Cometa que visita Sistema Solar a cada 80 mil anos passa pela Terra

O corpo celeste fará 1ª passagem documentada pelo planeta nos próximos dias de outubro e só retornará cerca de 800 séculos depois; veja vídeo do cometa

Um cometa descoberto em janeiro de 2023 terá o seu acercamento mais próximo da Terra a partir deste domingo, 13. O corpo celeste, chamado de C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, pode ter sido visto pela última vez na Era Neandertal, por volta de 80 mil anos.

Originário da “Nuvem de Oort”, o cometa foi identificado por examinadores no Observatório Tsuchinshan da China e por um telescópio Atlas (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System ) na África do Sul. Oficialmente, foi nomeado em homenagem a ambos os observatórios.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O objeto fez o seu trânsito mais próximo do Sol (periélio) em 27 de setembro. A suposição é de que poderia se fragmentar durante a passagem, mas agora deve chegar a aproximadamente 70 milhões de km da Terra em 13 de outubro.

“Ele voltará a ficar muito próximo do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro. Em seguida, ele se afastará novamente e, a partir de então, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol”, explica em comunicado o astrônomo do Observatório Nacional, Filipe Monteiro.

Monteiro destaca que a maior dificuldade “será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de até 30 graus”. “Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa”, completa.

Colisão de sonda da Nasa com asteroide pode criar chuva de meteoros com duração de 100 anos; CONFIRA

Vídeo: astronauta da Nasa captura movimentação do cometa 

O astronauta da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), Matthew Dominick, capturou uma visão do cometa Tsuchinshan-ATLAS na Estação Espacial Internacional. A gravação dura apenas alguns segundos.

“Este cometa vai render algumas imagens muito legais conforme se aproxima do Sol. Por enquanto, uma prévia em lapso de tempo”, revelou Dominick em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

Confira a gravação feita pelo astronauta a seguir.

Robô da Nasa esmaga rocha e faz "descoberta inédita" em Marte | VEJA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar