PUBLICIDADE
Notícias

Chefs do Senac-CE criam pratos à base de algas da região de Flecheiras para apresentar em evento internacional de gastronomia em São Paulo

13:00 | 29/10/2014
NULL
NULL
A Semana Mesa São Paulo, que congrega dois importantes eventos da gastronomia internacional e nacional: o congresso internacional ‘Mesa Tendências’, e o reality show da enogastronomia ‘Mesa ao Vivo São Paulo’, contará com a participação de do consultor de gastronomia, Ivan Prado, e do instrutor de gastronomia Pedro Emílio Fagundes. Os dois profissionais são do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) e possuem a titulação de Pro Chef I, certificação que leva o reconhecimento internacional de toda comunidade gastronômica. Os encontros gastronômicos ocorrem entre os próximos 3 e 5 de novembro, na capital paulista.

Ivan Prado participa do Mesa Tendências no dia 3, com a chef cearense Lia Quinderé. Ambos irão abordar o tema “Ouro do Mar: o ágar ágar do Brasil” que trata da utilização do ingrediente da alga glaciária da região de Flecheiras, com a presença do produtor Pedro Edvan dos Santos, presidente da Associação dos Produtores de Algas de Flecheiras e Guajirú.

Após a discussão, Ivan e Lia irão elaborar prato à base da alga glaciária e do ágar ágar (Hidrocolóide extraído de algas marinhas utilizado na indústria alimentícia. Entre as suas principais propriedades está seu alto poder gelificante).

Já Pedro Emílio ensinará a receita de picanha de cordeiro em duas cocções e brandade de feijão verde, com molho de castanha. Seu prato tem a ver com o tema central da Semana Mesa São Paulo que é “Conexão Essencial: o Produtor Familiar e a Cozinha”.

Quem ganhou e quem perdeu no turismo do Ceará com a vitória de Camilo Santana
Diferentemente de outras épocas, empresários e dirigente de entidades do turismo do Ceará assumiram este ano de forma clara os lados em que estavam nas eleições para o Governo do Estado em 2014.

Com o resultado das eleições do último dia 26, Camilo Santana (PT), o candidato do governador Cid Gomes, confirmou a tendência das pesquisas e foi eleito para comandar o Estado pelos próximos quatro anos. Para o turismo no Estado, a eleição de Camilo Santana garante a continuidade dos atuais projetos em execução, a exemplo do Acquário, e o novo centro de convenções na Praia Mansa, em Fortaleza, ainda em projeto, mas que foi duramente criticado pelo candidato Eunício Oliveira.

Do meio turístico do Estado apoiaram Camilo Santana o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia (ele já anunciou decisão de transferir sua residência para Brasília); o atual secretário do Turismo de Fortaleza, Salmito Filho, um aliado de primeira hora que, inclusive, se licenciou do cargo para se dedicar a campanha. Salmito é cotado para ser o próximo secretário do Turismo do Ceará. No meio empresarial, o apoiador mais entusiasmado de Camilo Santana foi o presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, que se posicionou desde o início pelo candidato do governador Cid Gomes.

Entre os apoiadores do candidato derrotado ao Governo do Ceará, Eunício Oliveira (PMDB), estavam o hoteleiro e presidente do Fortaleza Convention Bureau, Régis Medeiros (sondado para assumir a secretaria estadual do turismo em caso de vitória do candidato do PMDB); o empresário Alexandre Pereira, que coordenou o projeto, e o agente de viagens e ex-presidente da Abav do Ceará, Colombo Cialdini.

ABAV EXPO terá mudanças para 2015

Pouco mais de um mês após o término da 42ª edição, uma nova ABAV – Expo Internacional de Turismo começa a ser desenhada para 2015. Entre algumas das mudanças já estabelecidas pela organização estão a data, o horário e o formato da feira, que volta a ser dedicada com exclusividade ao mercado profissional.

Confirmada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e com a data agendada para o período de 24 a 26 de setembro – quinta-feira a sábado, desta vez, e não mais de quarta a sexta-feira, como em anos anteriores -, a ABAV Nacional atende a uma reivindicação dos agentes de viagens que encontram dificuldade em visitar a feira em dias úteis. Muda também o horário, que passa a ser fixado das 12h às 20h, também visando dar maior flexibilidade à visitação dos profissionais.

A abertura solene, na véspera da inauguração da feira, reincorporada à programação este ano, será mantida em 2015 e já está marcada para o dia 23 de setembro, ainda sem local definido. Mantém-se também, a exemplo de anos anteriores, a parceria com Abracorp, Abeta e Braztoa, na realização de seus respectivos eventos no âmbito da ABAV Expo.

Juazeiro do Norte ganha voo direto e diário para São Paulo pela GOL
Em comunicado enviado à imprensa, a GOL Linhas Aéreas informa que inicia, a partir de 15 de novembro, as operações do novo trecho entre Juazeiro do Norte, no Ceará, e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Esse será o primeiro direto da empresa para o destino com origem na região sudeste do País.

O trecho terá, diariamente, um voo saindo de Guarulhos às 00h30min, com chegada em Juazeiro do Norte prevista para as 2h20min, e a volta as 2h50min, com chegada em São Paulo as 6h45min.

A aeronave a ser utilizada na rota será modelo Boeing 737-700 e configuração GOL%2b, que garante maior espaço entre as poltronas. O serviço de bordo contará com um cardápio de serviço de venda a bordo com sopas, snacks e sanduíches preparados com ingredientes orgânicos, integrais e naturais, além de opções vegetarianas. As passagens já começaram a ser vendidas no site da GOL.

Aeroporto de Juazeiro do Norte com nova área de embarque
A Infraero deu início neste mês de outubro às operações, em caráter assistido, da nova sala de embarque do Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes (CE). Com a melhoria, a área de embarque de passageiros passa de 115 para 600 m². A entrega faz parte das obras de instalação de novos módulos de embarque e desembarque para o aeroporto cearense, que deverão ser concluídas ainda em 2014.

As obras, que representam um investimento de R$ 2,1 milhões, com a conclusão, ampliarão em 1.050 m² a área total do terminal de passageiros, ampliando a capacidade operacional de Juazeiro do Norte para 800 mil passageiros/ano. Além do maior espaço, serão instalados novos assentos, banheiros e áreas comerciais.

Entre janeiro e setembro de 2014, o Aeroporto de Juazeiro do Norte processou cerca de 315,3 mil passageiros, sendo que, no ano de 2013, o terminal movimentou cerca de 387,9 mil passageiros.

Greve na TAP não afetará voos de Fortaleza
Segundo a imprensa de Portugal, a greve que a TAP vai enfrentar a partir desta quinta-feira já obrigou 25 mil passageiros a alterar as reservas que tinham efetuado para 30 de outubro e 1º de novembro. De acordo ainda com os jornais, o impacto da paralisação será maior, visto que vai estender-se por mais dois dias, a 30 de novembro e 2 de dezembro. A publicação diz também que a paralisação foi convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil que exige o cumprimento do acordo de empresa. A paralisação, que terá efeito mais intenso nos voos da companhia na Europa, não afetará os voos que partem e chegam de Lisboa para Fortaleza.
TAGS