Participamos do

12,8 milhões de brasileiros deixaram de usar ônibus para viagens interestaduais

15:35 | Out. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ônibus não para de perder espaço para o avião. Segundo dados divulgados esta semana pelo Anuário do Transporte Aéreo de 2013, elaborado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em dez anos, 12,8 milhões de pessoas deixaram de usar ônibus para viagens interestaduais superiores a 75 quilômetros e que, simultaneamente, 53 milhões de pessoas passaram a usar avião nesses trajetos.

Outro dado do Anuário da Anac mostra que a aviação civil cresceu 177%, passando de 29,9 milhões passageiros transportados por ano para 83 milhões. Para fazer a comparação, a Anac usou dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Conforme mostra ainda o documento, em 2004, o transporte rodoviário era responsável por 69,2% dos passageiros transportados e a aviação, por 30,8%. Já em 2013, as empresas aéreas transportaram 60,4% dos passageiros neste mercado e as de transporte rodoviário, 39,6%. O ano de 2010 foi o primeiro em que a aviação passou o transporte terrestre.

Projeto estimula educação e revitalização na Foz do Rio Ceará

Com o objetivo de propor a construção de saberes mediada por educadores, através de temáticas ambientais, históricas e culturais, o Sesc realiza desde onte, quarta-feira (15), o projeto “Sesc Conversas Flutuantes - Das margens para os fluxos”. O lançamento acontece às 8h, em alusão ao Dia do Professor.

Na ocasião, foram disponibilizados oito barcos reunindo estudantes, professores, entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc, comunidades da região, como pescadores, quilombolas, indígenas e representantes de ONGs, previamente inscritos.

Durante o percurso, os palestrantes abordam temáticas como o Lixo; Ecologia, práticas saudáveis e lazer no litoral; História da Barra do Ceará; Ponta do mar à ponta da terra; Mangue; Alimentação; Índios Tapebas; Índios no litoral do Ceará.

A iniciativa, que é uma extensão do “Encontro Sesc Povos do Mar”, acontece através da unidade Colônia Ecológica Sesc Iparana, em parceria com os barqueiros do Rio Ceará.

Realizada às quartas-feiras, a programação tem três roteiros: Manhã Ecológica, Pôr do Sol com História e Noites Claras. A programação é destinada a comerciários, entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc, integrantes do Trabalho Social com Idosos, escolas, líderes comunitários, assistentes sociais, profissionais da saúde, gestores culturais e representantes de ONGs, formados em grupos de 20 e 30 pessoas. Para participar, os grupos interessados podem agendar a visita através do e-mail [email protected] ou entrar em contato pelo telefone (85) 3318.4918. As vagas são limitadas.

A Barra do Rio Ceará é um dos cenários mais admiráveis de Fortaleza, pela sua importância histórica e belezas naturais. A região é formada por comunidades tradicionais que apresentam grande potencial econômico e turístico.

Uso da internet na escolha dos destinos cresce 68%

A tecnologia é hoje a principal ferramenta na escolha de destinos turísticos. O uso da internet como fonte de informação cresceu 68,4% nos últimos seis anos, de acordo com o Ministério do Turismo, e se tornou o canal preferido por um terço da população brasileira. A rede está à frente da indicação de parentes e amigos, que historicamente ocupava a primeira posição, e que caiu 25,9% em igual período.

As informações sobre viagem estão, basicamente, nas redes sociais. Uma pesquisa realizada pela consultoria Sparkle detectou que o tema “viagem” é o tópico mais discutido no Facebook. Os dados mostram que 80% das pessoas afirmaram ter sido influenciadas por imagens apresentadas por amigos para realizar uma viagem e 42% acessam álbuns de fotos para conhecer mais sobre o destino.

Uma pesquisa encomendada pela Royal Caribbean International com dois mil turistas chegou a uma conclusão semelhante. Segundo o levantamento, a cada dia, uma família em viagem faz cerca de 200 atualizações em redes sociais por semana, influenciando um grande número de internautas.

Já o estudo “Viagens no Futuro 2024”, do site Skyscanner, aponta para a tendência de a internet criar a possibilidade de personalizar um quarto antes de chegar até ele, definindo a temperatura do ar condicionado, a decoração e a pressão do chuveiro.

A tecnologia vem para auxiliar também as agências de viagens. A expectativa é a de que soluções de realidade aumentada e realidade virtual, que unem fotos, vídeos, gráficos e informações manipuladas pelo computador, se transformem em ferramenta chave na hora de apresentar os destinos aos viajantes.

HOTEL OFERECE “ESQUENTA” ANTES DO RÉVEILLON 2015
Na semana do réveillon, além da tradicional festa, o Marina Park Hotel vai inovar com a realização da Pool Party Sunset, que oferece aos hóspedes, gratuitamente, uma programação com agitos na piscina a partir das 14 horas. Segundo o hotel, os eventos musicais são um atrativo a mais, uma espécie de “esquenta” para os hóspedes que comprarem o pacote do Réveillon 2015 ou estiverem no hotel neste período.

Este ano, o réveillon do Marina tem como tema Inshalah, expressão árabe que significa “se Deus quiser”. Entre as atrações anunciadas pelo hotel estão Bell Marques, Fernando & Sorocaba, Banda Acaiaca e Mr. Babão. Outro ponto alto da festa é o show pirotécnico.

“VEM DANÇAR RECIFE” TRAZ COREÓGRAFO DAS NOVELAS DA GLOBO
Nos dias 1º e 2 de novembro, o Mar Hotel, de Boa Viagem, em Recife, recebe o projeto “Vem Dançar Recife” do coreógrafo Jaime Arôxa, responsável por participações em novelas e minisséries da Rede Globo, e por cenas de dança de salão do país. Durante os dois dias, o dançarino ministra aulas no hotel de Recife (PE) dos ritmos Bolero, Samba, além de Salsa e Merengue, especialmente voltadas para casais. Para os turistas, o hotel oferece pacote especial de hospedagem com duas noites para casal com benefícios exclusivos.

SMARTPHONES LIBERADOS DURANTE VOOS
As companhias aéreas do Grupo Latam (Tam e Lan) anunciaram a liberação do uso de tablets e smartphones ligados no “modo avião” durante todo o voo, inclusive nos procedimentos de decolagem e aterrissagem. Com a medida, Lan e Tam se tornam as primeiras companhias aéreas sul-americana a permitir o uso dos dispositivos móveis durante os voos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente