PUBLICIDADE
Notícias

Mesa ao Vivo deste ano valoriza mais a culinária local

16:05 | 30/07/2014
NULL
NULL
Um Mundo em nosso Quintal. Este é o tema da quinta edição do Mesa ao Vivo Ceará 2014, “reality show” da enogastronomia, que ocorre em Fortaleza, nos dias 5 e 6 de agosto, das 13 horas às 22 horas, no Senac Centro. O evento é promovido pelo Senac e pela revista Prazeres da Mesa. Reunirá nomes de peso da cozinha cearense e nacional, para cerca de 50 atividades entre oficinas, palestras, debates sobre a gastronomia local, sessões de degustação, exposição de restaurantes e visitas técnicas. Está sendo esperado um público de cerca de 2.000 pessoas por dia.

O evento é realizado no Senac Centro, onde ocorrem atividades entre os chefs convidados e por alunos dos cursos de Gastronomia do Senac Ceará. Realizado todo ano em São Paulo, o Mesa ao Vivo foi criado em 2004, sendo promovido pela revista Prazeres da Mesa, em parceria com o Senac São Paulo. O evento de Fortaleza aconteceu pelas primeira vez em 2010.

Para este ano, as novidades são aulas extras para os participantes, visitas técnicas direcionadas aos chefs convidados, o Atelier Senac Gastronomia e a realização de uma mesa redonda para chefs e alunos convidados.

AULAS EXTRAS
As aulas extras ocorrem no Mercado do Peixe, com o chef cearense Lúcio Figueiredo, e no Moinho M. Dias Branco, com a chef Bárbara Porró. No Mercado do Peixe, os participantes terão aulas sobre a variedade do produto vendido no local, a diferença do animal fresco e passado, dentre outros assuntos pertinentes ao tema. De lá, seguem para o restaurante Vojnilô Praia, onde irão conhecer as técnicas dos pratos à base de peixe. Já na aula extra no Moinho, os participantes visitam a fábrica de farinha de trigo e de margarina. Após a visitação, assistem a uma aula na cozinha experimental da própria empresa, com a chef Bárbara Porró.

TOUR GASTRONÔMICO
O Mesa ao Vivo Ceará 2014 será também um momento de integração e conhecimento para os próprios chefs convidados para o evento. Eles farão um tour gastronômico: duas visitas técnicas que ocorrem na praia de Flecheiras e no Mercado São Sebastião. Os dois momentos serão direcionados por Ivan Prado. A primeira visita irá ocorrer na Associação de Produtores de Algas de Flecheiras e Guajiru durante todo o domingo, dia 3 de agosto. No local, os chefs irão conhecer o trabalho da entidade, a produção de algas glaciárias e saborear pratos com peixes e que levam o vegetal marinho como ingrediente.

TEMPEROS DA CULINÁRIA LOCAL
A segunda visita técnica será realizada no Mercado São Sebastião, em Fortaleza, na manhã do dia 4 de agosto. Na ação externa, os chefs conhecerão de perto temperos, ingredientes e pratos da culinária regional, como forma de aproximá-los ainda mais do tema do evento deste ano, que busca resgatar e valorizar o que de fato é utilizado na nossa cozinha. Após o tour no Mercado, o grupo segue para o Senac Centro para saborear pratos elaborados com os itens apresentados a eles durante a visita.

TÉCNICA CULINÁRIA
Além das visitas técnicas os chefs terão um momento com o público formado por grupo de alunos convidados de faculdades de gastronomia da Capital: UFC, Fanor e Fateci, durante mesa redonda, no dia 4 de agosto. Além de debater sobre a valorização dos produtos regionais, o consultor Ivan Prado irá falar sobre o projeto Saberes e Sabores no Ceará. Entre os objetivos desta iniciativa, estão a capacitação de profissionais da área, o reforço da identidade gastronômica através do aperfeiçoamento da técnica culinária, e a apresentação da gastronomia como impulso ao desenvolvimento do turismo na região.

CHEFS CONVIDADOS
Entre os nomes já confirmados estão Roberta Sudbrack (Rio de Janeiro), primeira chef de cozinha na história do Palácio da Alvorada. Talentosa, Roberta comanda a casa que leva seu nome e que está entre as melhores do mundo. Além de Sudbrack, está confirmada também a presença de Carlos Bertolazzi (Zena Caffé, em São Paulo). Ele é, atualmente, chef e sócio do Zena Caffè, nos Jardins e Itaim e mais recentemente do Per Paolo, com quatro unidades na capital paulista. É também um dos apresentadores do programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples (FOX). Outros chefs de peso também farão parte da programação.

IDENTIDADE GASTRONÔMICA
O Mesa ao Vivo Ceará busca a capacitação de profissionais da área, a identidade gastronômica cearense através do aperfeiçoamento da técnica culinária e a apresentação da gastronomia como produto turístico para o Estado.

TAGS