PUBLICIDADE
Notícias

O Brasil precisa mesmo de um Ministério do Turismo?

07:29 | 27/08/2015

Com a provável extinção do Ministério do Turismo, dentro do novo programa de redução da máquina administrativa do Governo Federal que deve acontecer até o final deste mês de setembro, surge o debate sobre a real necessidade de um órgão dessa natureza como impulsionador do segmento turístico no Brasil.

Ao levar em consideração a eficiência de países que são hoje referência no turismo mundial, a exemplo da França e da Espanha, que possuem apenas agências de promoção ao invés de ministérios, o debate se mostra muito oportuno.

Deixando de lado a ação política que cerca a extinção de aproximadamente 10 ministérios, deve-se aproveitar esse momento para se criar uma estrutura de fomento do turismo brasileiro menos burocrático e mais eficiente.

Já que não conseguimos crescer na captação de turistas com o modelo atual, por que não adotar a fórmula dos grandes centros turísticos mundiais, com a criação de um órgão mais enxuto, menos político e voltado preferencialmente para a promoção turística do país?



VILA GALÉ INVESTIRÁ R$ 100 MILHÕES EM UNIDADE NA PRAIA DE TOUROS (RN)


O Grupo Vila Galé apresentou formalmente, durante uma coletiva de imprensa em Natal, no Rio Grande do Norte, o projeto de sua oitava unidade no Brasil: um resort na Praia de Touros, que contará com um investimento de R$ 100 milhões e tem previsão de inauguração para setembro de 2017. Com este novo empreendimento, a Vila Galé reforça a sua posição como a principal rede de resorts no Brasil.

O Vila Galé Touros, de frente para a praia, será composto por 450 quartos, quatro restaurantes onde a cozinha portuguesa se encontrará com a local - destaque para o Inevitável, um exclusivo do Grupo e o Potiguar, uma homenagem à região - um SPA Satsanga, um Clube Nep para crianças, um Centro de Convenções com cerca de 2.000 m2, um centro náutico, um campo de futebol “society”, um campo multiusos, um campo de tênis e ainda três piscinas exteriores, tendo uma delas toboágua para crianças.

As sete unidades hoteleiras que o Grupo detém atualmente no Brasil - e que estão espalhadas pelos estados do Ceará, de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro - oferecem um total de 5.000 camas em três hotéis de cidade e quatro resorts “all inclusive”. Este último segmento ainda é pouco explorado no Brasil, razão pela qual o Grupo decidiu avançar com um plano de expansão que passa por este tipo de investimentos.

Em 2014, o Grupo faturou no Brasil mais de 200 Milhões de Reais e cerca de 70 Milhões de Euros em Portugal (266 Milhões de Reais).


PREPARATIVOS ENTRAM NA RETA FINAL DA 43ª ABAV


Marcada para o período de 24 a 26 de setembro, e novamente no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), a 43ª ABAV Expo Internacional de Turismo está na reta final dos preparativos. Exemplo disto é a mudança promovida nas datas e horários de funcionamento do evento, que agora está concentrado entre quinta-feira e sábado, das 10h às 20h, de forma a facilitar a visitação dos profissionais que não conseguem se ausentar da agência durante o expediente regular.

A abertura social solene também teve a data e horário modificados, acontecendo na manhã do dia 24, às 10h, antes da inauguração da feira (às 12h), no Auditório Elis Regina, espaço que integra o Complexo Anhembi, o que também facilitará o deslocamento dos convidados até o Pavilhão de Exposições.

Dentro da feira, a localização dos estandes seguirá a segmentação por regiões: Brasil, América Latina e Caribe, Europa, Estados Unidos, Ásia, África e Oceania. Também na esteira da racionalização em benefício da otimização do tempo e do bem-estar do visitante, o evento contará com os espaços diferenciados bem sinalizados – caso do 44º Encontro Comercial Braztoa, da Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp, e da Vila do Saber, que abrigará o Congresso ABAV de Turismo, este ano com salas tematizadas em alusão aos pilares centrais: Negócios, Conhecimento e Relacionamento.

A ABAV Expo Internacional de Turismo é a maior e mais completa feira do setor nas Américas e no Hemisfério Sul e reconhecida como uma das mais importantes do mundo. Durante três dias, o evento reunirá público profissional qualificado de agentes, operadores e gestores de viagens, expositores de mais de 60 países e compradores convidados – nacionais e internacionais - com autonomia e poder de decisão.

Credenciamento Prévio - O credenciamento prévio de visitantes profissionais para a 43ª ABAV Expo Internacional de Turismo já se ultrapassou 8 mil inscritos. Além da gratuidade nas inscrições e direito à solicitação de ADs 90, quem preferir pode, ainda, aderir às caravanas aéreas organizadas pelas ABAVs estaduais, que já incluem pernoites em hotéis e transfers regulares dos aeroportos GRU e CHG.

"Estamos convencidos de que a 43ª ABAV Expo Internacional de Turismo – vai apresentar o que há de melhor e mais apropriado no mercado de viagens e turismo. Mais uma vez, teremos oportunidade de aguçar a percepção da imprensa e dos próprios consumidores sobre a importância da atividade profissional exercida pelos agentes de viagens. Ao mesmo tempo, o evento deste ano contempla uma agenda intensa, capaz de impulsionar negócios, produzir conhecimento e alavancar relacionamentos", conclui o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.

TAGS