PUBLICIDADE
Notícias

O Brasil mais competitivo para o turismo internacional

13:39 | 04/03/2015
Com o dólar beirando a casa dos R$ 3, o Brasil passa a ser muito mais atrativo para o turismo do internacional. Além das belezas naturais de um destino turístico, o viajante tem no ‘bolso’ um grande aliado na hora de decidir uma excursão. Daí a desvalorização do real ser um componente adicional na escolha do Brasil.

A propósito, a realização da 24ª BNTM (Brazilian Tourism Mart), de 27 a 31 de maio, no Centro de Eventos, em Fortaleza, por ser um evento focado na divulgação do Nordeste para o mercado internacional, constitui-se numa ótima oportunidade para o turismo do Ceará. A valorização da moeda norte-americana frente ao real passa a ser um componente adicional no trabalho de captação de fretamentos do exterior junto a operadores de viagens que participarão do evento.

Pela importância que tem a BNTM para o Nordeste, a Embratur e a TAP Air Portugal discutiram recentemente um conjunto de estratégias de promoção turística do Brasil na Europa, durante o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (BTL – Portugal). Do encontro foi anunciada a parceria entre a Secretaria de Turismo do Ceará, CTI-Nordeste e a própria TAP, para a promoção da 24ª BNTM de Fortaleza.

O evento ganha em importância pelo momento da economia, e para o turismo cearense crescer a expectativa para a captação de viajantes internacionais. Outro fato relevante para Fortaleza é a oferta de voos do continente europeu com a capital cearense através das ligações diárias dos voos da TAP com a capital portuguesa.

ABIH sai em defesa do Acquario Ceará
A construção do Aquario Ceará, na Praia de Iracema, está em andamento. O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, disse através de comunicado que a suspensão da obra foi temporária para ajuste do contrato de fornecimento dos equipamentos para uma revisão técnica e ajuste do cronograma com a empresa norte-americana ICM, em virtude da análise dos requerimentos feitos pela própria contratada.

A decisão do Governo de continuar a obra, atualmente criticada por deputados de oposição ao governo do Ceará na Assembleia Legislativa do Estado, ganhou esta semana o apoio público do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Darlan Leite.

Em comunicado à imprensa, o dirigente disse que o povo cearense não pode prescindir do empreendimento, “que representa um dia a mais do turista em nosso estado, e um incremento de 100 milhões de reais injetados mensalmente na economia, gerando emprego, renda e principalmente melhoria para nosso povo”, justifica o dirigente.

Ele mostra a necessidade do equipamento de Fortaleza citando alguns aquários como: Georgia Aquarium (Estados Unidos), Dubai Mall Aquarium (Dubai), Okinawa Churami Aquarium (Japão), L'Oceanogràfic (Espanha), Turkuazoo (Turquia), Monterey Bay Aquarium (Estados Unidos) uShaka Marine World (África do Sul), Aquário de Xangai (China), Aquário de Gênova (Itália) e o Oceanário de Lisboa, (Portugal) que, segundo Darlan Leite, “são utilizados como ícones e que aumentaram significativamente a demanda turística em seus países”.

O dirigente finaliza o comunicado conclamando o cearense a defender a bandeira “progressista, moderna, empreendedora e cheia de oportunidades” do governo do Estado. Ele ressalta ainda que o cearense terá orgulho da sua capital abrigar “um dos mais modernos Aquários do planeta”.

MTUR lança diretrizes para qualificação em turismo
Ministério do Turismo acaba de lançar o documento final que estabelece as diretrizes do Programa Nacional para Qualificação em Turismo. A publicação está disponível a todos os interessados e serve como base de referência para governos estaduais, municipais e para o setor privado.

O documento trata a qualificação como um processo de duas vias. Uma delas é a formação profissional, que inclui cursos, pesquisas, observatórios e eventos diversos. A segunda é a certificação, que dá ao mercado a garantia de que profissionais e serviços seguem as normas acordadas pelo setor.

A versão final do documento é resultado de cinco estudos que mapearam a situação da qualificação do país e apontaram as tendências. Ele teve a participação de representantes de empresas ligadas ao setor, profissionais ligados a universidades e a organizações não governamentais, além de gestores públicos.

O primeiro desses estudos captou a percepção sobre a situação atual do turismo e sua mão de obra, assim como as expectativas de como ela deverá se portar no futuro. O segundo analisou a experiência da qualificação, entre os anos de 2003 e 2013.

PROCURA POR VOOS
A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou crescimento de 9,1% em janeiro na comparação com o mesmo mês em 2014. Em paralelo, a oferta de assentos registrou aumento de 4%.
A demanda doméstica completou 16 meses consecutivos de crescimento, e alcançou o seu maior nível para um determinado mês nos últimos dez anos. Já a oferta doméstica apresentou alta pelo quinto mês consecutivo e também foi recorde para um mês nos últimos dez anos.

VONTADE DE VIAJAR
Um dado divulgado pelo Instituto Data Popular – que, desde 2001, acompanha o crescimento e desenvolvimento das classes C, D e E – comprova a importância do Plano de Aviação Regional para democratizar o transporte aéreo no Brasil e desenvolver a economia do interior do País: cerca de 43% da população brasileira que mora longe das capitais quer viajar, seja para trabalhar, para lazer ou simplesmente para se deslocar de uma cidade para outra. E não o fazem pela distância dos aeroportos – apenas 77 terminais operam regularmente no interior -- e pelo preço das passagens, que são em média 31% mais caras quando envolve uma rota regional.

VILA GALÉ EM CUBA
O Grupo português Vila Galé, que possui negócios hoteleiros no Ceará, em algumas capitais do Nordeste brasileiro e no Rio de Janeiro, está em negociações para abertura de um hotel em Cayos, Cuba. A informação é da imprensa de Portugal, a partir da revelação feita durante o VII Fórum do IPDAL Portugal-América Latina, que ocorreu na quinta-feira (25), por ocasião da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Caso se concretize o negócio será o primeiro hotel do grupo em Cuba e o 8º na América Latina.

PRIVATIZAÇÃO DA TAP
Representantes do governo de Portugal informaram à imprensa do país que os interessados na compra da TAP só serão divulgados no dia 15 de maio. Para o governo a informação deve ser mantida em sigilo porque os interessados assinaram acordos de confidencialidade, o que seria prejudicial para o andamento do próprio processo. A imprensa portuguesa especula que existem mais de três interessados na compra da TAP.
TAGS