PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza e a cidade de Ferreira de Alentejo, em Portugal, firmam parceria comercial e turística

10:49 | 18/03/2015
NULL
NULL
Um acordo de cooperação com o objetivo de facilitar as trocas comerciais e ampliar o fluxo de negócios entre a Prefeitura do Município de Ferreira do Alentejo, em Portugal, e a Prefeitura de Fortaleza, foi celebrado na noite de sexta-feira (13), na capital cearense.

A solenidade ocorreu por ocasião do “Workshop Alentejo – Ceará Find Import/Export Evento”, realizado durante jantar de degustação de produtos e iguarias gastronômicas do Alentejo para um grupo de convidados formado por empresas de turismo, empresários e importadores, no Geppos Jardins Open Mall.

O evento teve o apoio da Câmara Brasil Portugal no Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e contou com as presenças de representantes empresariais e de turismo de Ferreira do Alentejo, entre eles o Prefeito Helder Guia; o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o vice-cônsul de Portugal no Ceará, Francisco Brandão; José Luís de Sá Nogueira, da TACV, Patrícia Macêdo, titular da Coordenaria Especial de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, além de representante do Turismo de Portugal.

A ocasião serviu também para o lançamento da excursão Fortaleza-Lisboa-Fortaleza, operado pela cearense QualityBrasil, programada para o período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2015. O programa inclui sete dias e seis noites, com aéreo através da TACV, com quatro noites em Lisboa e duas noites em Évora.

Ceará mostrará sua nova infraestrutura na 24ª BNTM, em Fortaleza
Em declarações à imprensa sobre a realização em Fortaleza da 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM), o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, afirmou que o evento servirá para o Estado mostrar as suas novas infraestruturas, como o Centro de Eventos, local de realização das rodadas de negócios, além dos seus destinos e produtos qualificados nos padrões internacionais.

A BNTM é uma feira que tem como foco a divulgação do Nordeste para o mercado internacional e acontecerá entre os dias 27 e 31 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, na capital cearense. A exposição mostrará destinos e produtos turísticos com o foco na realização de negócios, e parcerias comerciais entre compradores internacionais convidados (buyers) e fornecedores nacionais (suppliers). Será o primeiro na nova gestão da CTI-Nordeste, que tem à frente a secretária de Turismo de Alagoas, Jeanine Pires.

Pela importância do evento para o Nordeste, o Ministério do Turismo (MTur), a Embratur, a companhia aérea TAP e a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) definiram, no início deste mês, um conjunto de estratégias de promoção do evento, durante o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (BTL – Portugal).

O evento é realizado anualmente, desde 1992, sendo sempre sediado em um dos estados nordestinos. Durante a sua trajetória, a BNTM constitui-se na única bolsa de negócios turísticos realizada no Brasil voltada para fomentar a comercialização dos produtos e destinos turísticos do Nordeste brasileiro junto a agentes de viagens e operadoras internacionais que atuam nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil.

Conforme a CTI Nordeste, a cada edição da BNTM, o turismo na região tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%.

PROGRAMAÇÃO DA BNTM 2015
A PROGRMAÇÃO da 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM) foi divulgada pela Setur-CE, com a abertura oficial ocorrendo 20 horas, do dia 27/5 (Quarta-feira), com solenidade e recepção aos convidados no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

No dia seguinte, 28/5 (Quinta-feira), às 10 horas, também no CEC a instalação do evento, e entrevista coletiva à imprensa as 11 horas. Das 14h30min às 17h30min haverá Seminários e Capacitação. O dia 29/5 (Sexta-feira) será totalmente destinado a

Rodada de negócios entre compradores internacionais convidados (buyers) e fornecedores nacionais (suppliers). Para os últimos dia, 30/5 (Sábado) e 31/5 (Domingo), está confirmado um Pós tour para os buyers e jornalistas brasileiros e estrangeiros convidados do evento.

REFORÇO
O Ministério do Turismo e a Embratur participam do comitê gestor da BNTM. Em conjunto com a Setur e a CTI Nordeste, vão buscar apoios e patrocínios e trabalhar na melhor seleção dos buyers e dos profissionais da imprensa que serão convidados. A TAP confirmou a condição de "transportadora oficial" para os participantes do continente europeu.

BIOQUEROSENE
Voo do avião da Gol, partindo do Recife para Fernando de Noronha, utilizando uma mistura com bioquerosene decola no próximo dia 5 de junho. O combustível é fabricado a partir do açúcar da cana de açúcar. Os pernambucanos querem criar uma infraestrutura para fazer a mistura com o bioquerosene no Aeroporto do Recife, e depois certificar os voos que usam o produto como verdes, que vai diminuir as emissões de carbono dos aviões. Pela lei, podem ser adicionados até 10% desse produto, cujas características são iguais às do querosene fóssil usado na aviação.

CONOTEL 2015
Os hoteleiros filiados à ABIH de todo o país participaram, de segunda (16) a quarta-feira (18) do 57o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista. Ao falar na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Nacional, Enrico Fermi, defendeu a permanência no cargo do Ministro do Turismo, Vinicius Lages. Ao mesmo tempo pediu ao Ministro que intervisse em defesa da categoria sobre a luta que a entidade trava há anos com o Ecad, sobre os direitos autorais das músicas nos hotéis. É uma pendenga antiga que os hoteleiros estão recorrendo ao lobby político para tentarem resolver junto com os parlamentares.
TAGS