PUBLICIDADE
Notícias

TAP suspende todos os voos para Fortaleza durante os dez dias de greve dos pilotos

09:23 | 30/04/2015
A greve de dez dias dos pilotos da TAP fez com que a companhia aérea portuguesa suspendesse o voo diário entre Fortaleza e Lisboa, segundo mostra o site da empresa aérea na internet. De acordo com a TAP, são apenas 276 ligações que serão operadas entre esta sexta-feira, 1º e 10 de maio, em função dos serviços mínimos definidos pelo tribunal arbitral de Portugal.

Em relação aos destinos internacionais, o Brasil é apontado pela imprensa portuguesa como o país mais protegido pelos serviços mínimos, estando prevista a realização de 40 voos (20 entre Lisboa e São Paulo e outros 20 entre Lisboa e o Rio de Janeiro). Nesse caso, a ligação da TAP com o Nordeste brasileiro será prejudicada no período, com o cancelamento de todos os voos entre Lisboa e as capitais do Recife, Fortaleza, Salvador e Natal.

A empresa espera assegurar mais frequências, mas tudo dependerá da adesão dos trabalhadores aos protestos.

BNTM 2015 atinge meta de buyers a um mês do evento, diz CTI-NE
A meta de participação dos buyers para a 24a edição da BNTM – Brazil National Turism Mart foi alcançada, informou a Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), promotora do evento. A um mês da realização, a bolsa já confirmou a participação de 300 buyers de países como Argentina, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. Noventa por cento desse número que demonstra o interesse pelo Nordeste do Brasil partiu do mercado estrangeiro. Já estão ocupados cerca de 70% dos espaços disponíveis para as rodadas de negócios.

A organização do evento atribui o grande interesse pela Região Nordeste à alta do dólar, além da excelente repercussão da edição passada e do atrativo que é a realização no Estado do Ceará. A 24a BNTM acontece entre os dias 28 e 31 de maio no Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é receber 1,3 mil visitantes do trade nacional e internacional. Mais informações podem ser encontradas no site www.bntm.com.br, onde também é possível fazer as inscrições.

Nova entidade de Convention bureau quer criar mais um imposto
Foi criada na semana passada, em São Paulo, a União Nacional de Entidades de Destinos, cuja sigla é Unedestinos. O foco da nova entidade é a captação de eventos e visa congregar os Convention Bureaux de todo o Brasil. Eles querem ter uma presença mais marcante junto ao segmento nacional

Dirigentes da nova entidade afirmaram à imprensa que a primeira pauta da nova entidade é uniu o grupo em torno de transformar a room tax em um imposto. Essa taxa é uma espécie de contribuição espontânea paga, por dia, pelo turista que se hospeda em hotel da cidade. Na visão dos dirigentes de Convention, transformar a taxa em imposto ampliaria o leque de arrecadação das entidades, que passariam a recolher os recursos não somente dos hotéis parceiros mas de todos os empreendimentos hoteleiros. O valor pago hoje pelo turista para o Convention varia de acordo com a categoria do hotel.

Mesmo acarretando em crescimento de receita, a ideia de transformar a taxa em imposto não é uma unanimidade entre os Convention no Brasil. Transformar em imposto a room tax seria ressurgir a taxa de turismo, antigamente cobrada pelas prefeituras dos viajantes que se hospedavam nos hotéis.

Avianca e Azul foram as que mais cresceram em março

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros acumulou alta de 5,6% no ano, enquanto a oferta acumulou aumento de 4,0% no mesmo período. Para o mês de março de 2015, a demanda registrou crescimento de 2,9%, em comparação ao mesmo período de 2014, índice recorde para o mês nos últimos 10 anos enquanto a oferta aumentou de 3,2%.
Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Avianca e Azul destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em março de 2015, quando comparadas com o mesmo mês de 2014, da ordem de 18,9% e 10,7%, respectivamente. A Tam apresentou crescimento de 0,2% e a Gol retração de 1,8%.

Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em março de 2015 com participação de 37,6% e de 34,3%, respectivamente. A Tam registrou queda de 2,6% em sua participação de mercado, enquanto a Gol apresentou diminuição de 4,6% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 28,1%, o que representou aumento de 10,4% em relação a março de 2014.

Pousada em Jericoacoara fechará para reforma
De 4 a 31 de maio, a Pousada Vila Kalango, em Jericoacoara, no litoral do Ceará, estará fechada para reforma, manutenção e troca de equipamentos das áreas de lazer e apartamentos.

A Vila Kalango foi uma das primeiras pousadas de charme a se instalar em Jericoacoara e completa 15 anos de atividades, agora, em 2015. Todos os anos a pousada fecha por pelo menos um mês para que as renovações sejam feitas sem incomodar os hóspedes.

PERDAS NO TURISMO -
O segmento de turismo de Portugal calcula que o país terá um prejuízo incalculável com a paralização de dez dias dos pilotos da TAP. O segmento hoteleiro de Lisboa estima em 300 milhões de euros as perdas só com hospedagens devido à greve na TAP.

SANTUÁRIO DE APARECIDA

Um relatório da Euromonitor mostrou que o Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, recebeu quase o dobro da quantidade de pessoas que foram na Torre Eiffel. De acordo com o Ministério do Turismo 7,7 milhões de viagens domésticas no Brasil foram motivadas pela fé em 2014.

JUSTIÇA CONDENA TAM -
A Justiça Federal do Distrito Federal condenou a companhia aérea TAM a pagar R$ 1 milhão em indenizações por danos morais a cerca de 80 mil passageiros prejudicados, em novembro de 2010, por atrasos e cancelamentos de voos. Com a sentença, os passageiros ainda receberão pelos danos materiais causados pelos atrasos. Cabe recurso contra a decisão.
TAGS