PUBLICIDADE
Notícias

Abav Expo Internacional de Turismo terá abertura antecipada

09:34 | 14/08/2014
NULL
NULL

Mostrar o prestígio e o peso do setor empresarial das agências de viagens e turismo como gerador de negócios no Brasil. É assim que a ABAV Nacional prepara a realização da Abav Expo Internacional de Turismo 2014, que este ano terá abertura antecipada para a noite do dia 23 de setembro, no Teatro Renault, em São Paulo.

O Teatro Renault está instalado em um edifício de 5.532 metros quadrados e possui capacidade para mais 1.500 espectadores. Seu foyer e a fachada em art nouveau, tombados pelo patrimônio histórico, remetem à época mais elegantes de seu endereço na capital paulista.

A cerimônia de abertura reunirá políticos, autoridades do turismo e diversos outros convidados, um dia antes do início da feira. A informação foi antecipada à imprensa de São Paulo pelo vice-presidente de Relações Internacionais da Abav Nacional, Leonel Rossi. No ano passado, a abertura da feira da Abav ocorreu no próprio Anhembi. A 42ª ABAV será realizada de 24 a 28 de setembro, no Anhembi, e será aberta ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo).

TACV pode ser privatizada
Um consórcio formado pela companhia aérea angolana TAAG – Linhas Aéreas de Angola e Emirates, baseada em Dubai, está interessado em assumir a gestão da TACV- Transportes Aéreos de Cabo Verde, que se encontra em processo de privatização. A aérea africana tem um voo semanal, da capital do Ceará, para Lisboa, com escala em Praia.

A notícia foi divulgada pela Televisão de Cabo Verde (RTC) e ganhou repercussão em sites especializados em aviação de Portugal. De acordo ainda com a informação, o consórcio constituído por angolanos e árabes visa transformar a TACV numa companhia global, que possa responder com maior dimensão e prontidão no mercado da África Ocidental, onde existem grandes perspectivas de negócio.

Os jornais cabo-verdianos noticiam que a TACV está endividada, com cancelamentos de voos e só possui dois aviões. Por causa disso, tem recorrido frequentemente a fretamentos de aparelhos de outras companhias.

Segundo a RTC (rede de TV de Portugal) uma comissão constituída pelo Governo da República de Cabo Verde deverá pronunciar-se em breve quanto à privatização da TACV, e sobre as empresas ou grupos internacionais que manifestaram interesse na aquisição ou gestão da companhia aérea de bandeira do país insular africano.

Recursos do FGTS no turismo
Câmara dos Deputados analisa projeto que permite a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na infraestrutura turística de estados e municípios (PL 6876/13). Atualmente, a Lei 8.036/90 prevê aplicação dos recursos apenas em habitação, saneamento e infraestrutura urbana.

O autor da proposta, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), defendeu o investimento em infraestruturas, públicas e privadas, em treinamento e no aperfeiçoamento da oferta de serviço, para acomodar e divertir o turista, bem como em publicidade e divulgação.

Edital para captar eventos internacionais
A Embratur lançou no dia 16 de julho o edital para o programa Apoio à Captação ou Promoção de Eventos Internacionais. Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos podem participar com projetos de ações específicas para tornar o país sede de encontros que atraiam o turista de negócios. O cadastramento e envio de propostas começou no dia 31 de julho e segue até o dia 29 de agosto.

Passagem aérea Lisboa-Porto mais barata que de trem
Para quem pretende viajar para Lisboa nos próximos meses a turismo, tem uma boa dica. A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair lançou um pacote promocional que promete competir com o transporte ferroviário.

A empresa acaba de anunciar preços de viagens de Lisboa para o Porto por 14,99 euros, valor que chega a ser metade do cobrado por uma viagem de alfa pendular (o trem veloz português) para aquele destino. O interessado pode comprar os bilhetes no site da Ryanair nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, com as viagens sendo realizadas em setembro, outubro e novembro.

Mercado russo e o Ceará

A crise política entre a Rússia, os EUA e a União Europeia pode beneficiar outros setores da economia, inclusive o fluxo turístico entre os dois países. O estado do Nordeste que pode tirar mais proveito dessa aproximação é o Ceará. É que, além de ter sido uma das sedes do Mundial da Fifa, Fortaleza foi a capital brasileira escolhida para a reunião de Cúpula dos BRICS, com a presença do presidente Russo, Vladimi Putin, e de cerca de mil profissionais de imprensa de todo o mundo. O primeiro passo, e mais importante para iniciar o intercâmbio turístico, é a captação de um voo direto procedente de Moscou. Atualmente, o turista russo que queira visitar a capital do Ceará terá que enfrentar cansativas conexões através dos voos da TAP.

TAGS