O Cofen já foi alvo da Polícia Federal ano passado, que investiga indícios de crimes financeiros na diretoria. A entidade conta com orçamento anual de R$ 68 milhões.

Memorial da crise
A presidente Dilma avalizou a presidente da Petrobras, Graças Foster, a demitir todos os diretores políticos da estatal em fevereiro do ano passado, mas foi tarde. Dilma e Foster exoneraram apadrinhados pelo PP, PTB, PMDB e pelo próprio PT. Entre eles, à época, o agora preso pela PF Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento.

O leitor
O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães foi visto no voo TAM 3886 Foz do Iguaçu-Brasília, na poltrona 1E, com um livro grosso e capa protegida com papel prateado. Era A Ideologia Alemão, de Karl Marx e Friedrich Engels.

A trabalho
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, recorreu a jatinho da FAB para o Mutirão Carcerário. Visitou presídios em três capitais. Já os colegas de Esplanada.. abusam de voos para ir para casa e voltar para Brasília como se pegassem um táxi.

Fala, doutor
O PIB capixaba se reúne hoje sob tutela da Vieira & Rosenberg para discutir economia. Palestra Fábio Ribeiro, colunista da Exame, Doutor em Política Internacional pela USP.

Fala, doutor 2
Surpresos os ex-donos de bingos com a declaração do ministro do STF, Marco Aurélio Mello, a favor do debate sobre cassinos: ‘O jogo do bicho é igual a qualquer loteria’.

Carro desgovernado
Fonte diz que o deputado Nelson Marchezan Jr (PSDB-RS) teria levado um soco do seu motorista em Porto Alegre, durante discussão no fim de semana. O parlamentar nega. Diz que dirigiu o próprio carro porque o motorista estava com a habilitação suspensa.

Proibido criticar
Depois de prender o opositor Leonardo López, por liderar protestos nas ruas, os chaviztas aprontaram mais uma, ontem. O presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, cassou o mandato da maior opositora do governo da Venezuela, deputada María Corina.

Corina vem aí
Ontem, em Lima, ela encontrou-se com o Fernando Tibúrcio e disse que pretende vir ao Brasil nos próximos dias. Tibúrcio é advogado do senador boliviano Roger Molina. Corina está surpresa com o silêncio do Brasil: ‘A indiferença é o mesmo que a cumplicidade’. Os senadores Ferraço e Aloysio Nunes também estavam em Lima.

Lei do silêncio
Maria Corína pediu a palavra no Panamá, em sessão da OEA, para criticar o governo. Foi proibida por comitiva venezuelana, em manobra regimental. Perdeu o mandato porque, segundo Diosdado, descumpriu duas normas da Assembleia.

Turma da cela
Pelo menos 13 mil detentos estão trabalhando em Minas Gerais, na tentativa de reinserção social. O governo lançou a Universidade Coorporativa do Sistema Prisional.

Seu Doutor..já era
O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) apresentou projeto que veda o emprego de pronomes para autoridades ou na hierarquia funcional durante eventos.

Ponto Final

Então fica combinado assim, na Venezuela: abriu a boca, só para falar bem. Senão apanha.

Com Luana Lopes e Equipe DF e SP

TAGS