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Viagens corporativas representam 74,5% dos deslocamentos de turistas no país

13:35 | 25/02/2015
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As viagens corporativas representam 74,5% dos deslocamentos de turistas no país. A expectativa para este ano é que o segmento movimente R$ 43,4 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Os dados são de uma pesquisa divulgada na segunda-feira (23) durante a 10ª edição do Latin American Corporate Travel Experience (Lacte), em São Paulo. De acordo com os Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC), organizado pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, em parceria com o Senac, no ano passado, as receitas com esse tipo de viagem cresceram 9,2%, totalizando R$ 40,17 bilhões.

As viagens corporativas foram responsáveis por 752 mil empregos diretos e indiretos em 2014 e por um volume de negócios de mais de R$ 75 bilhões, considerando as receitas com aéreo, hospedagem, alimentação, agenciamento, tecnologia e locação de imóveis, segundo o IEVC. O Brasil é hoje o 9º país que mais sedia eventos internacionais, com 315 eventos realizados no ano de 2013, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês). O encontro reuniu representantes da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina.

Hotel se ajusta a nova tendência de viajantes a negócios

Para atender executivos em viagens de negócios, que é o segmento que mais cresce no turismo brasileiro, os hotéis estão se aprimorando cada vez mais. Um exemplo é o Mar Hotel, localizado em Recife (PE), no bairro de Boa Viagem, a 300 metros da praia, que inaugura em soft opening nova torre. Ao final da ampliação, o hotel, que incorpora Conventions ao nome, passará a ofertar 383 acomodações. Um diferencial da nova torre, que conta exclusivamente com apartamentos Executivos, é que o prédio foi construído e funciona seguindo políticas sustentáveis.

Dentre as práticas adotadas no funcionamento do edifício, tem um sistema de tratamento e reaproveitamento de água, iluminação de LED e ar-condicionado, que proporcionam economia de energia. Outra atitude para preservar o meio ambiente é a utilização de um gerador de energia que não emite partículas poluentes no ar. Possui, ainda, um sistema de calefação de água inovador. A central responsável pelo fornecimento de água quente funciona com aquecimento solar. Os elevadores operam com máquina de tração sem engrenagem, que dispensa o uso de óleos lubrificantes, eliminando o problema de descarte deste tipo de resíduo.

O novo prédio do Mar Hotel Conventions conta com 130 unidades habitacionais (UHs) distribuídas em 13 andares. Já o centro de convenções é composto por três salões moduláveis com capacidade variada, de acordo com o tamanho e layout do evento. Os salões se subdividem em até nove salas. Desde congressos, passando por banquetes, treinamentos, reuniões, palestras, até feiras e convenções podem ser sediadas no local. A capacidade total é de participantes em eventos é de até 1.600 pessoas. O hotel dispõe 380 vagas de estacionamento.

Pesquisa revela 95% de satisfação dos alunos do Senac-CE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) registra um índice de 95% de satisfação dos seus alunos, percentual compreendido na faixa entre bom e ótimo. A pesquisa foi realizada em 2014 com 2.831 alunos de todos os centros de educação profissional e polos do Senac Ceará.

A proposta do levantamento foi mensurar o índice de satisfação dos alunos com o Senac, identificando oportunidades de melhoria e avaliando a possibilidade de aplicação prática das sugestões formuladas pelos entrevistados. A pesquisa revelou, entre outros dados, que 67% dos entrevistados pertenciam ao sexo feminino.

Para o diretor de Educação Profissional do Senac Ceará, Rodrigo Leite, a pesquisa mostra o crescimento qualitativo dos instrutores da instituição. “Sem dúvida, já somos uma referência na educação profissional do Estado, o que consolida nossa visão de futuro”. Rodrigo Leite apresentou os resultados da pesquisa durante a abertura da Semana Pedagógica do Senac Ceará, realizada no início de fevereiro.

CARNAVAL BRASILEIRO
O carnaval movimentou toda a cadeia ligada ao Turismo e se mostrou um negócio altamente lucrativo. Apenas os viajantes brasileiros movimentaram R$ 6,6 bilhões no período, o que representa 3% do total gerado pelo setor em um ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

De acordo com um balanço da Secretaria de Aviação Civil (SAC), cerca de 627 mil pessoas circularam, por dia, nos principais aeroportos do país, número acima do registrado na Copa do Mundo, que registrou média de 508 mil passageiros. Os números consideram um balanço preliminar, feito entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A sexta-feira de Carnaval foi o dia de maior movimento, segundo a SAC.

PARQUES NACIONAIS
O país de maior potencial em turismo de natureza do mundo, de acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial, registrou, em 2014, um número recorde de turistas brasileiros e estrangeiros em seus parques nacionais. Apenas o da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, recebeu 3,1 milhões de visitantes, número que cresce ano a ano desde 2011. Da mesma forma, o Parque do Iguaçu (PR), famoso pelas Cataratas, também alcançou um número inédito: mais de 1,5 milhão de pessoas.

A visitação de parques nacionais passou de 1,9 milhão em 2006 para 6 milhões em 2013. Os números de 2014 ainda não foram fechados pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pela administração dos parques.

BTL 2015
A 27ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo foi oficialmente aberta nesta quarta-feira, 25, em Lisboa, na capital portuguesa. A maior mostra de turismo de Portugal vai acontecer na FIL, na capital portuguesa, até domingo, dia 1º de março.

Promovida pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, a BTL 2015 pretende captar mais de 68 mil visitantes durante os cinco dias, consolidando assim o crescimento de 5% alcançado em 2014.

EMBRATUR NA COLÔMBIA

De quarta-feira (25), até sexta-feira, 27 de fevereiro, a Embratur participa da 34ª edição da Anato. A feira, organizada pela Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo, ocorre anualmente em Bogotá, na Colômbia e é considerada um dos eventos internacionais de turismo mais relevantes da América Latina. Hoje existem 15 frequências diárias de voos entre Colômbia e Brasil e a expectativa é que esse número aumente graças a articulações que vêm sendo feitas entre a Embratur e empresas aéreas.
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