PUBLICIDADE
Notícias

Turismo travado

22:04 | 08/07/2016

A entrevista que a presidente da Latam Brasil, Claudia Sender, concedeu esta semana a jornalista Sonia Racy, colunista do jornal 'O Estado de S. Paulo' mostra claramente como a crise econômica e as mazelas do País estão travando o turismo no Brasil.

Para os nordestinos, e em especial para os cearenses, que esperavam que o Hub da Latam desse um novo impulso ao turismo local, a executiva brasileira confirmou a suspensão do projeto.


Segundo Claudia Sender, enqunto no mercado doméstico a LATAM reduziu a malha, onde só este ano deve chegar a 10 ou 12% , a empresa "agora vai cortar voos para o exterior, uns 35% para os EUA". Fica claro que esse é o principal motivo para suspender o projeto de hub para o Nordeste.


Para a empresa retomar seu curso normal, Cládia afirma que, no curto prazo, o Brasil precisa voltar a gerar empregos. "A gente está vivendo uma situação hoje com mais de 11 milhões de desempregados no País, num cenário que provavelmente se consolida com 14 milhões de desempregados, que são as últimas estimativas para o final de 2016, e essa é uma situação na qual você não só tem o pessimismo do empresariado, mas, pior ainda, tem o pessimismo da população em geral. Aí você tem queda de consumo, um mau humor generalizado nas ruas".

A dirigente da LATAM acredita que a Olimpíada ocorra sem nenhum grande incidente, "apesar de ter uma grande preocupação, especialmente com a segurança". Mesmo assim, ela acredita que "vai ser um show de espetáculo". Para ela, o Brasil não aproveitou a Copa para divulgar bem a sua imagem. "O estrangeiro foi embora falando que a hospitalidade do brasileiro foi supercativante.Mas a gente conseguiu capitalizar em cima disto? Não. O Brasil hoje recebe menos turistas que a Argentina. Em um ano o Brasil recebe menos turistas que Paris em um mês. O Brasil recebe menos turistas que a cidade de Berlim. Então, a gente tem que aproveitar esse momento, o evento de maior audiência no planeta, para evoluir. Os olhos do mundo vão estar voltados pra cá".

TAGS